pugilistaO livro de banda desenhada O Pugilista de Reinhard Kleist já se encontra disponível no stand da Polvo no festival Amadora BD. Esta BD foi anunciada como a história real do sobrevivente do Holocausto Harry Haft.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Separado da sua família na Polónia ocupada pelos nazis e atirado para o terror e degradação dos campos de concentração, o jovem Hertzko Haft viu-se obrigado a participar em combates de vida ou morte pelos seus captores. Os seus combates permitiram que sobrevivesse à II Guerra Mundial até ser libertado. Persegue então um rumor até aos EUA pós-guerra, tornando-se Harry e trocando o desespero pelo boxe profissional – tudo para enviar uma mensagem a alguém que perdeu.

A narração vívida e expressiva de Reinhard Kleist mostra aos leitores duas metades de uma vida dividida e os pontos comuns entre elas, contrastando as privações do tempo de guerra com as oportunidades de uma nova vida do outro lado do oceano. O Pugilista conta a incrível mas verdadeira história de Haft, enquanto lutas pelas experiências que transformarão a sua vida para sempre.

A BD de Kleist foi inicialmente publicada entre março e setembro de 2011 no jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung em 111 pranchas, tendo vindo a ser lançado pela alemã Carlsen no ano seguinte. Desde então, já foi traduzida em mais de 10 línguas.

Kleist baseou-se no livro escrito por Alan Scott Haft, filho de Hertzo Haft, escrito em 2002 e editado nos EUA em 2006 com o título Harry Haft: Auschwitz Survivor, Challenger of Rocky Marciano, o qual foi publicado na Alemanha em 2009. Para além do livro, Kleist também realizou entrevistas a Alan Haft.

A obra foi galardoada com vários prémios na Alemanha e em França, nomeadamente o melhor livro infantil ou juvenil de não-ficção, o melhor livro alemão no Festival de Munique e o Grande Prémio do Festival de Lyon.

Reinhard Kleist (n. 1970, Colónia, Alemanha) estudou Desenho Gráfico na Universidade de Münster de Ciências Aplicadas. Desde 1996, partilha um estúdio em Berlim com os artistas Naomi Fearn, Fil e Mawil. Entre as suas BD, encontram-se Lovecraft (1994), Amerika (1998), Cash – I See a Darkness (2006), Havanna – eine Kubanische Reise (2008), Castro (2010) e Der Traum von Olympia (2015).

A apresentação do livro no Amadora BD ocorrerá no dia 7 de novembro, pelas 16h30.

Pode visionar mais fotografias da exposição dedicada a esta obra no Amadora BD aqui.

O Pugilista de Reinhard Kleist foi uma das nossas melhores leituras de dezembro do ano passado.

Eis a sinopse da editora:
HERTZKO HAFT, judeu polaco, não tinha ainda 16 anos de idade quando iniciou o seu calvário pelos campos de trabalho forçado e pelos campos de extermínio nazis. Chegou a estar em Auschwitz onde, para diversão dos oficiais das SS, teve de lutar boxe contra outros prisioneiros. Rodeado de desumanidade, violência e morte, não lhe restava outra escolha que não fosse vencer.
Reinhard Kleist transformou as perturbadoras memórias de Hertzko Haft num romance gráfico fascinante e complexo. Desde as traumáticas experiências nos campos de concentração, passando pela emocionante fuga e pelo confuso período pós-guerra, até ao recomeço como pugilista profissional nos Estados Unidos da América, onde enfrentou o lendário Rocky Marciano, O pugilista é o retrato de alguém que conseguiu sobreviveu a todas as provações.
O autor Reinhard Kleist nasceu em 1970, perto de Colónia, na Alemanha. Em 1996, após a conclusão dos estudos em Artes Gráficas e Design na Escola Técnica Superior de Münster, mudou-se para Berlim, onde divide um estúdio com os também autores de bd Naomi Fearn, Fil e Mawil. Começou a publicar em álbum ainda estudante, em 1994. De entre os seus trabalhos, muitos deles premiados, destacam-se Lovecraft, Amerika, Jonnhy Cash: uma biografia, Havanna, ouCastro. Entre Março e Setembro de 2011, publicou O pugilista em capítulos no jornal Frankfurter Allgemeine. O álbum sairia em 2012 e seria galardoado, em 2013, com as seguintes distinções:
– PENG! para Melhor Álbum em Língua Alemã, no Festival de Banda Desenhada de   Munique;
– Grande Prémio do Lyon BD Festival;
– Prémio Alemão de Literatura Infanto-juvenil na categoria Não-Ficção.
Além de autor de bd, Kleist trabalha como ilustrador. Em 2010 desenvolveu, entre outros projectos, uma edição do suplemento do jornal Süddeutsche sobre o tema “genocídio”.

Edição: Polvo
Autor: Reinhard Kleist
Formato: 170 x 240 mm
Páginas : 192, a preto e branco
Capa: a cores, com badanas
PVP (IVA incluído): 14,99 euros
ISBN: 978-989-8513-44-1

nota: as fotografias da exposição que ilustram este artigo são da autoria de Pedro Silva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia.