TaoTaoGrande_CPweb

Com a adolescência, o desenvolvimento cognitivo acompanha o desenvolvimento físico e social. A questão do autoconceito assume normalmente um peso que não tinha durante a infância. Os membros superiores e inferiores alcançam frequentemente o tamanho definitivo antes do tronco. A voz altera-se. No género masculino, o bigode e barba começam a delinear a sua presença, os ombros alargam, há um aumento da massa muscular…

Samuel vivencia tudo isto como se se tratasse de um absurdo kafkiano, tendo durante a noite não se metamorfoseado numa barata mas sim num hipopótamo, graças ao aumento do peso e estatura que garantem que não consiga vestir as habituais roupas.

Escrito e ilustrado por Catarina Sobral, a autora recorre frequentemente a grande manchas azuis e vermelhas – e pretas – que contrastam na folha branca, pontilhada aqui e ali pelo amarelo. Sem que o Samuel alguma vez abandone o seu quarto, onde brinquedos de infância se misturam com os compêndios de entomologia e desenhos de países inventados, a autora providencia um final de narrativa aparentemente feliz para o protagonista.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Certa manhã, ao acordar, o Samuel deu por si na cama transformado num GIGANTESCO HIPOPÓTAMO.

Da noite para o dia, o Samuel já mal cabia na cama, no quarto e nos sapatos. Pesava 538 quilos, só conseguia ver parte do focinho ao espelho e, o pior de tudo, agora tinha… um bigode! Como podia ele ir assim para a escola?

Uma metáfora colorida e bem-humorada do crescimento, com a marca inconfundível da autora/ilustradora Catarina Sobral.

CATARINA SOBRAL é ilustradora e designer de comunicação, com incursões nas áreas da gravura e do cinema de animação. Autora dos livros ilustrados Greve (Menção Especial no Prémio Nacional de Ilustração), Achimpa (eleito Melhor Livro Infanto-Juvenil pela Sociedade Portuguesa de Autores) e O Meu Avô (vencedor do Prémio Internacional de Ilustração na Feira do Livro de Bolonha 2014 e seleccionado para a Exposição de Ilustradores da Feira do Livro de Bolonha), Catarina Sobral assina ainda, nas edições Orfeu Negro, alguns book trailers da colecção Orfeu Mini. Tão Tão Grande é o seu mais recente livro.

Tão Tão Grande
Catarina Sobral
Páginas: 40
Encadernação: capa dura
Editora: Orfeu Negro
Formato: 26 x 21,8 cm
ISBN: 9789898327697
PVP: 13,50€

Catarina Sobral

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de SousaAdministrador