o-recado-de-rosie

A Kalandraka disponibiliza nas livrarias mais uma obra de Maurice Sendak, o autor da loose trilogy Onde Vivem os Monstros (Leitura Recomendada – Década de 1960), Na Cozinha da Noite (Leitura Recomendada – Década de 1970) e O que Está Lá Fora.

O Recado de Rosie foi publicado originalmente em 1960. É ambientado no bairro natal de Sendak, em Brooklyn, no qual Rosie utiliza o poder da imaginação para criar personagens imaginárias, transformar-se num ruidoso foguete ou brincar às cantoras, dançarinas, bombeiros ou cowboys, sozinha ou com os seus vizinhos, para quem também organiza espetáculos. Tudo em nome da diversão – individual ou coletiva – para se evadir do tédio da realidade.

Ao longo da obra com ilustrações a 3 cores, são desenvolvidas as relações entre as crianças, as suas emoções, a posição dominante de umas em relação às outras nas brincadeiras, a irreverência das brincadeiras quando têm total liberdade para o fazer, a harmonia e tensão entre a ficção e a realidade nas relações entre as crianças e entre estas e os adultos.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Este livro foi adaptado para animação, cuja primeira transmissão televisiva ocorreu na CBS em 1975. A adaptação, denominada Really Rosie, teve guião e realização do próprio Sendak, contando com a música de Carole King, que interpreta Rosie. A animação baseia-se ainda no conjunto de 4 livros que constituem a Nutshell Library (1962). Rosie é a prima donna do espetáculo, dando aos outros uma “audição” para determinar se são bons o suficiente para serem atores no seu filme, sendo as audições baseadas nos livros da Nutshell Library:

Eis a sinopse da editora:
O poder da imaginação e a sua capacidade de transformação da realidade são os recursos utilizados por Rosie e pelos seus amigos para se reinventarem diariamente. Brincar ao faz-de -conta, diluir-se em diferentes máscaras para fazer da vida um lugar emocionante.
Havia um recado escrito na porta de Rosie.
Dizia: «Se queres saber um segredo, bate três vezes.»
Kathy bateu e Rosie veio abrir a porta.
– Olá, Kathy.
– Olá, Rosie. Qual é o segredo?
– O segredo é que já não sou a Rosie.
– Então quem és?
– Sou Alinda, a cantora maravilhosa.
– Oh! – exclamou Kathy.

Para o processo criativo da obra e o contexto da mesma, recomenda-se o vídeo com a palestra do autor em 2003 no MIT em que, no que toca a O Recado de Rosie, não só aborda a verdadeira Rosie da sua infância e o seu reencontro, mas onde também racionaliza a razão que o levou a estudar o comportamento da vera Rosie nas brincadeiras de rua, com desenhos e notas realizados através da janela, perante a necessidade de também ele se entreter durante a ausência do seu irmão nas Filipinas durante a II Guerra Mundial. O trecho a que nos referimos encontra-se entre os 00:56:34 e 01:11:03 e pode ser visualizado aqui.

O Recado de Rosie
Maurice Sendak
Editora: Kalandraka
Páginas: 48
Apresentação: Capa dura
Formato: 17 x 22 cm
ISBN: 978-989-749-053-8

Outras Leituras