Os Doze de Inglaterra

Os Doze de Inglaterra

OS DOZE DE INGLATERRAIntegrada nas comemorações do 80.º aniversário de O Mosquito, a Gradiva edita a obra Os Doze de Inglaterra de Eduardo Teixeira Coelho, sob a direção de José Ruy. A sessão de lançamento do livro ocorre no dia 1o de fevereiro e poderá encontrar mais informação sobre a mesma no final do artigo.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Os Doze de Inglaterra, a obra-prima de Eduardo Teixeira Coelho, agora disponível em álbum. A Gradiva publica em Janeiro a edição integral desta obra, com organização de José Ruy, associando-se deste modo à comemoração dos 80 anos da saída do primeiro número de O Mosquito. Em Janeiro, a Gradiva publica na íntegra Os Doze de Inglaterra, uma das mais belas obras desenhadas por Eduardo Teixeira Coelho. Esta obra-prima da literatura de quadradinhos é editada agora em álbum, numa edição sem os cortes que apresentava quando foi primeiramente publicada n’O Mosquito, na década de 1950. Na edição original divulgada no mítico jornal, os desenhos haviam sido parcialmente amputados devido à ocupação do texto de Raul Correia, então director literário do jornal e autor da adaptação da narrativa de António de Campos Júnior. Esta edição sem esses cortes feitos no desenho, portanto, inédita, com a direcção de José Ruy, associa-se à comemoração dos 80 anos da saída do primeiro número de O Mosquito, em 14 de Janeiro de 1936.
A reprodução foi feita a partir das provas impressas da altura. O álbum editado pela Gradiva mantém a característica da cor de fundo adoptada pelo jornal, que se sobrepunha ao traço preto e que nas edições originais de cada prancha saía com tons diferentes todas as semanas. A opção foi agora a de unificar essa cor, numa publicação também ela integral. Assim, o aspecto de cada página mantém as características da publicação no jornal O Mosquito, embora muito melhorado pelas novas tecnologias actualmente disponíveis.
«Foi para realizar este seu trabalho admirável que Eduardo Teixeira Coelho (ETC), natural dos Açores, se empenhou intensamente na pesquisa sobre armas brancas e armaduras, apaixonando-se pelo tema ao ponto de, já radicado em Itália, vir a tornar-se um dos especialistas mundiais de maior vulto na matéria. Publicou então vários livros sobre armaduras. Um dos seus trabalhos sobre o tema, publicado nos Estados Unidos, foi mesmo considerado ‘o melhor artigo sobre o assunto escrito nos últimos 50 anos’. Com Os Doze de Inglaterra, estamos perante uma das melhores histórias de cavalaria contadas em quadradinhos», refere José Ruy, no texto introdutório desta edição.
Esta é uma edição dirigida não só aos que mantêm a recordação do tempo em que o trabalho de Eduardo Teixeira Coelho foi primeiramente publicado, como também a quem contacta pela primeira vez com a obra do reconhecido autor de histórias em quadrinhos. A narrativa, que conta os feitos de 12 cavaleiros portugueses, dos quais se destaca o corajoso Álvaro Gonçalves Coutinho (o Magriço), seguramente fará também as delícias dos leitores.

JOSÉ RUY nasceu na Amadora em Maio de 1930. Cursou Artes Gráficas na Escola António Arroio, onde foi discípulo de Mestre Rodrigues Alves, e frequentou habilitação a Belas-Artes. Iniciou-se como desenhador com apenas 14 anos, tendo publicado ao longo da sua carreira 79 álbuns, 48 dos quais em banda desenhada, com destaque para Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação, Os Lusíadas e História (actualizada) da Amadora. Tem colaborado em diversos jornais e revistas, nomeadamente em O Cavaleiro Andante e Selecções BD. Editou e dirigiu a 2.ª série de O Mosquito. O rigor na investigação e a qualidade dos seus trabalhos têm sido apreciados de norte a sul do país, com múltiplas homenagens e a atribuição de 24 prémios. Expôs com sucesso em vários países da Europa, na China, no Japão e no Brasil. Primeiro autor a ser galardoado com o Prémio de Honra do Festival de Banda Desenhada da Amadora, em 1990. No ano seguinte foi distinguido com a Medalha Municipal de Ouro de Mérito e Dedicação da sua cidade natal.

Os Doze de Inglaterra
Eduardo Teixeira Coelho
José Ruy (direção)
ISBN: 978-989-616-676-2
120 pp. | € 18,25OsDozeInglaterra-k

A sessão de lançamento ocorre no dia 10 de fevereiro (quarta-feira), pelas 18h30, no Centro Nacional de Cultura, contando com as intervenções de Guilherme d’Oliveira Martins, Guilherme Valente e José Ruy.

Deixa um comentário