vampirosQuando entrevistámos Filipe Melo em novembro do ano passado sobre a sua nova banda desenhada com a interpretação livre do tema de Zeca Afonso Os Vampiros, o argumentista revelou que já se encontrava a trabalhar na mesma desde 2010. Inclusivamente, uma versão desta obra, ambientada na Guiné-Bissau e no Senegal durante a Guerra Colonial Portuguesa, já foi distinguida em 2014, obtendo a terceira classificação entre as 281 candidaturas a Guiões – Festival do Roteiro da Língua Portuguesa, evento anual destinado a promover a qualidade dos guiões cinematográficos em língua portuguesa.

Com as devidas alterações, a transposição para a banda desenhada faz-se pela mão do argentino Juan Cavia, que já havia sido o ilustrador da trilogia Dog Mendonça e Pizzaboy e respetivos Contos Inéditos.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Depois do êxito da trilogia de livros de BD “As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy” (cerca de 30 000 exemplares vendidos), o argumentista Filipe Melo regressa à BD na companhia do desenhador argentino Juan Cavia.
Guiné, Dezembro de 1972. Em plena guerra colonial, um grupo de soldados portugueses é destacado para uma operação secreta no Senegal. Porém, à medida que vão sendo consumidos pela paranóia e pelo cansaço, esta missão aparentemente simples vai transformar-se num verdadeiro pesadelo. Embrenhados na selva, estes homens terão de enfrentar sucessivos demónios – os da guerra e os que trouxeram consigo.

FILIPE MELO dedica-se à música e à banda desenhada. Estudou no Hotclube de Portugal e no Berklee College of Music, em Boston. Colaborou, como pianista ou arranjador, com músicos como Camané, The Legendary Tigerman, Carlos do Carmo, GNR, Deolinda e Old Jerusalem. O seu hobby e a sua maior paixão é o cinema. Escreveu, produziu e realizou vários projectos de culto: I’ll See You in My Dreams, vencedor do Fantasporto 2004 e Um Mundo Catita, série de televisão exibida na RTP. Realizou ainda videoclipes, documentários e anúncios publicitários. Em 2011, foi convidado para escrever para a Dark Horse Presents, ao lado de nomes como Frank Miller, Dave Gibbons e Mike Mignola. Actualmente, lecciona na Escola Superior de Música.
JUAN CAVIA trabalha como director de arte para cinema e publicidade, destacando-se a sua participação como set designer no filme El Secreto de Sus Ojos, vencedor do Óscar para Melhor Filme Estrangeiro.vampirospress3

Os Vampiros
Argumento: Filipe Melo
Arte: Juan Cavia
Páginas: 232
Apresetação: capa dura
Edições Tinta-da-chinacomemtudo

O lançamento da obra ocorre no Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, à qual se segue uma tour nacional de apresentação do livro e sessões de autógrafos:tournota: imagens cedidas pela editora.