O dia em que - capa__1O Geraldes Lino noticiou num dos seus blogs, o Álvaro divulgou no facebook e nós republicamos e redivulgamos nas redes sociais. Damos esta explicação porque os faneditores apenas produziram 50 exemplares… Está-se mesmo a ver o que vai acontecer…

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a lista dos participantes:O dia em que__17O dia em que__18

Eis a sinopse dos faneditores:

No Dia Em Que…
… um ocasional participante no encontro de Agosto de 2008 da TBDL – Tertúlia BD de Lisboa, Mário Teixeira, antigo emigrante em Toronto, Canadá, propôs que se fizesse uma coisa a que ele chamou
comic jam, ou seja, uma banda desenhada improvisada por vários ilustradores/autores de BD, cada um a desenhar uma vinheta, e que ele próprio iniciou.
Achei curiosa a ideia, que era, afinal, a velha brincadeira gráfica intitulada cadavre exquis criada pelos surrealistas franceses.  A expressão francófona, já livremente adaptada à língua portuguesa por “cadáver esquisito” tornara-se bem conhecida, enquanto que aquela diferente versão anglófona era uma novidade para mim.
Enquanto organizador da associação informal TBDL, decidi que, a partir daí, continuar-se-ia a fazer mensalmente um comic jam, mantendo-se a expressão inglesa, bem como o título “No dia em que…” com que Mário Teixeira (amigo do homenageado do mês, Zé Oliveira) o tinha baptizado, e igualmente o esquema dessa primeira banda desenhada feita de improviso numa folha A4 em seis vinhetas com a colaboração de seis desenhadores.
Apenas com a regra, a cumprir daí em diante, de que o autor da primeira vinheta seria sempre o Convidado Especial ou o Homenageado desta tertúlia lisboeta.
Assim se tem feito sempre.

Tendo a TBDL sido criada em Junho de 1985, atingindo portanto o 30º aniversário em Junho de 2015, surgiu a ideia de se comemorar a efeméride editando um fanzine com todos oscomic jam realizados entre Agosto de 2008 e o mês do aniversário, inclusive.
Assim se fez.

Geraldes Lino

O DIA EM QUE… Comic Jam – Volume #1
Edição comemorativa dos 30 anos da TERTÚLIA BD DE LISBOA

Improvisos em banda desenhada, através de vinhetas desenhadas por 161 autores, cada uma delas realizada mensalmente entre Agosto de 2008 e Junho de 2015
na Tertúlia BD de Lisboa
Ilustração na capa da autoria de Nuno Duarte (o Outro Nuno)

Fanzine aperiódico
Tiragem: 50 exemplares
Formato A4
Parcialmente editado a cores, incluindo a capa e a contracapa
80 páginas
Preço: 9€
Data da edição: [Outubro 2015]
Editores: Álvaro / Geraldes Lino

Reproduzem-se, além da capa e contracapa, apenas 16 comic jam.
Os nomes dos autores de cada comic jam (maioritariamente portugueses, mas também alguns estrangeiros) estão assinalados em rodapé.

Eis algumas fotografias de Pedro Silva à exposição dedicada à Tertúlia BD de Lisboa no Amadora BD 2015:

Podem ser visualizadas mais fotografias desta exposição na nossa fotorreportagem do primeiro fim-de-semana do evento aqui.