Após o primeiro tomo, encerra-se esta quinta-feira com o segundo volume a publicação de Era de Ultron em Portugal. Da leitura do primeiro tomo faz-se a ressalva de que a legendagem e grafismo merecem um maior cuidado nalguns pormenores, onde num único objeto de uma vinheta se mantêm porções em língua inglesa e outras em língua portuguesa (p.e., a segunda vinheta da página 127). É uma situação que se repete (cf. p.e., 15.ª página do capítulo 3 de Tony Chu volume dois) , sendo os profissionais responsáveis por tais funções em ambas as edições veteranos no meio e com um trabalho consistente e competente.

O segundo volume contém as bandas desenhadas originalmente publicadas em Age of Ultron #5-10.

Para os leitores que apreciaram a leitura da minissérie Era de Ultron e gostavam de explorar um pouco mais esta Era, providenciamos uma listagem de tie-ins e afins:
Ligações com títulos mensais:
– Fantastic Four #5AU: foi distribuída em Portugal na revista brasileira Universo Marvel (Nova Marvel) #6
The Superior Spider-Man #6AU: foi distribuída em Portugal na revista brasileira Homem-Aranha Superior #3
Avengers Assemble #14AU-15AU: serão distribuídas em Portugal nas revistas brasileiras Avante, Vingadores (Nova Marvel) #7-8
Wolverine and the X-Men #27AU: foi distribuída em Portugal na revista brasileira Wolverine (Nova Marvel) #6
Ultron #1AU: não foi distribuída em Portugal (publicada no Brasil em A Era de Ultron #3)
Uncanny Avengers #8AU: será distribuída em Portugal na revista brasileira Avante, Vingadores (Nova Marvel) #7
Fearless Defenders #4AU: não foi distribuída em Portugal (publicada no Brasil em Defensores sem Medo #2)
Epílogo:
– Age of Ultron #10A.I.: não foi distribuída em Portugal (publicada no Brasil em A Era de Ultron #6)
Consequências:
– Hunger #1-4: não foram distribuídas em Portugal (publicadas no Brasil em Ultimate Marvel: O Devorador de Mundos)
– The Indestructible Hulk #11-15: foram distribuídas em Portugal nas revistas brasileiras Universo Marvel (Nova Marvel) #8-12
E se?:
What If – Age of Ultron #1-5: não foram publicadas no Brasil.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Na sequência do terrível ataque de Ultron, que comandou a destruição do planeta a partir de um futuro distante, os Vingadores têm de viajar no tempo para tentar salvar o seu mundo. Mais do que conseguir vencer o seu inimigo, os Heróis Mais Poderosos do Mundo terão de conseguir viver com as consequências das suas acções no passado, quando as linhas temporais colidirem entre elas até sobreviver apenas um Universo Marvel! Depois dos dramáticos eventos do primeiro volume, resta uma esperança aos heróis: a Viúva Negra e o Cavaleiro da Lua descobriram numa base antiga de Nick Fury, em São Francisco, um plano de contingência para situações desesperadas. Juntamente com o Hulk Vermelho, acabam de juntar-se aos nossos heróis na Terra Selvagem e utilizando a tecnologia recolhida por Fury, Wolverine e Susan Storm voltam atrás no tempo, para impedirem Hank Pym de criar Ultron. Todo e qualquer leitor ou fã de ficção-científica sabe que qualquer alteração do passado tem consequências imprevisíveis no futuro e assim, a eliminação de Hank Pym terá um efeito muito diferente do pretendido pelos nossos heróis, acabando por afectar de forma drástica a própria estrutura dos diferentes universos! Era de Ultron é a última grande saga da Marvel arquitectada por Brian Michael Bendis, que conclui aqui um percurso de sagas épicas centradas nos Vingadores, iniciado com Secret War e Guerra Civil, e prosseguido em sagas como Invasão Secreta, Cerco e Vingadores vs X-Men. Neste segundo volume, Bendis conta com uma nova equipa gráfica: se no primeiro volume, Bryan Hitch e Paul Neary asseguraram a arte, neste segundo volume, esta dupla apenas é responsável pelo primeiro capítulo, cedendo as funções de desenhador central a dois autores: Brandon Peterson, um talento reconhecido pelo seu trabalho nas séries Codename: Strykeforce, para a Top Cow, e Uncanny XMen, que desenha as sequências passadas no presente, enquanto o espanhol Carlos Pacheco, cuja experiência em histórias que envolvam viagens no tempo ficou bem patente em Vingadores para Sempre!, a história de Kurt Busiek publicada na colecção Universo Marvel, se encarrega das cenas no passado. Já o capítulo final da saga é assinado por uma mão cheia de ilustradores que, além de Hitch, Peterson e Pacheco, incluem Alex Maleev, Butch Guice, David Marquez, e mesmo o editorchefe da Marvel, Joe Quesada, cujo incrível talento como desenhador os leitores vão poder conhecer um pouco melhor num próximo volume desta colecção, e que aqui empresta o seu traço poderoso à estreia no Universo Marvel de Angela, a sensual caçadora de demónios criada por Neil Gaiman e Todd McFarlane na série Spawn.

152 páginas a cores
formato comic
capa dura
PVP: €8,90