LEVOIR_DCCOMICS_7No dia 24 de março, estreia nas salas de cinema nacionais o filme Batman v Super-Homem, realizado por Zack Snyder. Antecedendo a película, o sétimo volume da coleção Super-Heróis DC da Levoir, distribuída com o jornal Público, é uma Antologia dedicada a Super-Homem & Batman, com diversas bandas desenhadas, escritas e desenhadas por diferentes autores.

O volume contém BD retirada das seguintes revistas norte-americanas:
a) Pré-Crise nas Terras Infinitas:
– Superman (vol. 1) #76 (junho de 1952),
– World’s Finest (vol. 1) #175-176 (maio e junho de 1968);
b) Pós-Crise nas Terras Infinitas:
Superman/Batman Secret Files 2003 (novembro de 2003),
– Justice League of America (vol. 2) #0 (setembro de 2006);
Superman/Batman Annual (vol. 1) #1 (dezembro de 2006),
c) Os Novos 52:
– Batman/Superman (vol. 1) #10 (julho de 2014).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
O Super-Homem e o Batman são os maiores super-heróis de todos, os Melhores do Mundo, e a dupla mais icónica de sempre. Homem de Aço e Cavaleiro das Trevas uniram-se incontáveis vezes para combater o crime, e neste volume poderemos redescobrir algumas das suas grandes aventura, com histórias de várias épocas e de criadores tão diversos como Neal Adams e Brad Meltzer.
Está quase a chegar às salas de cinema portuguesas o tão antecipado filme “Batman Vs. Superman: O Despertar da Justiça”. Mas antes de juntarem o Cavaleiro das Trevas e o Homem de Aço neste filme de Zack Snyder, os heróis já tinha lutado juntos, e um contra ou outro, com as suas diferenças, em várias ocasiões.
Super-Homem e Batman têm vários pontos comuns: ambos são órfãos, ambos decidem combater o crime, ambos decidem dar o máximo pelas cidades onde vivem, ambos adoptam identidades secretas. Há no entanto muitos outros que os separam: Super-Homem foi enviado de Krypton, um planeta destruído após a sua partida, Batman nasceu na Terra; Super-Homem teve uma infância e adolescência felizes, enquanto Batman vive angustiado e rodeado de fantasmas desde criança; o Sol que nos ilumina confere a Super-Homem poderes extraordinários, as capacidades de Batman, aumentam de noite e nas trevas, apoiadas nas suas habilidades físicas, dedutiva e equipamento especial; Batman é um solitário, que utiliza a violência e o terror que inspira como principais armas para combater os vilões, enquanto Super-Homem prefere uma atitude mais positiva.
Apesar da proximidade das suas estreias (Super-Homem estreou-se em 1938, como fruto de imaginação de Jerry Siegel e Joe Shuster, e Batman em 1939, criado por Bob Kane com o importante contributo de Bill Finger), Super-Homem e Batman só se encontraram verdadeiramente em 1952, na história A Mais Poderosa Equipa do Mundo, escrita por Edmond Hamilton e desenhada por Curt Swan, publicada em Junho de 1952, e incluída neste volume. Uma história cheia de humor, algo ingénua, talvez, mas que resulta devido ao charme das personagens.
Este volume apresenta, num reduzido número de páginas, um vislumbre de quase sete décadas de encontros – os desencontros, os momentos de tensão, afastamento ou confronto ficam para uma futura oportunidade… – entre os dois maiores protagonistas da DC Comics, e mostra como, o estilo, o grafismo e as temáticas foram evoluindo ao longo do tempo e ao sabor da inspiração e do talento dos grandes autores que os trouxeram até aos dias de hoje e até nós.

Super-Homem & Batman : Antologia
Brad Meltzer, Joe Kelly, entre outros (Argumento) e Neal Adams, Tim Sale, entre outros (desenho)
160 páginas a cores, formato comic, capa dura

LEVOIR_DCCOMICS_7_AF

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de SousaAdministrador