Já se encontra nas livrarias Darth Vader e Amigos de Jeffrey Brown. Trata-se da quarta obra humorística de Brown dedicada ao universo Star Wars editada pela Planeta, tendo as duas primeiras (Darth Vader e Filho e Darth Vader e a sua Princesinha) sido galardoadas com o Eisner Award para Melhor Publicação de Humor respetivamente em 2013 e 2014.

Cinco meses após Boa Noite, Darth Vader, esta 4.ª incursão darthvaderiana de Brown expande a vida familiar de Vader e os seus filhos para as relações com os seus amigos, estando pela primeira vez presentes na capa personagens icónicas da série como Han Solo, Chewbacca, C-3PO, R2-D2 e Lando Carslile.

Como é comum na sátira, a obra está repleta de referências a Star Wars, apesar de poder ser apreciada por todos os que não estão familiarizados com a saga cinematográfica. Entre os momentos de humor está a antipatia de Vader pelo amigo dos seus filhos Han, a Cantina, o exotismo de Mos Eisley, os Sandtroopers, o Dianoga, a traição de Lando, o antagonismo de Bobba Fett e muitos outros momentos retirados da memória coletiva da saga.

Eis o texto introdutório do volume:
Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante…

Episódio
Melhores amigos para sempre
DARTH VADER E AMIGOS

Enquanto governa o
império galáctico, Lord
Darth Vader procura esmagar
a Aliança Rebelde com a ajuda
dos seus amigos. Os gémeos Luke
e Leia têm outros planos e os
seus próprios e poderosos amigos…

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Para os amantes e coleccionadores da saga, chega agora o quarto livro baseado na carismática personagem da famosa série Guerra das Estrelas, Darth Vader. O lado humano de Darth Vader, o eterno vilão da saga, é aqui explorado com muito humor. Depois do sucesso de Darth Vader e FilhoDarth Vader e a sua Princesinha e Boa Noite, Darth Vader, mais um livro divertido, com uma abordagem hilariante do «outro lado» da icónica personagem de Star Wars. Desta vez, o tema é sobre a amizade entre os melhores amigos do universo Star Wars. Desde Darth Vader ao Imperador, à Princesa Leia e os seus amigos Ewok, Han e Chewie, C3PO e R2D2, até aos caçadores de recompensas e muitos outros personagens favoritos da saga estelar. Ciúmes, festas de aniversário, as batalhas com sabre de luz, a partilha, a rebelião intergaláctica e muitas mais emoções entram em jogo através das divertidas e bem-humoradas ilustrações e do humor de Jeffrey Brown. Uma combinação irresistível entre as aventuras dos nossos amigos e os eventos diários mais «domésticos».

JEFFREY BROWN é conhecido pela sua banda desenhada autobiográfica, pelas suas graphic novels humorísticas e pelos seus livros sobre Guerra das Estrelas. Vive em Chicago com a mulher e os seus dois filhos.

nota: imagens gentilmente cedidas pela editora.