A Dor de Cotovelo é uma editora de zines e pequenas publicações, fundada pelos ilustradores Ana Braga, Dileydi Florez, Gonçalo Duarte e Vasco Ruivo. São eles os responsáveis pela definição do plano editorial, o convite a outros ilustradores e o tratamento de imagem, bem como a edição, publicação e venda dos zines. Até ao momento, Gonçalo Duarte foi o editor de todos os zines publicados.

Pretende ser um projeto autosustentado, revertendo os lucros resultantes da venda dos zines publicados para as novas edições, sendo ainda oferecido um exemplar aos ilustradores convidados.

O primeiro fanzine intitula-se Narrativas Folclóricas e contém bandas desenhadas curtas e ilustrações dos 4 autores fundadores. Impresso digitalmente, com um formato 148 x 210 mm, é composto por 20 páginas e teve uma edição de 30 exemplares. Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

O segundo fanzine da Dor de Cotovelo é totalmente dedicado à ilustração, sendo o primeiro a contar com a presença de convidados, além dos 4 fundadores. Os 15 ilustradores presentes são Ana Braga, Calorina Arbués Moreira, Dileydi Florez, Elefante Branco, Gonçalo Duarte, Hada, Luís Maia, Mariana Caceres, Martina Manya, Marta Macedo, Rodolfo Mariano, Tenório, Tiago Martins, Vasco Ruivo e Zé da Turma. Impresso digitalmente, com um formato 105 x 150 mm, é composto por 14 páginas e teve uma edição de 30 exemplares. Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

O mais recente fanzine é o primeiro a título individual, sendo uma banda desenhada da autoria de Gonçalo Duarte e baseando-se no seu universo particular do Lobijovem:

dorcoto3

Para a Feira Morta VII, está confirmado o lançamento de um livro para colorir e provavelmente um novo zine dedicado à ilustração.

Os interessados poderão entrar em contacto com a Dor de Cotovelo através do e-mail:
dordecotovelozines@gmail.com