Balburdia_CapaA editora Pato Lógico publica um novo título da coleção Imagens que contam, uma série onde cada narrativa é contada exclusivamente por imagens, integrada num formato com algumas regras predefinidas: 32 páginas (mais guardas), um título com uma palavra apenas e a reinterpretação do logotipo da editora.

Os restantes títulos desta série, iniciada em 2013, tiveram como autores Marta Monteiro (Sombras Leitura Recomendada década 2010), André da Loba (Bestial), Catarina Sobral (Vazio – White Ravens 2014, Leitura Recomendada década 2010), Afonso Cruz (Capital – Prémio Nacional de Ilustração 2015), Bernardo P. Carvalho (Verdade?!) e João Fazenda (Dança Leitura Recomendada década 2010).

O novo título intitula-se Balbúrdia, sendo da autoria de Teresa Cortez. interpretarmos este livro, tais como outros da coleção supramencionada, como uma obra de banda desenhada tem por base uma breve explicação, que pode ser lida aqui e aqui, e à qual não retornaremos neste artigo.

Eis o vídeo de apresentação:

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Balbúrdia conta a história de um menino e o seu quarto desarrumado: “O foguetão do Tintim, um tambor que toca assim-assim, um elefante às riscas, um pião que roda pouco, um robô que parece louco… São brinquedos e mais brinquedos a encher um quarto que faz tempo não é arrumado por inteiro. Um dia… os brinquedos ganham vida. Balbúrdia, de Teresa Cortez, é o sétimo título da coleção Imagens que contam, criada pelo Pato Lógico, a lembrar-nos que no peito dos desarrumados também bate um coração.”

tc2TERESA CORTEZ vive e trabalha em Lisboa. Licenciou-se em Pintura e realizou o mestrado em Arte Multimédia na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Realizou a Pós-Graduação em Ilustração no ISEC, Lisboa. Desde 2003 faz ilustração para capas, revistas, posters e discos. Colaborou em projectos de ilustração e animação para Discos Pataca, EMI, Universal, Take It Easy, Ink Publishing, 2034, Bayard Jeunesse, Tcharan. Em 2011, foi seleccionada para a Exposição Internacional de Ilustradores da Feira do Livro Infanto-juvenil de Bolonha. Nesse mesmo ano recebeu o prémio “Melhor Curtíssima Portuguesa” no Festival de Animação de Lisboa Monstra.

A editora está a realizar um passatempo relacionado com este lançamento. Uma balbúrdia pode ser composta por objectos variados, desde brinquedos a peças de roupa. Como é composta a tua Balbúrdia? Descreve-a ou ilustra-a e envia para loja@pato-logico.com até dia 11 de abril. As participações serão avaliadas pela autora e a equipa do Pato Lógico. O autor da balbúrdia mais criativa e bagunçada recebe um exemplar autografado pela Teresa Cortez.

Balbúrdia
Teresa Cortez
Editora: Pato Lógico
Formato: 19,5 x 25 cm
Apresentação: capa dura
ISBN: 978-989-98470-7-1
Páginas: 32
Preço: 13,50€

nota: imagens cedidas pela editora.

 

Outras Leituras