PortoCartoon 2016

Esta semana têm lugar as diversas atividades da 18.ª edição do PortoCarton,  integrando as Festas da Cidade do Porto – Capital do Cartoon. A inauguração e cerimónia de entrega de prémios do PortoCartoon-World Festival 2016 decorre no dia 23 de junho, às 15h00, no Museu Nacional da Imprensa. No concurso deste ano, participaram cerca de 500 artistas, que submeteram um número aproximado de 1800 obras, oriundas de 60 países de todos os continentes.

Irão é o país com maior participação, com mais de duas centenas de trabalhos, provenientes de 60 cartunistas. Seguem-se-lhe a Roménia, Brasil, Turquia, Portugal, China, Sérvia e Ucrânia.

O Júri internacional do 18.º PortoCartoon teve como Presidente Honorário Georges Wolinski – cartunista do Charlie Hebdo assassinado em 2015, em Paris, e que durante uma década tinha sido presidente do Júri. Integraram o Júri 2016: Bernard Bouton (presidente da FECO), Luís Humberto Marcos (diretor do Museu Nacional da Imprensa), Luís Mendonça (representante da Faculdade de Belas Artes do Porto), Roberto Merino (encenador) e Xaquín Marín (fundador do Museo de Humor de Fene, Espanha).

Os vencedores do 18.º PortoCartoon receberão os troféus (desenhados por Siza Vieira) e os prémios durante a cerimónia de abertura da exposição que decorrerá nas instalações do Museu Nacional da Imprensa e noutros locais do Grande Porto, em junho.

A importância do tema central do PortoCartoon 2016, em sintonia com a UNESCO que denominou 2016 como Ano do Entendimento Global, e a elevada qualidade dos trabalhos foram sublinhadas pelos membros do Júri, na conferência de imprensa realizada no Museu Nacional da Imprensa.

PRÉMIOS PORTOCARTOON 2016

Como tínhamos anunciado, o tema principal a concurso para o XVIII PortoCartoon Word Festival foi o Entendimento Mundial. O Grande Prémio PortoCartoon foi atribuído a MAHBOOBEH PAKDEL (Irão). MUHITTIN KOROGLU (Turquia) foi galardoado com o 2.º prémio. Os vencedores ex-aequo do 3.º prémio foram JEAN PLANTUREUX “PLANTU” (França) e MIHAI IGNAT (Roménia).

Foram ainda atribuídas menções honrosas a CAU GOMEZ (Brasil), MAHBOOBEH PAKDEL (Irão), ILYA KATZ (Israel), ALESSANDRO GATTO (Itália), ANGEL BOLIGAN (México) – com  direito a 2 menções honrosas -,  VASCO GARGALO (Portugal), ANDREI POPOV (Rússia), SAJAD RAFEEI (Irão), EMRAH ARIKAN (Turquia) e OLESKSY KUSTOVSKY (Ucrânia).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:


Para os Prémios especiais de Caricatura 2016, foram designadas duas grandes figuras de fama mundial: Charlie Chaplin (1989-1971) e Sara Sampaio (n. 1991).

Há cem anos, Charles Chaplin vivia o seu ano de ouro. Em 1916 produziu alguns dos filmes de comédia mais importantes da história do cinema. Foi o ano de maior produção chapliniana: oito filmes, entre eles O Vagabundo (cuja personagem já havia criado em 1914). Figura imortal da história do cinema, Chaplin continua a encantar miúdos e graúdos em todo o mundo.

PRÉMIO ESPECIAL DE CARICATURA – CHARLIE CHAPLIN

O 1.º prémio foi atribuído a CAU GOMEZ (Brasil). O 2.º e 3.º prémios foram respetivamente atribuídos a MARIA GRAZIA QUARANTA (Itália) e LUIZ CARLOS FERNANDES (Brasil). Foram ainda atribuídos menções honrosas a IVAN PRADO (Alemanha), PEDRO MOLINA (Nicarágua) e ANTÓNIO SANTOS “SANTIAGU” (Portugal).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:


Sara Sampaio, manequim natural do Porto e a viver em Nova Iorque, tem sido capa das revistas de moda mais famosas do mundo. Alguns dos anúncios que protagoniza têm um cariz risível, como o de fazer derreter o gelo, numa marca de hambúrguer.

PRÉMIO ESPECIAL DE CARICATURA – SARA SAMPAIO

PortoCartoon

No dia 22 de junho, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, é inaugurada a exposição do Prémio Especial de Caricatura Sara Sampaio.

O 1.º prémio foi atribuído a MARZIO MARIANI ODDONKEY (Itália). O 2.º e 3.º prémios foram respetivamente atribuídos a NICOLETA IONESCU (Roménia) e LUIZ CARLOS FERNANDES (Brasil). Foram ainda atribuídos menções honrosas a ALIREZA PAKDEL (Irão) e PEDRO SILVA (Portugal).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:


OUTRAS ATIVIDADES

A edição deste ano do PortoCartoon conta ainda com outros eventos, com destaque para a homenagem ao recentemente falecido Siné. Eis uma listagem dalgumas das restantes atividades:

  • 25 e 26 de junho: FESTA DA CARICATURA (gratuita), na Estação de São Bento (15h00 às 18h00).
  • 27 e 28 de junho: MASTERCLASS DE DESENHO DE HUMOR com ALESSANDRO GATTO, na Casa Wolinski.

portocartoon_rodape