Já se encontra disponível nas livrarias nacionais o premiado livro A Baleia de Benji Davies, numa edição da Orfeu Negro. Nesta estreia do autor britânico em Portugal, é-nos apresentado Noé, uma criança que vive com o seu pai pescador e seis gatos que gostam de se espalhar pelas ilustrações do livro.

Apesar da presença dos felinos, a solidão de Noé extravasa nas páginas duplas da obra, nas quais os leitores rapidamente se apercebem do enorme tempo que Noé se encontra entregue a si mesmo, sem que se aviste vivalma naquela costa, tendo sido escolhido o tom cinzento para colorir as restantes habitações e demais sinais da presença de outros seres humanos na localidade, tal é o desinteresse do protagonista pelo assunto. O areal e o oceano infindáveis são a sua paisagem de brincadeiras solitárias. É então que, após uma furiosa tempestade, a visão de Noé descobre ao longe uma pequena baleia que deu à costa e decide levá-la para casa para um animado dia de convívio. Quando o atarefado pai descobre, dá-se a transformação daquela personagem ausente e distante num pai presente e ternurento.

Se para as crianças, a obra providencia uma fascinante aventura de um menino que encontra e adota uma baleia, aos pais origina certamente uma reflexão sobre o quão as exigências das suas atividades diárias, laborais e outras, interferem na felicidade dos seus filhos. E, quiça, tal como o pai do protagonista, ajustem o seu quotidiano para estarem mais disponíveis para os mesmos.

Se as faces das personagens se mostram minimalistas no traço, o mundo que os rodeia está repleto de pormenores, permitindo leituras mais lentas para serem exploradas:

A maravilha do mundo,
A beleza e a força,
As formas das coisas,
As suas cores, luzes e sombras,
Tudo isso eu vi.
Vê tu também, enquanto há vida.

Clique nas imagens para as visionar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
O Noé vivia com o pai à beirinha do mar. Certo dia, encontrou uma baleia encalhada na areia… O Noé sabia que não era bom para uma baleia estar fora de água e decidiu levá-la para casa, fazer-lhe companhia, contar-lhe histórias e até tocar-lhe umas musiquinhas… Será que o pai do Noé vai gostar da nova inquilina? Vencedor do Prémio Oscar’s First Book 2014, este livro traz-nos a história ternurenta sobre a amizade improvável entre um menino e uma baleia.

BENJI DAVIES, autor, ilustrador e realizador de animação, vive em Londres e estreou-se na literatura para crianças em 2014, com o livro A Baleia. É já um autor premiado e acarinhado pelos leitores de todo o mundo.

A Baleia
Benji Davies
Título original: The Storm Whale
Editora: Orfeu Negro
Páginas: 32
Formato: 28,5 x 25 cm
ISBN: 9789898327635
PVP: 13,50€