bandasdesenhadas

O artista espanhol Rafa Sandoval colabora com Marvel Comics e DC Comics.

Rafa Sandoval é o novo artista confirmado para Comic Con 2016.

Rafael Sandoval López nasceu em 1975 em Granada. Assinou o seu primeiro trabalho como Rafa Lopez e mais tarde como Rafa Sandoval. Durante dois anos viveu em Barcelona onde começou a estudar Belas Artes. Esteve envolvido em várias áreas da animação como: ilustrações de personagens e storyboards. Nessas áreas trabalhou para a BRB em projetos como Fantaghiró e La Hija del Corsário Negro e colaborou também com um estúdio que realizava trabalho de animação, ilustração e banda desenhada para a Disney.

Está presente no universo da BD desde 2007 e conta já com trabalhos na Marvel Comics como Hercules, Avengers: The Initiative e X-Men Legacy e teve a oportunidade de colaborar em dois projetos diferentes com os reconhecidos escritores Brian Michael Bendis e Jonathan Hickman para linha Ultimate. Em 2012 começa a trabalhar para a DC Comics, desenhando para Catwoman, bem como para outros títulos: Action Comics, Suicid Squad, Superboy, Red Hood e os Outlaws.

Em 2015 eu trabalhava para Valiant Comics desenhando para X-O Manowar.

É atualmente, um dos regulares artistas de um novo projeto para o renascimento da DC: Hal Jordan and the Green Lantern Corps.

Deste modo, já ascende a 12 o número de confirmações para a CCPT deste ano, a qual decorre de 8 a 11 de dezembro, na Exponor, Matosinhos.

BANDA DESENHADA

comic conChris Claremont, um dos maiores nomes mundiais da Banda Desenhada, está confirmado na Comic Con Portugal 2016, como um dos cabeças-de-cartaz da área.

O argumentista é globalmente reconhecido pelo seu papel preponderante na saga da Marvel Comics, X-Men, tendo sido o co-criador de muitos dos principais protagonistas deste universo. Escreveu também para grande parte das obras e spin-offs da saga.

Para além disto, participou em grandes edições e graphic novels, incluindo Star Trek e Nightcrawler.

No seu percurso, conta com colaborações com Jim Lee, Milo Manara ou John Byrne, tendo sido entrevistado pelo próprio Stan Lee para a série The Comic Book Greats. O percurso incrível de Claremont já lhe valeu numerosos prémios ao longo da carreira.


Comic Con

Achdé está confirmado na Comic Con Portugal. O artista francês é responsável pela saga Lucky Luke desde o desaparecimento do seu criador, Morris.

Achdé cresceu dentro da banda desenhada através de diversos trabalhos para revistas e outras publicações.
Em 2003, surgiu a oportunidade de realizar um sonho de infância e desenhar o famoso Lucky Luke, algo que ainda faz nos dias de hoje.
Vai estar presente na Comic Con Portugal para painéis e sessões de autógrafos.


Comic ConO artista búlgaro Alex Maleev está confirmado na Comic Con Portugal. Maleev consolidou o seu percurso na Banda Desenhada com publicações como Daredevil e HellBoy, colaborando com as maiores editoras norte-americanas, incluindo Marvel, DC Comics ou Dark Horse Comics. Para além disto, colabora regularmente com Brian Michael Bendis em diversas produções.
Maleev é um dos primeiros autores confirmados no maior evento de cultura pop do país e estará em Portugal para partilhar a sua experiência com todos os fãs, assim como assinar autógrafos.


Comic ConO artista croata Esad Ribic, reconhecido pelo percurso na Banda Desenhada norte-americana, vai estar na Comic Con Portugal.

Ribic, que tem uma longa ligação à Marvel Comics, possui um vasto leque de trabalhos publicados na editora. O mais notável foi Thor: God of Thunder, assim como o crossover Secret Wars,, em 2015.

Para além destes, destaque para Loki, Silver Surfer: Requiem, Sub-Mariner: The Depths.


andre lima araujoAndré Lima Araújo (1985) formou-se em Arquitectura na Universidade do Minho, em 2009, e trabalhou um ano como arquitecto.

Começou, em 2011, a carreira como ilustrador. Após uma série de pequenos trabalhos para entidades várias, começa, em 2012, a relação com a Marvel. Ilustra vários números de diferentes títulos (FF, X-Treme X-Men, Fantastic Four, Age of Ultron) passando em 2013 a autor regular da nova série mensal Avengers A.I. Seguiram-se os Inhumans e Spider-Man (nos livros Spider-Verse e Spidey). Publicou recentemente Man Plus (Titan Comics), escrito e desenhado por si e prepara agora um novo livro original com Ales Kot (G.G., a publicar em 2017).


bandasdesenhadas

Miguel Mendonça é um artista Português, natural de Olhão. No final de 2015 começou a colaborar como ilustrador, com a DC Comics, através do livro Wonder Woman #47 e em 2016 está a dar continuidade às colaborações com esta mesma editora, tendo vindo a trabalhar em diversos números das series Wonder Woman e Teen Titans.

O seu percurso artístico esteve sempre associado à banda-desenhada tendo integrado, na sua adolescência, um pequeno núcleo de BD em Olhão e participado em vários concursos locais e nacionais entre 2001 e 2008.

Em 2013 começou a trabalhar profissionalmente em Banda-Desenhada com a editora americana Zenescope no livro: Grimm Fairy Tales. A resposta da editora foi positiva pelo que, entre 2014 e 2015, colaborou com diversos títulos da mesma. Passando por series como OZ, Tales from OZ, Warlord of Oz e The Little Mermaid.


CINEMA & TV

ivanabaqueroIvana Baquero é reconhecida pelo seu papel na série The Shannara Chronicles.

Ivana nasceu a 11 de junho de 1994 e frequentou a The American School of Barcelona, completando o ensino secundário em 2012.

Teve a sua grande oportunidade em 2006 quando Guillermo Del Toro lhe deu o papel principal em “O Labirinto do Fauno”, o seu aclamado thriller de fantasia. Inicialmente, o papel de Ofelia deveria ter sido representado por uma menina de oito anos. Mas, devido à sua brilhante audição, o guião foi alterado para incorporar Ivana, que na altura tinha 11 anos.

Em 2007, Ivana recebeu o prémio Goya para Melhor Atriz Revelação, devido ao seu papel em “O Labirinto do Fauno”. (Além do prémio Goya, recebeu também vários outros prémios, como por exemplo, o prémio Para Melhor Atriz Revelação por parte da Unión de Actores y Actrices, o Prémio Saturno para Melhor Jovem Atriz e o Prémio Imagen para Melhor Atriz…).

Antes de participar em “O Labirinto de Fauno”, Ivana já tinha participado em vários filmes. Os mais notáveis foram “Frágeis” no qual também participou Calista Flockhart e “Romasanta – A Caça ao Lobisomem” no qual contracenou com Julian Sands. Em ambos os filmes representou papeis secundários e tinha apenas 9 e 10 anos.

O seu primeiro papel num filme americano foi na longa-metragem “A nova filha”, onde contracenou com Kevin Costner. Alguns dos seus projetos mais recentes incluem “Another Me”, um filme da Fox International (realizado por Isabel Coixet) no qual representou o papel de uma estudante britânica, um filme espanhol intitulado “El Club de los Imcomprendidos” e está preste a lançar dois novos filmes independentes intitulados “Gelo” e “Sister of Mine”.

Em 2015, deslocou-se à Nova Zelândia para gravar a série da MTV entitulada “As Crónicas de Shannara”. A série é baseada no best-seller de Terry Brooks “As Pedras Élficas de Shannara”.

Apesar de se dedicar completamente à sua carreira de atriz, também se encontra a estudar direito.


jasonisaacsJason Isaacs é reconhecido pelo papel de Lucius Malfoy na mundialmente famosa saga Harry Potter.

Isaacs deu vida ao bajulador Lucius Malfoy nos filmes de “Harry Potter”, ao Coronel Tavington em “O Patriota”, ao Capitão Gancho e ao Sr. Darling em “Peter Pan”, ao Capitão Steele em “Cercados”, a D.J. – o médico do barco – no clássico de culto “O Enigma do Horizonte”, a Major Briggs em “Green Zone: Combate pela Verdade” e ao homem mais inteligente do planeta, o Professor Quincy, em “Armageddon”, etc.

A nível televisivo, deu vida ao criminoso reincidente Michael Caffee na série “Brotherhood” da Showtime, a um agente do FBI chamado Peter Connelly na séria norte-americana “Dig”, a Jackson Brodie em “Case Histories”, uma série galardoada da PBS, e ao detetive Michael Britten em “Awake”, uma série dramática caracterizada pelas suas duas realidades paralelas.

Além disso, deu voz ao Inquisidor na versão inglesa de “Star Wars Rebels”, ao almirante Zhao em “Avatar: The Last Airbender”, bem como a centenas de personagens em dezenas de videojogos dos quais não se consegue lembrar (deu voz a Satanás duas vezes!).


davidbradleyO ator britânico David Bradley interpreta o papel de Argus Filch, o encarregado de Hogwarts, nos filmes da saga.

Devido à data em que é lançado o novo livro, “Harry Potter and the Cursed Child”, é agora anunciado como novo membro do painel Harry Potter, que terá lugar na Comic Con Portugal, juntando-se a Jason Isaacs (Lucius Malfoy).

Para além do papel como Filch, Bradley assume personagens de relevância em Game of Thrones, como Walder Frey, e em The Strain, como um dos protagonistas, Abraham Setrakian.


rila fukushimaRila Fukushima dá vida à personagem Katana na série Arrow e é uma das atrizes principais do novo filme Ghost in the Shell, onde contracena com Scarlett Johansson.

Foi também uma das protagonistas do filme The Wolverine.

Para além destas participações, Fukushima entrou também na quinta temporada da série Game of Thrones, como Red Priestess. Estará presente em painéis com os fãs, sessões de autógrafos e fotografias.


MEMORABÍLIA

Comic ConO escultor Brian Muir, autor de reconhecidas e icónicas obras na saga Star Wars, é convidado da Comic Con Portugal.

O britânico fez esculturas para mais de 70 grandes produções cinematográficas, com o grande destaque a ir para a mítica saga inventada por George Lucas.

Muir vai estar presente área Memorabília.

 

Comic Con