Dark MatterEsta semana, estreou no nosso país a segunda temporada da série televisiva Dark Matter na televisão por cabo, no canal Syfy, 4 dias após a estreia no seu país de origem.

Dark Matter em Banda Desenhada

Dark Matter foi criada por Joseph Mallozzi e Paul Mullie (guionistas e produtores das séries televisivas Stargate) para a televisão. No entanto, inicialmente tal não se viria a concretizar, tendo Mallozi e Mullie adaptado a sua ideia à banda desenhada, com desenhos de Garry Brown.

A casa editorial foi a Dark Horse, tendo sido publicados 4 números em formato de série limitada. Após acordarem sem memória de quem são, a bordo de uma nave especial, 4 homens, 1 mulher e 1 rapariga chegam ao destino previamente definido, uma colónia mineira, cujos habitantes estão prestes a ser eliminados por uma empresa.

Estes 4 comic books foram publicados entre janeiro e abril de 2012. A minissérie recebeu, de um modo geral, boas críticas, tendo o primeiro volume vendido nos EUA mais de 4000 exemplares. Em outubro de 2012, seria publicado o volume em capa mole com a compilação da minissérie, subintitulado Rebirth. A obra encontra-se inédita no nosso país.

Clique numa das 27 imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Dark Matter na televisão

Entretanto, Dark Matter regressou aos planos iniciais dos seus criadores, sendo posteriormente reconvertida em série televisiva. A primeira temporada teve direito a 13 episódios, transmitidos em 2015.

Eis a sinopse oficial da primeira temporada:
Uma aventura no espaço protagonizada pelos tripulantes de uma nave que anda à deriva pelo espaço. O início da série é marcado pelo fato de toda a tripulação acordar sem saber ao certo como chegaram até ali e o porquê. A partir daí, cada minuto conta para a sobrevivência de cada elemento a bordo e terão de trabalhar em conjunto para aguentarem esta viagem espacial que será marcada pela vingança, traição e muitos segredos. 

Dark Matter é interpretado por Melissa O’Neil (Les Miserables en Broadway), Marc Bendavid (Bitten), Anthony Lemke (White House Down), Alex Mallari Jr. (Robocop) e Jodelle Ferland (Twilight) com  Roger Cross (The Strain) e Zoie Palmer (Lost Girl). A série é uma produção de Prodigy Pictures (Lost Girl, XIII).

Eis o trailer da primeira temporada:

A banda desenhada corresponde aos primeiros 2 episódios da série televisiva. A série foi renovada para uma segunda temporada, a qual se iniciou em julho. Os episódios estão a ser transmitidos no Syfy 4 dias após a estreia no seu país de origem.

Eis o trailer da segunda temporada:

Eis a sinopse da segunda temporada:
A tripulação da Raza enfrenta ameaças em casa esquina e é obrigada a trabalhar em conjunto se quer sobreviver a uma viagem movida por vingança, traição e segredos. Nesta nova temporada, One e companhia vêem-se envolvidos numa conspiração intergaláctica, ao mesmo tempo em que procuram um misterioso dispositivo que poderá ser a chave para a vitória numa eventual guerra.

Refira-se que o canal Syfy está disponível na Meo (posição 86), NOS (posição 90) e Vodafone (posição 100).