Cap Escolhido Capa

A Salvat remeteu hoje para divulgação algumas imagens de previews  e mais informação reativa ao vigésimo volume da Coleção Graphic Novels Marvel, publicado no passado dia 27 de junho e que tínhamos apresentado na altura aos leitores aqui.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a nova sinopse da editora:

Durante mais de meio século, o Capitão América tem sido um símbolo da liberdade na luta contra a tirania, onde quer que ela surja. Mas o maior soldado de todos os tempos está a morrer… Naqueles que podem bem ser os seus últimos momentos na Terra, Steve Rogers tem de tentar encontrar alguém igualmente nobre de espírito, e corajoso o suficiente, para se tornar no Capitão América de toda uma nova geração de americanos.

Este volume reúne os números 1 a 6 de Captain America: The Chosen.

David Morrell é talvez um dos mais influentes escritores contemporâneos de suspense e de thrillers, um Canadiano que durante anos leccionou literatura inglesa na Universidade do Iowa. Não devem ser muitos os leitores portugueses que conheçam o seu nome, mas ele foi o criador de Rambo, herói do primeiro romance que escreveu, First Blood. Era portanto natural que Morrell fosse convidado para escrever uma história de outra personagem quintessencialmente americana, desta vez o Capitão América. E Morrell irá criar um dos mais belos contos do Sentinela da Liberdade, uma verdadeira homenagem ao herói.

Publicada durante a controversa fase escrita por Ed Brubaker, em que Steve Rogers seria assassinado (no rescaldo da Guerra Civil), a história que Morrell escreveu ficou fora da continuidade, uma espécie de What If? que explora o próprio mito da personagem que ele representa. Chamamos aliás a atenção para o excelente artigo/entrevista de Morrell no final do livro, e para a sua análise aprofundada do herói.

A acompanhá-lo neste livro, está Mitchell “Mitch” Breitweiser, um talentoso desenhador com muitos trabalhos assinados para a Marvel, que executa aqui algumas das suas mais brilhantes páginas de banda desenhada. O seu trabalho em O Escolhido ajudou a consolidar a sua fama e associou o seu nome ao do Capitão América.

Tal como com Capitão América: Uma Nova Era (volume 3 da coleção), os leitores portugueses foram aqui brindados por uma das mais belas histórias do Sentinela da Liberdade de sempre, belíssima ilustrada, e melhor ainda, totalmente fora da cotiuidade normal. Uma história auto conclusiva que faz jus ao nome desta coleção de melhores Graphic Novels da Marvel, e um dos pontos de entrada perfeitos para novos leitores.

Volume 20
CAPITÃO AMÉRICA: O ESCOLHIDO
David Morrell e Mitchell Breitweiser
160 páginas
ISBN: 978-84-471-2813-6
PVP: 11,99€

nota: imagens cedidas pela editora.