AF_NOVELAS_GRAFICAS_2016_8_capaO oitavo volume da segunda série Novela Gráfica da editora Levoir, distribuído com o jornal Público, intitula-se Fax from Sarajevo, sendo da autoria de Joe Kubert.

Tendo sido galardoado com diversos prémios, entre os quais um Harvey, um Eisner e um Prémio para a melhor banda desenhada estrangeira no Festival Internacional de BD de Angoulême, estas memórias relatam os acontecimentos vividos pelo editor e agente Ervin Rustemagić durante o Cerco de Saravejo, na Bósnia e Herzegovina, durante a Guerra Civil Jugoslava, mais propriamente a Guerra da Bósnia.

Tendo, com os bombardeamentos das tropas sérvias, perdido a sua casa e bens nos subúrbios de Dobrinja – incluindo uma vasta coleção de desenhos originais de grandes nomes da banda desenhada – Rustemagić utilizou como único meio de contacto com o exterior um fax. Um dos destinatários dos faxes irregularmente enviados foi Joe Kubert, que pôde deste modo contar a sua história.

Tendo sido publicada originalmente em 1996 pela Dark Horse, esta BD inédita em Portugal é editada no nosso país vinte anos depois.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Joe Kubert foi uma das grandes lendas dos comics, com uma carreira que abarcou boa parte da história da banda desenhada americana, dos anos 40 ao século XXI. Conhecido pelo seu trabalho em séries da DC, Kubert foi também criador de inúmeras personagens suas, entre as quais o célebre Tor. Foi também fundador de uma escola de arte sequencial, The Joe Kubert School of Cartoon and Graphic Art, que formou alguns dos grandes artistas de comics actuais, entre os quais os seus dois filhos, Andy e Adam Kubert.

Joe Kubert contou neste livro a história do seu agente, Ervin Rustemagić, preso em Sarajevo durante o cerco da cidade, usando como base para o seu argumento os faxes que ia recebendo. Em Abril de 1992, começa o cerco de Sarajevo – ninguém pode sair da cidade sem arriscar a morte às mãos dos snipers e patrulhas sérvios. Ervin Rustemagić e a sua família sobreviveram a dois anos e meio de privações e medo, comunicando com o exterior apenas por faxes enviados irregularmente, em que contaram o horror da guerra e do genocídio em solo europeu.

AF_NOVELAS_GRAFICAS_2016_8_fv

Volumes já publicados na coleção:
1.- V de Vingança – Alan Moore & David Lloyd
2.- Terra de Sonhos – Jiro Taniguchi
3.- Presas Fáceis – Miguelanxo Prado
4.- A Dança das Andorinhas – Zeina Abirached
5.- A História de um Rato Mau – Bryan Talbot
6.- A Garagem Hermética – Moebius
7.- Parque Chas – Ricardo Barreiro & Eduardo Risso

Volumes a publicar na coleção:
9.- Valentina – Guido Crepax
10.- Daytripper – Fábio Moon e Gabriel Bá
11.- Luna Park – Kevin Baker e Danijel Zezelj
12.- Fogos e Murmúrios – Mattotti e Kramsky
13.- O Inverno do Desenhador – Paco Roca
14.- A Asa Quebrada – António Altarriba e Kim
15.- Os Exércitos do Conquistador – Jean-Claude Gal e Jean-Pierre Dionner

nota: imagens cedidas pela editora.