AF_NOVELAS_GRAFICAS_2016_10_fComo divulgámos, ao longo de 6 meses, a editora Levoir irá publicar 4 obras de banda desenhada inéditas em Portugal, num total de 14 volumes, que constam do nosso projeto Leitura Recomendada. Após V de Vingança em junho e Watchmen em julho, esta semana foi publicado Daytripper de Fábio Moon e Gabriel Bá.

Trata-se do décimo volume da segunda série Novela Gráfica da editora Levoir, distribuído com o jornal Público. Poderão ler mais sobre a recomendação desta leitura aqui. Publicada inicialmente nos EUA em 2010, sob o formato de 10 comic books pela Vertigo (DC Comics), teve posteriormente direito a compilação em capa mole naquele país. Em 2014, foi lançada nos EUA a Deluxe Edition, em capa dura e com sobrecapa, com maiores dimensões e com material extra.

A obra conheceu edição brasileira em capa dura em setembro de 2011 pela Panini, tendo sido publicada uma versão em capa mole em janeiro de 2012. Foi a edição em capa mole que foi distribuída nas bancas portuguesas em 2013, podendo ser lido aqui uma resenha e visualizados 12 previews.

Quanto à presente edição de Daytripper da Levoir, pela primeira vez editada em Portugal, apresenta capa dura e, apesar dos autores serem brasileiros e a banda desenhada ter lugar no Brasil, tem a particularidade de se encontrar na norma europeia da língua portuguesa. Foi esta a decisão da editora, dada a obra ter sido originalmente publicada em língua inglesa na Vertigo (DC Comics), não tendo sido negociados com a Panini os direitos do texto brasileiro da edição que chegou às bancas nacionais há 3 anos.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Esta semana publica-se o volume 10 da colecção Novela Gráfica, Daytripper, de Fábio Moon e Gabriel Bá, o premiado trabalho dos gémeos brasileiros, que conta, num registo intimista com um toque de realismo mágico sul-americano, a vida (e as mortes) de Brás de Oliva Domingos, um escritor de obituários. Def­inida muito simplesmente pelos seus autores como “uma história sobre a vida”, cada capítulo de Daytripper incide sobre um momento específ­ico da vida de Brás de Oliva Domingos, o f­ilho de um escritor famoso que quer ser ele próprio também escritor, e sobre a forma como as escolhas que faz podem modif­icar a sua vida… e a sua morte. Intimista e surpreendente, Daytripper mostra a dupla ao seu melhor nível, numa história profundamente brasileira nos cenários e nas personagens, mas que lida com questões universais. Obra da editora Vertigo, galardoada com o Prémio Eisner, Harvey e Eagle Novo Comic em 2011.

AF_NOVELAS_GRAFICAS_2016_10

Volumes já publicados na coleção:
1.- V de Vingança – Alan Moore & David Lloyd
2.- Terra de Sonhos – Jiro Taniguchi
3.- Presas Fáceis – Miguelanxo Prado
4.- A Dança das Andorinhas – Zeina Abirached
5.- A História de um Rato Mau – Bryan Talbot
6.- A Garagem Hermética – Moebius
7.- Parque Chas – Ricardo Barreiro & Eduardo Risso
8.- Fax de Sarajevo – Joe Kubert
9.- Valentina – Guido Crepax

Volumes a publicar na coleção:
11.- Luna Park – Kevin Baker e Danijel Zezelj
12.- Fogos e Murmúrios – Mattotti e Kramsky
13.- O Inverno do Desenhador – Paco Roca
14.- A Asa Quebrada – António Altarriba e Kim
15.- Os Exércitos do Conquistador – Jean-Claude Gal e Jean-Pierre Dionner

nota: imagens cedidas pela editora.