Coleção Grandes Aventuras Disney Comix

Com a campanha estival 2×1 (2 revistas pelo preço de uma) ainda a decorrer, a revista Disney Comix editada pela Goody tem uma surpresa que será certamente do agrado dos leitores e/ou colecionadores de banda desenhada. A partir deste número e durante um total de 5 números, a Disney Comix constituirá uma coleção denominada Grandes Aventuras, com um design dedicado e a oferta de uma caixa arquivadora especial. Em cada número, existirão pelo menos 2 bandas desenhadas relacionadas com o tema.

Antes de atingir as 50 edições após a reformulação do seu plano editorial, que tem valido críticas positivas dos leitores, este é um modo de celebrar com os mesmos a qualidade das páginas publicadas na revista e, eventualmente, ser uma porta de entrada para novos leitores.

Neste primeiro número da Coleção Grandes Aventuras, após um índice com grafismo reformulado, inicia-se uma das bandas desenhadas mais esperadas. A adaptação d’ A Ilha do Tesouro (2015), o clássico de Robert Louis Stevenson, pelos criadores da louvada subsérie Pateta Repórter. Teresa Radice e Stefano Turconi apresentam-nos, neste primeiro episódio, os principais personagens desta grande aventura, baseados na obra de Stevenson e no universo do Mickey. Como curiosidade, refira-se que a presença de Sir Lock Holmes a interpretar o Capitão Lockett do navio “Brasileira”, marca a primeira aparição do personagem em revistas da Goody.

Grandes aventuras são também as que vive Fantomius, o ladrão cavalheiro e alter ego de Lord Quackett, cujos diários viriam décadas mais tarde a ser a génese da criação do Superpato. Apesar de residir na famosa Villa Rosa, as histórias de Fantomius têm mostrado os anos 20 do século XX em várias cidades espalhadas pelo mundo. Desta feita, a subsérie de Marco Gervasio tem como destino Veneza e O Tesouro do Doge (2014). Como bónus, os leitores podem ainda ter acesso a uma analepse da infância de John Quackett em 1895, passada na Quackett Manor, na qual se presta uma homenagem à história de Romano Scarpa La leggenda di Paperin Hood. O final desta história poderá ser um choque, tendo deixado os leitores italianos angustiados durante um período superior a 7 meses, enquanto aguardavam por novos desenvolvimentos. Atendendo à periodicidade mensal com que a subsérie é publicada em Portugal, os leitores portugueses não terão de esperar tanto tempo, mas certamente que desejarão que as próximas aventuras sejam rapidamente publicadas.

Estamos na segunda quinzena de agosto e a Goody começa a lembrar os seus leitores que falta um mês para o início do ano letivo. Mas fá-lo de uma forma divertida, na companhia dos Ultra-Heróis, com 2 ilustrações desenhadas pela Silvia Ziche. O tema prolonga-se na banda desenhada Revisão antes dos exames (2008), com argumento de Tito Faraci e novamente desenhos de Stefano Turconi, na qual a divertida equipa, com a ajuda do Bafo-de-Onça, satiriza as BD do subgénero de super-heróis, com direito a salas de treino e generosos filantropos. Muito interessante é a oportunidade dos leitores reverem o Cartola Mascarado, cuja origem foi apresentada recentemente na Disney Big #9.

O humor prossegue com a divertida personagem Bombom Sorriso, criada por Corrado Mastantuono. Sendo desta vez os desenhos realizados por outro autor que se movimenta bem no género humorístico, Enrico Faccini, Ladrão por Acaso (2002) apresenta-nos o primeiro encontro de Bombom com os Irmãos Metralha, conseguindo ainda atrapalhar a vida do Prof. Pardal e do Tio Patinhas.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Chega às bancas uma edição muito particular… É a edição que dá início à primeira coleção especial da Comix! Esta primeira coleção de cinco edições, que se prolonga do número 142 até ao 146, vai ser dedicada parcialmente ao tema Grandes Aventuras, trazendo consigo uma caixa onde vais poder colocar os cinco números que, com as suas lombadas exclusivas, formarão um desenho!!! Neste primeiro volume conta com a primeira parte (de três) da espetacular história de piratas A ilha do tesouro, onde o marujo Mickey vai pôr à prova os seus conhecimentos náuticos em alto mar, enquanto faz novos amigos e… Inimigos! Absolutamente imperdível! Assim como não podes perder a história que marca o regresso de Fantomius, o ladrão cavalheiro, que desta feita deita o olho a O tesouro do Doge! Será que consegue, uma vez mais, roubar aos ricos para dar aos pobres? Tens que ler para saber!!! Estas e muitas outras histórias numa edição histórica da Comix!