chiisakobe-vol1Já é conhecido o vencedor do Prémio Ásia da Crítica 2016 atribuído pela francesa ACBD (Association des Critiques et journalistes de Bande Dessinée). Chiisakobe 1 de Minetaro Mochizuki sucede-se, deste modo, a Poison City de Tetsuya Tsutsui.

Chiisakobe é uma adaptação do romance histórico de Shuguro Yamamoto publicado em 1957.  Não se trata da primeira adaptação do romance, uma vez que em 2006 já tinha sido produzida uma minissérie televisiva japonesa. O autor Yamamoto (1903-1967) tem uma obra vasta, tendo dois dos seus romances inspirado vários filmes de Akira Kurosawa e outros realizadores. Em 1987, foi criado um prémio literário com o seu nome.

Apesar do romance Chiisakobe se passar no Período Edo, o manga foi transposto pelo premiado Minetaro Mochizuki para época atual. Mochizuki é especialmente conhecido pelo seu manga pós-apocalíptico Dragon Head.

Pode ler algumas páginas aqui:

É a décima vez que este prémio anual é atribuído pela ACBD, o qual tem como propósito distinguir uma obra asiática publicada em francês, dada a importância da edição de banda desenhada asiática no mercado franco-belga. A obra galardoada este ano, bem como a totalidade das obras galardoadas nos anos anteriores, encontram-se inéditas em Portugal.