Cantiga do Caçador e outras histórias

Cantiga do Caçador e outras histórias

cantiga_do_cacadorApós O Macaco de Rabo Cortado e Vem aí o Zé das Moscas, lançados o ano passado, a Asa prossegue a republicação da série Histórias Tradicionais Portuguesas Contadas de Novo da autoria de António Torrado. Tal como no segundo volume, as ilustrações estão a cargo de Maria João Lopes.

A história que dá nome ao título do livro, Cantiga de Caçador, foi recuperada de um peça da autoria de António Torrado intitulada Zaca Zaca, estreada no Teatro Nacional D. Maria II em 1985 e, no ano seguinte, publicada em livro. Trata-se de um pequeno poema onde se aborda a liberdade. O Burro Zurrou Três Vezes é um divertido conto que parte da crença de Chico Parvoeiro de que faleceu para percorrer uma espiral de dislates que não vive só o protagonista mas também quem o rodeia. A Lição da Samarra tem um final moral, a de que as crianças devem ajudar os seus progenitores com as tarefas do quotidiano. Porém, o interessante da narrativa é a forma encontrada para “convencer” a filha a fazê-lo. Por fim, O Soldado que Meteu o Diabo no Saco é a história mais longa, ocupando a maioria do livro. Nesta, João Soldado tentava enganar o próprio Diabo. Serviu de inspiração para a peça de teatro Salta para o Saco, que foi posteriormente publicada em livro. Em quase todas as histórias apresentadas este volume, António Torrado cruza uma linguagem acessível aos mais novos com um extenso volume de termos que certamente lhes são estranhos, graças ao desuso ou ao regionalismo oral, o que, se por um lado, pode acrescentar um bem-vindo desafio, por outra tempera as narrativas com um toque muito especial.

Maria João Lopes emprega uma técnica mista, sendo a pintura complementada com a fotografia e a colagem, mas com um cuidado especial para não conferir a estas imagens de histórias de outrora – mas de sempre – um mundo visual vanguardista. Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Novo volume da coleção em que António Torrado dá outro fôlego às histórias que encantaram e encantarão gerações atrás de gerações. Desta feita há um caçador que canta e um burro que zurra, entre muitos outros!
Conjunto de quatro histórias pertencentes à tradição oral portuguesa e recontadas por António Torrado. Histórias incluídas neste livro:

Cantiga do Caçador
O Burro Zurrou Três Vezes
A Lição da Samarra
O Soldado que Meteu o Diabo no Saco
Obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para leitura autónoma.

ANTÓNIO TORRADO. Autor de uma obra vastíssima que abrange, além da produção para livro, a escrita para cinema, televisão, rádio e teatro, vem dedicando cada vez mais atenção a este último género literário, nomeadamente o teatro para jovens espectadores.
MARIA JOÃO LOPES. Autora de narrativas gráficas com e sem palavras, bem como ilustradora de livros infantis e gravuras.

Cantiga do Caçador e outras histórias
António Torrado e Maria João Lopes
Coleção: Histórias Tradicionais Portuguesas Contadas de Novo #3
Número Páginas: 64
Editora: ASA
Dimensões: 282 x 10 x 222 mm
ISBN: 9789892334790

Deixa um comentário