batmanvsupermanNo dia 24 de março, estreia nas salas de cinemas nacionais Batman V Superman: O Despertar da Justiça, realizado por Zack Snyder, conhecido por filmes baseados em BD como 300, Watchmen (ambos com Larry Fong na direção de fotografia) e Homem de Aço.

Após Homem de Aço de 2013, este é o segundo filme do DC Extended Universe (DCEU), o qual, à semelhança do Universo Marvel Cinematográfico, passa a contar com um universo partilhado de personagens e eventos da DC. Deste modo, não só participam as personagens coadjuvantes das BD de Batman e Super-Homem, mas também a Mulher-Maravilha. Para além desta estratégia, a premissa e título do filme certamente se inspiram no imaginário coletivo das brincadeiras de crianças com super-heróis, onde os heróis se opunham entre si para ver qual vencia. Aos poucos, com a alteração do target da BD norte-americana mainstream de super-heróis para os adolescentes – apesar de ser consumida por adultos – estas brincadeiras passaram da oposição de brinquedos à esgrima de argumentos sobre quem vence quem. Obviamente que qualquer leitor de BD já sabe, sem necessitar de nenhum spoiler, que, sejam quais foram as diferenças entre o Batman e o Super-Homem, após as cenas de pancadaria, certamente unirão esforços para lutar pelo bem comum, face a maiores ameaças.

Após a sua interpretação de Matt Murdock em Demolidor (2003), Ben Aflleck interpreta Batman, estando prevista este ano a reinterpretação do personagem no terceiro filme do DCEU, dedicado ao Esquadrão Suicida. Henry Cavill, Amy Adams, Diane Lane e Laurence Fishburne (que já tinha sido a voz do Surfista Prateado no filme de 2007 Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado) regressam de Homem de Aço para reinterpretarem respetivamente os papeis de Super-Homem, Lois Lane, Martha Kent e Perry White. O papel de Lex Luthor coube a Jesse Eisenberg e o de Alfred Pennyworth a Jeremy Irons. Gal Gadot intepreta o papel da Mulher-Maravilha, estando previsto ser a protagonista do filme homónimo no próximo ano.

Eis o trailer:

Eis a sinopse:
Temendo a imprevisibilidade das ações de um poderoso Super-Herói, o protetor e vigilante de Gotham City decide enfrentar o salvador de Metropolis, enquanto o mundo debate que tipo de herói realmente necessita. E com o Super-Homem e o Batman em guerra, uma nova ameaça emerge colocando a humanidade na sua mais perigosa situação de sempre.

Realização: Zack Snyder
Guião: Chris Terrio, David S. Goyer
Direção de Fotografia: Larry Fong
Atores: Ben Affleck, Henry Cavill, Amy Adams, Jesse Eisenberg, Diane Lane, Laurence Fishburne, Jeremy Irons, Holly Hunter, Gal Gadot
Música: Hans Zimmer, Junkie XL
Duração: 152 min

Outras Leituras