Cidade_Beja_CapaA nova coleção da Pato Lógico intitula-se A Minha Cidade e, segundo revela a editora, apresenta cidades do mundo para desdobrar e descobrir pelos olhos, mãos e pés de ilustradores que as habitam. Com esta colecção o Pato Lógico abre as asas e voa pelo mundo à procura de recantos escondidos no dia-a-dia de artistas internacionais. É aos ilustradores convidados que compete então a elaboração de cada obra, tendo como obrigatoriedade a composição de um mapa e a ilustração de 12 locais elegidos que têm de descrever. O design da coleção é da responsabilidade de André Letria e a editora.

Um dos primeiros volumes é da autoria de Susa Monteiro, dedicado a Beja, que ao longo de pouco mais de uma década se tornou um destino incontornável de todos os que apreciam banda desenhada. Em véspera do XII Festival Internacional de BD de Beja, é a altura ideal para o leitor se familiarizar com os locais que Susa Monteiro destaca na sua cidade natal e programar a sua visita.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis as coordenadas:

BEJA
País: Portugal
Região: Baixo Alentejo
Distrito e concelho: Beja
Área: 7,22 km²
Habitantes: 23500
Língua oficial: português
Gentílico: bejense ou juliano
Coordenadas: 38º01’N 7º 51’O
GMT: +0.00

É pequena e encantadora. Tem cerca de 23500 habitantes, que se conhecem quase todos, pelo menos de vista. Por esta cidade, capital do Baixo Alentejo, passaram os Celtas, os Fenícios, os Romanos e os Muçulmanos, ao longo de 2500 anos de História. Deixaram vestígios da sua ocupação por baixo de cada rua e cada casa. Em Beja, além dos museus, dos monumentos e das ruas do centro histórico, vale a pena ouvir o cante alentejano (Património Imaterial da Humanidade), provar a gastronomia e o vinho, e apreciar toda a beleza natura da região.

Eis a sinopse da editora:
Susa Monteiro, ilustradora portuguesa que vive e trabalha em Beja, mostra-nos o Jardim do Tribunal, onde conversa com os amigos horas a fio, a Casa da Cultura, onde gosta de desenhar e apreciar a primavera, ou a Biblioteca José Saramago, onde faz pesquisas e desenhos para os seus projectos, entre outros locais desta cidade alentejana.

SUSA MONTEIRO: nasci em Beja, uma pequena e agradável cidade no meio do Baixo Alentejo. estudei cenografia, figurinos e cinema de animação em Lisboa. Pouco depois, voltei para Beja, deixei o teatro e o cinema, e passei a dedicar-me à banda desenhada e à ilustração. Em 2005, criei com outros colegas a Bedeteca e o Festival Internacional de Banda Desenhada a Casa da Cultura. Quando não estou a passear os meus cães, estou a desenhar. Desenho para adultos e crianças, para livros, para a imprensa, para publicidade ou para mostrar em exposições.

nota: imagens cedidas pela editora.

Relacionado