José Jorge Letria é um nome incontornável da literatura nacional infantil. No final de 2015, a Booksmile tornou novamente disponíveis dois livros da sua autoria, magnificamente ilustrados por Rui Castro, Ler Doce Ler e A Casa da Poesia.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Inicialmente publicadas pela Terramar em 2003 e 2004, com estas novas edições, com uma tiragem de 2000 exemplares cada livro, passa a ser novamente possível ler e admirar as ilustrações destas duas obras recomendadas para leitura autónoma pelo Plano Nacional de Leitura.

Ler Doce Ler , recomendado para o 2.º ano, é um poema dedicado aos livros enquanto objetos e àquilo que a sua leitura pode proporcionar dentro de cada leitor. Rui Castro torna o poema ainda mais vivo, com desenhos e tons apelativos, nos quais se representam personagens (das mais anónimas ao Peter Pan, Alice, Principezinho e D. Quixote) e leitores (pequenos, pais e avós), prateleiras e sonhos, o seu aroma e as suas marcas, a sua real consumição pelo fogo e o voo dos sonhos…

A Casa da Poesia, recomendada para o 4.º ano, foi escrita e ilustrada um ano antes de Ler Doce Ler. Explora as sílabas tónica, a rima, os poetas (Cesário Verde, Fernando Pessoa, Ruy Belo, Luís de Camões…), mas detém-se particularmente nas impressões que grava em cada um dos leitores e nos sentimentos que lhes desperta, como Rui Castro tão bem ilustra.

Eis as sinopses da editora:
LER DOCE LER
Cada livro tem a sua magia, lendas, contos ou histórias. Cada leitor tem uma maneira própria de os interpretar, viajando e sonhando através das suas páginas. Este livro é dedicado aos livros e à leitura. Ao lê-lo, ficarás a saber mais sobre os segredos que os livros escondem e sobre a sua principal missão: despertar o gosto pela leitura.
«Os livros são casas
com meninos dentro
e gostam de os ouvir rir,
de os ver sonhar
e de abrir de par em par
as paisagens e as imagens,
para eles, lendo, poderem sonhar.»

A CASA DA POESIA
Sabias que, tal como tu, a poesia também tem uma casa? Não é bem igual à tua, mas é igualmente acolhedora e simpática. Lá dentro, encontras versos que podem ou não rimar, que podem fazer rir ou chorar, com diversos sons e de muitas cores. Estás pronto para abrir a porta?
«A poesia tem uma casa
que não aparece nos jornais,
talvez por iguais a ela
não existirem muitas mais.
É uma casa hospitaleira
onde o sono é fantasia
e cada poema guarda
a sua própria melodia.»

Páginas: 40 (cada)
Apresentação: capa dura
Dimensões: 197 x 197 x 10 mm
ISBN: 9789898831279 + 9789898831286
PVP unitário: 10,99 € (IVA incluído)

Autor de uma vasta obra literária que começou a ser publicada em livro em 1973, JOSÉ JORGE LETRIA, nascido em 1951, é um dos mais destacados criadores de livros para crianças e jovens em Portugal, com numerosos prémios recebidos. Traduzido para mais de dez idiomas, recebeu dois Grandes Prémios da Associação Portuguesa de Escritores, dois prémios Eça de Queirós-Município de Lisboa, o Prémio Internacional UNESCO, o Prémio Nacional «O Ambiente na Literatura Infantil» (três vezes), o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte e ainda o Prémio da Fundação Nacional do Livro Infantil (Brasil). É presidente da Direção e do Conselho de Administração da Sociedade Portuguesa de Autores, presidente do Comité Europeu da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores e membro da Direção do Grupo Europeu de Sociedades de Autores e do Comité Executivo do Writers and Directors Worldwide.

RUI CASTRO nasceu em 1974 e é natural de Vila Nova de gaia. Licenciou-se em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas Artes do Porto no ano de 1999. Desde então trabalha regularmente na ilustração. As suas ilustrações foram selecionadas para o catálogo e exposição da Feira Internacional do Livro INfantil de Bolonha, em 2004, e para a exposição de Ilustração Portuguesa, em 2002 e 2004. Participou na exposição Os Meus Monstros em 2002, no Prémio Nacional de Ilustração 2003 e no 2.º Encontro de Ilustração de S. João da Madeira, em 2009.