Uma das coleções que está a ser distribuída com o jornal Público intitula-se Os Piores Inimigos de Ric Hochet. A série Ric Hochet, da autoria de A.P. Duchâteau e Tibet, teve direito a 78 álbuns (além de vários hors-série) publicados entre 1968 e 2010, tendo cerca de 40 bandas desenhadas sido publicadas em Portugal em formato álbum ou seriado em revistas. A Asa selecionou 11 BD de Ric Hochet, constituídas por 7 inéditos e 4 republicações.

O primeiro volume da coleção pertence à nova série, intitulada Les Nouvelles enquêtes de Ric Hochet, tendo o primeiro volume argumento de Zidrou e desenhos de Simon Vam Liemt. Lançado em maio deste ano, foi publicado em Portugal 5 dias após o lançamento francês.

Eis a sinopses dos diferentes álbuns:

1. Descansa em Paz, Ric Hochet!
Lançamento: 3 Junho
Uma noite, ao regressar a casa, Ric Hochet é surpreendido por um homem emboscado que o abate sem a menor hesitação. O atirador é nada mais nada menos que o Camaleão, que passou os dois anos que decorreram desde a sua fuga da prisão a metamorfosear-se em Ric Hochet, com recurso a todos os meios possíveis e imaginários: cirurgia plástica, treino físico intensivo, terapia comportamental… No dia seguinte, é portanto um Ric Hochet muito diferente que cumprimenta Bourdon, Nadine e os outros… incluindo os criminosos!

2. Ric Hochet contra “O Serpente”
Lançamento: 10 Junho
Na Europa, uma meticulosa operação de extorsão de capitais ganha progressivamente terreno, à medida que um misterioso gangue faz chantagem com diversos grupos petrolíferos. A técnica é sempre a mesma: o Presidente da empresa é contactado por telefone e “convidado” a pagar uma soma avultada, em acções da empresa, nas 48 horas seguintes. Se não o fizer, será vítima de um atentado! Ric Hochet é secretamente contactado por uma das empresas visadas e, sem saber ao que vai, desloca-se a Amesterdão…

3. Ric Hochet contra o Carrasco
Lançamento: 17 Junho
Depois de ter colaborado com a polícia de um país totalitário na prisão de um bandido internacional, Ric prepara-se para regressar a casa e passar a fronteira quando dá boleia a um fugitivo. Decidido a ajudá-lo, o repórter vai ter de enfrentar uma organização que planeou esta fuga até ao mais ínfimo pormenor. Escapando à justa de um atentado, Ric acaba por descobrir que caiu numa armadilha orquestrada por um antigo criminoso de guerra conhecido como “O Carrasco”. Qual será o verdadeiro objectivo de toda esta maquinação?

4. A Pista Vermelha
Lançamento: 24 Junho
Ric Hochet está em Chamonix, onde, segundo um informador, um cirurgião plástico teria descoberto um meio de tornar os seus clientes irreconhecíveis, o que garantiria a imunidade a todos os grandes criminosos cadastrados. A descoberta de esqueletos nas neves do Monte Branco e a chegada clandestina de vários bandidos procurados confirmam estas suspeitas. Apesar de ter sido dado como desaparecido, apenas o infame Dr. Vogler, ex-médico nazi, poderia estar por trás de tais operações…

5. Chegou a tua Hora, Ric Hochet!
Lançamento: 1 Julho
Ao tentar socorrer um vagabundo impiedosamente perseguido por um bando de assassinos, Ric Hochet acaba por se ver, tal como ele, encurralado numa vasta propriedade onde, julgando-se em segurança, os fugitivos servem de alvos vivos a temíveis caçadores às ordens de um imitador do Conde Zaroff. Rapidamente se torna claro que este último não é mais do que o maléfico “Carrasco”! Porém, parece felizmente existir um “traidor” entre o grupo de atiradores destas horrendas caças ao homem. Mas quem será este aliado?

6. O Triângulo Átila
Lançamento: 8 Julho
Que diabo será o “Triângulo Átila”?! Trata-se de três espiões cúmplices, entre os quais o irredutível “Carrasco”, de novo em forma… O seu objectivo: apoderarem-se do computador do Professor Hermelin, que contém os esquemas de várias invenções ultra-secretas. Embora renitente quanto aos métodos utilizados pelos Serviços Especiais, Ric Hochet vai colaborar com eles para neutralizar este perigoso trio. Para tal, o repórter-detective do La Rafale vai trocar o seu Porsche por um 2 Cavalos… Mais lento, mas também mais discreto!

7. O Contrato do Século
Lançamento: 15 Julho
Conhecido como “o manda-chuva da imprensa sensacionalista”, Barnex, um aventureiro da comunicação social, lança uma OPA sobre o La Rafale com o objectivo de aplicar a este jornal francês os duvidosos métodos de investigação dos tablóides anglo-saxónicos. Ric Hochet e o seu Chefe de Redacção, Bob Drumont, opõem-se a esta operação. É então que um assassino tenta eliminar o repórter-detective e, não o conseguindo, se apodera de uma jovem e a leva como refém para o terraço panorâmico do edifício do jornal…

8. Pânico na Net
Lançamento: 22 Julho
Barnex, o magnata da imprensa sensacionalista que tinha protagonizado a tentativa de OPA sobre o La Rafale, é afinal manipulado por um velho inimigo de Ric Hochet, o maquiavélico “Carrasco”. Este, tendo falhado os seus intentos, põe em prática um novo plano diabólico: DEUS, um temível hacker a seu soldo, vai agora encarregar-se de eliminar o repórter-detective, lançando na Internet um monstruoso vírus. Ric desconfia que DEUS é alguém que lhe está próximo. Mas quem se esconderá sob este nome de código e quais as suas motivações?

9. O Número Maldito
Lançamento: 29 Julho
Ric Hochet é o herói de uma BD pirata assinada por um tal “666”. Ora, o misterioso autor-desenhador faz saber que vão ser cometidos vários crimes às 7h06, ou seja, às 6h66… Inicialmente, Ric pensa que esta mensagem codificada é obra de um meliante que fugiu da prisão e que quer desafiá-lo. Mas o caso muda de figura quando o “666” reivindica a autoria das mortes do dito meliante, de um deputado e de um banqueiro. A investigação parece não avançar, até o próprio Ric se tornar numa potencial vítima deste assassino sem nome…

10. O Coleccionador de Crimes
Lançamento: 5 Agosto
Suspeitos não faltam no tenebroso caso do “Número Maldito” e o medo de ser a próxima vítima faz tremer todos os magnatas da indústria, da política e da alta finança. Ridicularizado pelo assassino, Ric Hochet conclui que “666” é o código de uma associação criminosa análoga à descrita no romance de Jack London, The Assassination Bureau, Ltd. E isso mesmo lhe é confirmado pelo “Carrasco” que, nada satisfeito com este insolente concorrente, se propõe ajudar o jornalista-detective!

11. Homicídio no Teatro
Lançamento: 12 Agosto
Os talentos de Ric Hochet são decididamente múltiplos e quase ilimitados! Figura habitual das pranchas de banda desenhada, Ric resolve desta feita fazer uma incursão pelo teatro para interpretar a sua própria pessoa – numa peça policial, claro está! Mas o seu arqui-inimigo “Carrasco” arranja maneira de fazer ligeiras alterações no argumento e no elenco, e é assim que Angel, um perigoso assassino psicopata, acaba por conseguir entrar em palco e contracenar com o repórter-detective…

12. O Puzzle Mortal
Lançamento: 19 Agosto
Ric Hochet está desesperado! A sua mãe, que ele sempre acreditou ter morrido, estaria afinal viva e seria refém do maquiavélico “Carrasco”! Sem saber para que lado se virar, Ric depara-se com a aparente indiferença do pai e com a pouca (ou nenhuma) colaboração do Comissário Bourdon. E o problema torna-se ainda mais difícil de resolver com a implicação no caso dos irmãos Basberg, mercenários da pior espécie, cadastrados por crimes de guerra. Uma coisa é certa: os assuntos da família Hochet não são pêra doce!

Colecção de 12 volumes.
PVP unitário 5,40€.
Preço total da colecção 64,80€.
Periodicidade semanal entre 3 de junho e 19 de agosto de 2015.