Psicopatos de Miguel Montenegro nasceu no facebook, sendo inclusivamente uma das 4 obras expostas em BD Facebook – A culpa é do like, inaugurada no presente dia.

capaPsicopatosAs tiras de banda desenhada conheceriam a primeira edição em livro em 6 de fevereiro de 2004 com o lançamento de Psicopatos: Entre Loucos, Quem Tem Juízo é Pato – 50 tiras sobre as “ciências” psicológicas, editado pelo  ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. O autor refere-se atualmente a essa publicação como o volume 00.

PSICOPATOS1Em junho deste ano, o selo editorial Arcádia publicou o volume 01, subintitulado As melhores tiras dos primeiros dois anos, o qual foi lançado durante a Feira do Livro de Lisboa, o que se revelou uma aposta ganha. Eis a sinopse da editora:
Psicopatos é uma tira humorística sobre um mundo de patos, vítimas frequentes de outros animais que se aproveitam da sua boa vontade e ingenuidade. O protagonista, Patareco, é um pato estudante de psicologia. Tema para o qual o humor de Psicopatos resvale frequentemente, embora muitos outros temas sejam abordados. Com Humor e Inteligência, os Psicopatos questionam alguns dos dogmas e evidenciam algumas das contradições das “ciências” psicológicas, tal como se o Inconsciente existe, se as doenças mentais são reais ou se a psicanálise é uma ciência.
ISBN: 9789722231527
Páginas: 144
Formato: 479X168X11 MM
PVP c/IVA: 16,95 Euros

Durante a edição de 2014 da Comic Con Portugal, o autor já tinha revelado que a tira se encontrava traduzida em 5 línguas diferentes, tendo nós noticiado a semana passada que, em 2016, será publicada em França pela editora Marabout (Groupe Hachette).

PSICOPATOS 2Entretanto, a editora Arcádia lança o volume 02 de Psicopatos, desta vez subintitulado Psicopatologia para todos. Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Segundo volume da coleção PSICOPATOS, que nos deixa no ar a questão: “Será que a paixão pode ser considerada uma doença mental? Se assim for, viva a loucura!” Com humor e inteligência, os PSICOPATOS questionam alguns dos dogmas e evidenciam algumas das contradições das “ciências” psicológicas. Parece que, afinal, patos somos todos nós! «Os Psicopatos podem ser vistos como um manual de Psicologia em banda desenhada, leitura recomendada não só para estudantes de Psicologia e Psiquiatria, mas para todos quantos prezam a liberdade de pensamento.», do prefácio do Reitor do ISPA, Rui Oliveira.
Páginas: 144
ISBN: 978-989-28-0084-4
PVP: 16,95€

nota: imagens gentilmente cedidas pela editora.