insert coinOutro zine lançado durante a Comic Con Portugal 2015 foi Insert Coin & Loading... da autoria de João Brandão e Nuno Sarabando.

Clique nas imagens para as visionar em toda a sua extensão:

Esta antologia de tiras cómicas de Insert Coin (e também o sucedâneo Loading…) tem a particularidade de compilar um projecto nacional duplamente inovador há 11 anos. Por um lado, não era frequente naquela altura no nosso país se utilizar o universo dos videojogos como fonte de humor para tiras  – nem nos dias de hoje, saliente-se – e muito menos ser esse o tema central e fio condutor de toda a série. Por outro lado, era extremamente raro em Portugal a utilização da internet como o meio de publicação das tiras e, inclusivamente, o facto delas se encontrarem em inglês, de modo a almejar um público internacional.

Após o seu término em 2005, Insert Coin viria a ser compilada pela primeira vez num webzine, o segundo número de Banda Dezinenhada, editado por Nuno Pereira de Sousa e Rodrigo Ramos. Tinha a particularidade de apresentar as tiras, desta feita, em língua portuguesa. Graças a este zine, faneditado em 2006, foi agora possível aos autores recuperar as tiras cujos originais tinham desaparecido e preservar este património peculiar da banda desenhada nacional.

Na antologia agora lançada pelos autores, além de Insert Coin (pela primeira vez, publicado em formato papel), consta também a tira Loading…, a qual foi publicada originalmente na revista de videojogos Hype! em 2007 e 2008.

Nesta nova publicação, os autores realizam ainda vastos comentários para cada uma das tiras, desde a contextualização das mesmas (o que permite serem apreciadas por diferentes gerações e, inclusivamente, por non-gamers) até desabafos e outros apontamentos sobre a vida dos autores, os quais foram, inclusivamente, os proprietários de uma loja especializada em banda desenhada em Aveiro, a Secção 9, entretanto desaparecida.

Insert Coin & Loading…
João Brandão & Nuno Sarabando
44 páginas
PVP: 5,00€ (+ portes)

Os interessados na aquisição do zine, podem realizar o contacto com Nuno Sarabando através da sua página no facebook. Previne-se que a tiragem é limitada.

nota: imagens gentilmente cedidas pelo autor.