homemdeaguaO Homem de Água do italiano Ovo Rosati, com ilustrações do mexicano Gabriel Pacheco, tem direito a uma segunda edição pela Kalandraka, 8 anos após a primeira edição nacional.

Os autores criam uma narrativa sensível e poética na qual um ser aquático enfrenta a intolerância dos que não permitem a diferença com a sua enorme generosidade, conquistando a confiança dos que com ele se tinham assustado.

As ilustração de Gabriel Pacheco ocupam a totalidade do par de páginas, o que permite descobrir inesperados detalhes nesta megametáfora visual. Com o brilhante azul da água salpicada de branco omnipresente no Homem de Água, independentemente das condições favoráveis ou adversas, em tons mais ou menos suaves, a água ganha uma nova importância se analisada sob um olhar ambientalista e/ou como um bem essencial à vida.

Esta obra foi selecionada para a III Bienal Internacional de Ilustração Infantil Ilustrarte (Portugal, 2007), bem como a mostra Le Immagini della Fantasia (Sarmede, Itália; 2013). Em 2008, integrou a seleção dos 100 melhores livros do CJ Picture Book Festival (Coreia), tendo ainda sido finalista do Prémio Andersen.

A Earth Design Works elaborou uma animação, com realização de Young-jun Kim:

.

Pode ler algumas páginas do livro aqui:

Eis a sinopse da editora:
Alguém tinha deixado a torneira aberta. O dono da casa nunca mais voltou, sabe-se lá por onde andaria. Talvez tivesse ido para as Ilhas Fiji; às tantas andava em busca de fortuna nas minas de ouro azul que dizem que há em África. Por fim, aconteceu que a água, ao acumular-se, transbordar, derramar-se por todo o lado, fez nascer um homem, um homem alto, azul, transparente e cristalino…

IVO ROSATI (n. Itália, 1971) é licenciado em Literatura Italiana, tendo trabalhado numa agência de publicidade até ao momento em que decidiu dedicar-se profissionalmente à escrita para crianças.

GABRIEL PACHECO (n. México, 1973) é formado em Cenografia pela Escola Nacional de Teatro do Instituto de de Belas Artes e Literatura, dedicando-se à ilustração de livros para o público infantil e juvenil desde 1997. Com trabalhos para editoras um pouco por todo o mundo, tem sido galardoado com diversos prémios, como o Prémio Internacional do Livro Ilustrado do México em 2000 e 2002, o X Concurso Internacional de Ilustração Cittá de Chioggia (Veneza, 2004), menção especial da Feira Internacional do Livro Infanto-Juvenil de Bolonha em 2009 e Prémio Quórum do Consejo de Diseñadores do México 2009.

O Homem de Água
Ovo Rosati & Gabriel Pacheco
Páginas: 32
Formato: 22 x 30 cm
ISBN: 9789898205148
PVP: 15€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de SousaAdministrador