ecoO mais recente trabalho de Sofia Neto foi traçado na escuridão. Eco, publicada pela Mudo Fantasma, é uma banda desenhada que encontra paralelo na restante bibliografia da autora, na qual se encontra um notável equilíbrio entre a tragédia e o humor subtil, condimentado com a incursão nos resquícios mais profundos do ser humano, onde se confundem a realidade e o imaginário e palavras como moral, proibido, certo e errado se mesclam; outra característica presente é privilegiarem-se pequenos momentos retirados de uma imaterial e inacessível narrativa maior, sem que ao leitor sejam dados grandes pormenores sobre o contexto em que surgem, o que permite as mais diversas interpretações. Os personagens partem de uma premissa aparentemente simples, antes da narrativa ser dobrada no contínuo espaço-temporal para um local escondido dentro de cada leitor.

A nível de técnica visual, é a primeira BD da autora que é traçada a branco sobre papel preto, o que evoca um duplo sentido à escuridão de Eco, e encontra, deste modo, eco na narrativa. Sofia Neto é uma das mais recentes autoras nacionais de banda desenhada a demonstrar a capacidade de produzir uma obra coerente de corpo completo na BD, com o desenvolvimento de um conjunto de narrativas curtas que nos fazem ansiar por mais obras – apesar da sua fértil produtividade – e a incursão num registo mais longo.

Quanto à Mundo Fantasma, começa a ser uma referência incontornável na edição independente com distribuição alternativa.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:
Um casal procura o caminho na escuridão.

Neste vídeo pode ser visualizada a autora a elaborar o print que acompanha Eco:

sofianetoSOFIA NETO (n. S. João da Madeira, 1989) estudou Belas Artes – Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e tem um mestrado em Banda Desenhada pela École Européene Supérieure de l’Image em Angoulême. Autoeditou diversos zines a solo em 2014: 789, Vial e Kra KraColaborou com o Jornal Único, órgão de comunicação social de São João da Madeira, no qual se publicou a BD A Ronda (2014-5). Participou nas antologias da Chili Com Carne QCDA 2000 e Malmö Kebab Party, bem como no zine coletivo O Clemente#1 de Los Hermanos Brothers (2015). Coeditou os zines Carne e Osso #1 (2015) e 2 (2016). A Mundo Fantasma editou a sua BD Down Below em 2015 e edita agora Eco. Ambas as obras são presentemente alvo de uma exposição na galeria Mundo Fantasma, sob o título Elipse.

nota: imagens gentilmente cedidas pela autora.