Após o ano passado Milo Manara ter sido publicado em Portugal graças ao seu trabalho para a Marvel e após a mediatização sobre uma peculiar polémica referente a uma capa desenhada para aquela editora norte-americana, Milo Manara é novamente publicado em Portugal num registo mais próximo daquele que o popularizou no nosso país. Trata-se da primeira parte de dois volumes programados pelo autor, dedicados ao pintor Caravaggio, sendo o primeiro denominado O Pincel e a Espada.

A nova editora portuguesa denomina-se Arte de Autor, apostando neste seu primeiro lançamento numa coedição com França, estando assim garantidas a mesma qualidade e fiabilidade de cores, de extrema importância nesta obra, dado o jogo de luz e sombra.

Para além de livros de banda desenhada, esta chancela independente também se dedicará a produtos derivados da banda desenhada, comercializando merchandise exclusivo, que estará disponível nos principais eventos nacionais de banda desenhada. A Arte de Autor já garantiu a sua presença no Amadora BD 2015 e na Comic Con Portugal 2015.

Quanto ao restante plano editorial, é pretendido manter a edição regular de autores de referência. No que toca ao segundo volume de Caravaggio, pretende-se que o lançamento ocorra em simultâneo com o resto da Europa.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse do livro:
Outono de 1592. O jovem Michelangelo Merisi da Caravaggio, que ficará conhecido como Caravaggio, chega a Roma com a intenção de se converter no
maior pintor de Itália. Inspirando-se nas sombras e nas cores de uma cidade  que se debate entre a grandeza e a decadência – bem como nas
personagens que nela habitam – tornar-se-á rapidamente admirado pelo seu talento ao mesmo tempo que alguns lhe criticam a liberdade artística,
nomeadamente no que refere aos modelos a que recorre (frequentemente mendigos e prostitutas) para pintar temas religiosos.

Milo Manara: nasceu em Itália em 1945. Assina a solo o argumento e o desenho de obras como a série Clic ou O Perfume do Invisível, já publicadas no nosso país. É autor, em parceria com Hugo Pratt, das obras Verão Índio e El Gaucho, assinando ainda o desenho da série Bórgia (que conta com argumento de Jodorowski). Caravaggio é  a sua mais recente criação, desta feita consagrada à figura do genial pintor e à Itália do Renascimento. À altura dos seus melhores trabalhos, em Caravaggio, uma obra pensada para dois volumes, Milo Manara volta a  demonstrar-nos porque é que continua a ser um dos Mestres da BD histórica e um dos grandes nomes da 9.ª arte.

Apresentação: livro cartonado
Número de Páginas: 64, a cores
Preço capa: 18,80€
ISBN: 978-989-20-5894-8
Data de edição: Outubro de 2015
Editor: Arte de Autor
O livro está em pré-venda a 8 de outubro no facebook, com entrega a 14 de Outubro.

pintor

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora.