Depois de Petzi Constrói um Barco, Petzi e a Baleia e Petzi e a Mãe Peixe, a editora Ponto de Fuga publica mais três livros do ursinho Petzi: Petzi Descobre um Tesouro, Petzi no País do Sono e Petzi nas Pirâmides. Tal como os volumes anteriores, as novas aventuras foram traduzidas directamente a partir dos originais dinamarqueses por Susana Janic.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Criadas pelo casal Vilhelm (1900-1992) e Carla Hansen (1906-2001) – ele autor das ilustrações, ela dos textos –, as histórias do Petzi são temperadas com um humor suave mas certeiro e divertem ao mesmo tempo que promovem valores como a amizade, a bondade, a entreajuda, o trabalho e o espírito de aventura. Vestido de jardineiras vermelhas às bolas brancas e característico gorro azul, o ursinho Petzi marcou muitas infâncias em todo o mundo, sempre acompanhado por uma trupe de amigos inseparáveis: Pingo, o leal pinguim; Riki, o pelicano de cujo grande bico saíam a voz da razão e os objectos mais inacreditáveis; Almirante, a foca indolente e conhecedora de todos os segredos dos mares e dos marinheiros. Os saudosos livrinhos azuis de 32 páginas, que fizeram as delícias de milhares de crianças portuguesas nos anos 80, estão de volta para conquistar uma nova geração de leitores e despertar muitas recordações nos mais graúdos.

4 – PETZI DESCOBRE UM TESOURO
Petzie os amigos encontram no mar uma garrafa com uma carta lá dentro. Quem a escreveu foi um leão chamado Leo, que diz ter uma mensagem importante. Quando conhecem o autor da carta, os nossos heróis descobrem que a tal mensagem é, na verdade, um mapa com instruções para chegar a um tesouro. Claro que eles não vão descansar enquanto não o descobrirem.

5 – PETZI NO PAÍS DO SONO
A seguir à caça ao tesouro, os nossos amigos metem-se por um rio tão cheio de curvas que o Mary acaba por encalhar. Decidem então ir à procura de ajuda e apercebem-se de que chegaram a um estranho país, onde o desporto nacional é… o sono. O Almirante adapta-se logo e trata de fazer uma soneca, enquanto os outros procuram reforços para desencalhar o Mary e prosseguir a viagem.

6 – PETZI NAS PIRÂMIDES
É bom matar saudades dos amigos, de casa e das panquecas da Mãe, mas Petzi e os companheiros depressa voltam a partir. Sempre dispostos a ajudar quem precisa, os nossos marinheiros desembarcam na margem de um rio exótico para reunir dois amigos que se desencontraram, numa aventura que os leva a visitar uma casa grande e esquisita, em forma de pirâmide, no meio de um gigantesco areal.