cubierta_comic_HEREDERO_IMPERIO_portugal_okA Trilogia de Thrawn consiste num conjunto de histórias que prosseguem a narrativa dos filmes 5 anos após os eventos ocorridos em O Regresso de Jedi. Publicados inicialmente sob a forma de romance, o primeiro dos quais em 1991, imortalizaram o nome do romancista Timothy Zahn no universo expandido de Star Wars, pois devolveram uma inesperada popularidade a uma franchise que muitos acreditavam ter acabado com os filmes, uma vez que existia pouca expetativa quanto à produção de novos filmes da saga Star Wars desde 1983, bem como há cinco anos que não era impressa nenhuma nova ficção relativa a este universo. O sucesso da trilogia originou uma nova linha de romances dedicados a Star Wars, alguns dos quais da autoria de Zahn. Nesse mesmo ano, a Dark Horse obteve a licença para a publicação de banda desenhada, tendo editado milhares de comic books (e republicado os inicialmente publicados pela Marvel entre 1977 e 1987) ao longo de 33 anos.

Entretanto, os 3 romances, parte integrante e fundamental do então canon Star Wars, foram adaptados pela Dark Horse à banda desenhada, através da publicação de 3 minisséries de 6 números cada. Com argumento de Mike Baron nas 3 minisséries, a primeira contou com os desenhos e arte-final de Oliver Vatine e Fred Blanchard, a segunda com Terry Dodson e Kevin Nowlan e a terceira com Edvin Biukovic e Eric Shanower.

Em dezembro de 2009, a Dark Horse publicou pela primeira vez um livro em capa dura com todos os 18 comic books da trilogia, semelhante ao que a Planeta Manuscrito edita agora no nosso país. A principal diferença é a Lucasfilm ter sido adquirida pela Disney em 2012 e ter sido anunciado em 2014 que todo o material pré-existente que não os capítulos cinematográficos I a VI e o filme e série televisiva Star Wars: The Clone Wars, não eram mais considerados como pertencentes à (nova) continuidade, passando a ser referidos por Star Wars Legends. Como se pode verificar na edição nacional, encontra-se a palavra Lendas impressa na capa.

Apesar de ser a primeira vez que a trilogia é compilada em Portugal num único volume, estas bandas desenhadas já tinham conhecido edição nacional nos volumes 40 e 41 da Coleção Star Wars, editada pela Planeta DeAgostini em 2013, com distribuição nas bancas e já não disponível.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Chega agora a Portugal a banda desenhada de uma das mais aclamadas obras do universo expandido de Star Wars, adaptada dos romances de Timothy Zahna. Um livro em capa dura, que reúne todas as adaptações a banda desenhada da famosa trilogia de romances de Timothy Zahn: a saga de três livros que narram os acontecimentos após O Retorno de JediA Trilogia de Thrawn é considerada um dos mais importantes marcos do universo expandido de Star Wars. Muitos fãs da saga consideram-na a verdadeira continuação da trilogia original. A narrativa original foi usada como base criativa para vários outros produtos da série, incluindo elementos de jogos, filmes e animações. Esta adaptação a BD chega pela mão da extraordinária equipa criativa formada pelo guionista Mike Baron e os desenhadores Olivier Vatine e Fred Blanchard. Cinco anos depois de Estrela da Morte ser destruída e de Darth Vader e o Imperador derrotados, Luke Skywalker torna-se o primeiro de uma há muito esperada linhagem de Cavaleiros Jedi, enquanto a princesa Leia e Han Solo estão casados e esperam gémeos. Mas a galáxia ainda não está a salvo. A derrotada Frota Imperial encontrou um novo comandante na pessoa do último dos senhores da guerra do Imperador, o grande almirante Thrawn, que fez duas descobertas vitais capazes de destruir a Nova República de Luke e da Aliança Galáctica.

STAR WARS
A TRILOGIA DE THRAWN
O HERDEIRO DO IMPÉRIO | O DESPERTAR DA FORÇA NEGRA | A ÚLTIMA ORDEM
Argumento: Mike Baron (adaptado dos romances de Timothy Zahn)
Desenho e arte-final: Oliver Vatine & Fred Blanchard | Terry Dodson & Kevin Nowlan | Edvin Biukovic e Eric Shanower
440 páginas
PVP: 37,95€
Nas livrarias a partir de 18 de maio.

nota: imagens cedidas pela editora.