CVA_capa2O argumentista Juan Díaz Canales, conhecido dos leitores portugueses sobretudo devido à série Blacksad, estreia-se na banda desenhada enquanto autor do argumento e da ilustração com um livro Como Viaja a Água.

Editado em Portugal pela Arte de Autor, a obra inicia-se como se de um thriller se tratasse, mas é na realidade uma reflexão sobre a vida e sobre a morte, através de quatro gerações da mesma família. O livro foi originalmente publicado em Espanha em maio deste ano pela Astiberri.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Aos 83 anos, Aniceto tem muito poucos incentivos para se levantar todas as manhãs. Com o seu pequeno grupo de amigos octogenários, decide animar um pouco a sua rotineira existência dedicando-se à venda e tráfico de artigos roubados. O que começa quase como um passatempo torna-se inesperadamente numa tragédia quando os companheiros de Aniceto começam a aparecer mortos em estranhas e violentas circunstâncias.

Juan Díaz Canales nasceu em Madrid em 1972. Desde muito novo que gosta de banda desenhada. Aos 18 anos, começou a trabalhar num estúdio de desenhos animados de nome “Lápiz Azul”, onde conhece Juanjo Guarnido, com quem trava uma grande amizade. Juan continuou a viver em Espanha enquanto Juanjo é contratado pelo novo estúdio que a Disney abriu em Paris. Apesar da distância, começam ambos a realizar um projecto comum que obtém um êxito fulgurante: Blacksad , série da qual acabam por publicar cinco volumes e a qual obteve, em Espanha, o Prémio Nacional del Comic 2014.

Entretanto, Canales estuda Belas Artes na Universidade Complutense de Madrid, tendo decidido, em 1996, fundar a sociedade “Tridente Animación”
juntamente com Teresa Valero e outros dois amigos. Desde então, a sua actividade profissional divide-se entre a sua faceta de desenhador de pré-produção para séries de televisão e longas-metragens de animação, e a de argumentista de banda desenhada, a qual inclui obras como Los Patricios (desenhos de Gabor) ou Fraternity (desenhos de José Luis Munuera). Assina também, em conjunto com Rubén Pellejero, as novas aventuras de Corto Maltese, cujo primeiro tomo, que em espanhol dá pelo título Bajo el Sol de Medianoche, foi publicado em 2015.

Como Vai a Água
Juan Díaz Canales
Apresentação: livro cartonado
Número de Páginas: 108,  pb
Formato: 17,5 x 27,5 cm
Preço capa: 15,95€
ISBN: : 978-989-20-6811-4
Data de edição: Setembro de 2016
Editor: Arte de Autor

nota: imagens cedidas pela editora.