onde-dormem-os-reisO livro A Minha Torre de Belém aos 500 Anos, com texto de Alexandre Honrado e ilustrações de Susana Matos, Leitura Recomendada – Década de 2010, não foi o primeiro livro dos autores e da chancela editorial Verbo dedicado ao património nacional.

Ao longo do livro, acompanha-se a descoberta da Igreja de Santa Engrácia por uma rapaz lisboeta, pela mão do seu avô. Na altura em que o livro foi escrito, ainda não tinha sido atribuído o estatuto de Panteão Nacional ao Mosteiro dos Jerónimos (o que ocorreu no dia 31 de março de 2016), existindo à data da sua escrita dois edifícios distintos com esse título: o conimbricense Mosteiro de Santa Cruz e a lisboeta Igreja de Santa Engrácia. Ao pedido do rapaz em visitar o local onde dormem os reis, o avô não se dirigiu a Coimbra, optando antes por lhe mostrar o local onde dormem alguns republicanos importantes. Além do preferido do avô – o futebolista Eusébio da Silva Ferreira, transladado em 3 de julho de 2015 -, são evocados também Almeida Garrett, João de Deus, Guerra Junqueiro, Aquilino Ribeiro, Amália Rodrigues, antigos Presidentes da República e Sophia de Mello Breyner – bem como os homenageados Camões, Pedro Álvares Cabral, Infante D. Henrique, Vasco da Gama, Afonso de Albuquerque e Nuno Álvares Pereira – enquanto se narra um pouco da história do edifício.

Susana Matos  utiliza as páginas duplas – e, inclusivamente, quádrupla nas folhas centrais – para a ilustração desta história, já se encontrando aqui presente o traço fino e o jogo de contrastes que se acentuaria em A Minha Torre de Belém aos 500 Anos, bem como a exploração das perspectivas e um misto de representação real e alegórica, enriquecendo sobremaneira a obra.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Temos ouvido falar tantas vezes do Panteão Nacional, que nos deu mesmo vontade de ir à procura dele e saber o que é, o que contém, o que oferece e dá a conhecer. As surpresas sucederam-se e o resultado está neste livro, que não descobre exatamente onde dormem os reis, mas descobre onde repousam algumas figuras importantes que se destacaram na República portuguesa. Aprender e brincar ao mesmo tempo. Não há forma mais divertida. E assim começa uma nova coleção para conhecermos o património material do nosso País.

Onde Dormem os Reis? Uma Visita ao Panteão
Alexandre Honrado & Susana Matos
Verbo
Páginas: 32
Apresentação: capa dura
Formato: 495 x 328 x 11 mm
ISBN: 9789722231497
PVP: 15,80 €