Augusto Trigo

A Bedeteca da Amadora inaugura, no próximo dia 23 de junho, pelas 19h00, a exposição Augusto Trigo e Jorge Magalhães, mostra que dá a conhecer a cumplicidade do trabalho desenvolvido entre argumentista e desenhador e onde é feita uma abordagem a diferentes géneros que se afirmaram na Banda Desenhada. Trata-se da primeira colaboração do Clube Português de Banda Desenhada com a Bedeteca da Amadora.

Eis a sinopse da organização:
No momento em que a banda desenhada em Portugal fez a transição dos jornais e revistas para os álbuns, destacaram-se as obras da autoria de Augusto Trigo e Jorge Magalhães.

A Moura Cassima, terceiro título da coleção Lendas de Portugal em Banda Desenhada, foi o primeiro álbum distinguido na Amadora com o prémio para o melhor álbum português de banda desenhada, em 1992. Dez anos antes, o Clube Português de Banda Desenhada distinguia os dois autores com o Troféu O Mosquito, reconhecendo Jorge Magalhães como Melhor Argumentista do Ano de 1981, e Augusto Trigo como Revelação do Ano de 1981.

35 anos depois desse 1981 que revelava Trigo, num ano em que Jorge Magalhães completa 40 anos de atividade como argumentista, justifica-se uma exposição de banda desenhada da histórica dupla, na cidade que ainda distinguiria os dois autores com o mais prestigiado prémio da BD portuguesa, o Troféu Honra (Jorge Magalhães em 1999 e Augusto Trigo em 2000).

Para além da apreciação da notável técnica individual que distingue cada um dos dois autores, a mostra permite abordar a temática do trabalho em colaboração entre argumentista e desenhador, e observar a forma de abordagem a diferentes géneros que se afirmaram na banda desenhada.

A exposição, presente na Bedeteca da Amadora a partir de 23 de junho, parte dos muitos originais que Augusto Trigo doou ao Município da Amadora. Trata-se da primeira colaboração do Clube Português de Banda Desenhada com a Bedeteca da Amadora, permitindo ao Município associar-se à celebração do 40.º aniversário do Clube, e permitindo à banda desenhada portuguesa reconhecer e homenagear o trabalho em colaboração de dois autores fundamentais na sua história recente.

Exposição Augusto Trigo e Jorge Magalhães
Galeria da Bedeteca da Amadora | Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos (piso 2)
Av. Conde Castro Guimarães N.º 6 – Venteira
2720 – 119 Amadora
Inauguração | 23 de junho | 19h00
Exposição patente até 26 de agosto.
Entrada livre.

Horário da Bedeteca:
Terça a sábado: 10h00 – 18h00

nota: imagem cedida pela organização.