IMG_20160617_163756No dia 25 de junho (sábado), tem lugar a finissage de △, uma exposição individual de Xavier Almeida no espaço Zaratan – Arte Contemporânea,  em Lisboa, que reúne uma série de novos trabalhos, pensados especificamente para os espaços da galeria.

É a partir do triângulo (△) Natureza / Homem / Paisagem que se molda a exposição. Trata-se de uma imersão na humanização do território e na construção da paisagem através de uma série de desenhos, instalações e ações. “△” apresenta-se também como aglomeração de diferentes áreas de trabalho do autor.

É neste âmbito, como parte integrante da exposição “∆” de Xavier Almeida, que no dia 25 de junho, pelas 18h00, terá lugar o lançamento do primeiro número das edições Mimeógrafo, uma coprodução com António Caramelo. O nome das edições revela a máquina de impressão: o mimeógrafo – ligado a movimentos de guerrilha político-social brasileiros das décadas de 60 e 70 do século passado, devido à sua absoluta autonomia de eletricidade, facilidade de transporte e rápida execução.

XAVIER ALMEIDA (1980, Ovar) vive e trabalha atualmente em Lisboa. Não optando pelo ensino artístico académico (e após Mestrado Clássico em Arquitectura), Xavier decide ser assistente de artista: em primeiro no Atelier Van Lieshout (Roterdão, 2009) e depois com Fernanda Fragateiro (Lisboa, 2010- 2015). Desenvolve desde 2008 projetos em várias áreas, principalmente em Desenho, Banda Desenhada, Instalação e Interação. Os temas mais comuns balançam entre a comédia e o absurdo.

image14638393594172