A maior revista portuguesa de banda desenhada atinge o 10.º número, ultrapassando deste modo a marca das 5000 páginas de BD publicadas numa revista de periodicidade trimestral. O romance de Sir Arthur Conan Doyle O Mundo Perdido é livremente adaptado por François Cortegianni e Giorgio Cavazzano para uma aventura do Donald, Tio Patinhas, Peninha e Prof. Ludovico, à qual não falta um cameo das personagens principais do filme de animação de 1986 da Disney Rato Basílio – O Grande Mestre dos Detectives (inspirado nas aventuras do personagem mais famoso de Doyle, Sherlock Holmes). Também são de Cavazzano os desenhos de uma história clássica de Rodolfo Cimino do Donald e Tio Patinhas presente no subtema “Um Mundo Jurássico”.

Os fãs da subsérie Investigações A.P. – Assuntos Paranormais de Nino Russo, ficarão certamente contentes ao saber que neste volume constam as derradeiras missões de Mickey e Minnie atribuídas por Leo Muffer. As grandes histórias de Regina e Donald também chegam ao seu final, com texto de Rudolfo Cimino e desenhos de Cavazzano e Antoni Bancells Pujadas.

Os leitores mais atentos, certamente se lembrarão da Dona Cotinha ter referido na BD 3000 Metros Acima do Céu de Patópolis, publicada na Disney Comix #117, uma certa ilha deserta e uma certa Manhanatran. Se a história passada nesta última já tinha sido publicada, a Disney BiG #10 revela agora o que aconteceu na ilha deserta, na BD Patas à Deriva de Marco Bosco e Silvia Ziche.

Para os apreciadores dos clássicos do Tio Patinhas das décadas de 60 e 70 do século passado, a revista conta ainda com uma seleção de histórias de nomes incontornáveis da BD Disney: Romano Scarpa, Rodolfo Cimino, Luciano Bottaro, Massimo De Vita, Giorgio Pezzin e Abramo e Giampaolo Barosso.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Chegou a décima edição da maior BD Disney… A BIG, pois claro! E esta pode mesmo considerar-se uma edição colossal, visto que recupera os maiores animais a terem caminhado no planeta Terra: os dinossauros! É um tema inteiramente dedicado ao assunto, num ano em que parecem ter voltado a estar na moda! Pois bem, nós ressuscitámo-los e aqui estão eles em Um Mundo Jurássico! Será que o Donald dá conta deles? Nós achamos que sim! E como estamos no mês do Halloween, não queríamos deixar passar a oportunidade de contar as peripécias de Minnie, quando esta tenta descortinar motivos sobrenaturais em alguns casos muito estranhos… A Minnie acredita em fantasmas, o Mickey é cético e és tu que vais desempatar esta contenda! Mas para isso, vais ter que ler o capítulo Minnie e as investigações A.P. (Assuntos paranormais)! Quem está de volta também é a nossa rainha preferida: a Regina! Infelizmente, o seu mundo continua em apuros e ela vai ter que contar com a ajuda da sua paixoneta terrestre… O Donald! Será que ele conseguirá deter a ameaça que se avizinha e o terrível Vampirião? Esperamos bem que sim! Estás convidado a ler este capítulo por Sua Alteza Regina! Se te sentes perdido no meio de tanta história, não te preocupes porque não estás sozinho! Temos histórias dedicadas, precisamente, a patos À deriva! Mas certamente encontrarás de novo o rumo a tempo de entrares no mundo do Tio Patinhas! Estás convidado para a caixa-forte, para poderes assistir às aventuras d’O eterno Tio Patinhas! BIG é muita BD!!!

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora.