buildingstartrek

Para celebrar o 50º aniversário da saga está confirmado para a CCPT16 o documentário especial “Building Star Trek”.

A CCPT16 terá um painel de Star Trek com o documentário “Building Star Trek” e os seus produtores: Elliott Halpern and Elizabeth Trojian.

Após meio século de existência, Star Trek tornou-se num fenómeno de Cultura Pop sendo também uma verdadeira inspiração para o progresso social, tecnológico, científico e para a exploração espacial. No seu 50.º aniversário, “Building Star Trek” apresenta cientistas, atores e líderes culturais a se questionarem como tudo isto aconteceu e porquê.

Passados 50 anos, a franchise Star Trek continua a ser alimentada por novos conteúdos. Em Portugal, no mês passado estreou o décimo terceiro filme da saga, Star Trek: Além da Escuridão, com apresentações em 2D, 3D e 4D. Para janeiro está anunciada a estreia da sétima série televisiva, Star Trek: Discovery na Netflix, podendo neste momento os fãs portugueses rever todas as 3 temporadas da série original naquela plataforma. Apesar de outros produtos, como romances e banda desenhada atualmente produzidos nos EUA, não se encontrarem de momento a conhecer edição nacional, a homenagem da BD Disney à série está a ser publicada na revista Disney Comix, podendo os primeiros três capítulos da primeira incursão ser lidos nos números 157 a 159. Para outubro, está prevista a publicação em Portugal dos capítulos da segunda incursão Disney neste universo.

O documentário

Produzido pela Yap Films para o Smithsonian Channel e o Discovery Canada a propósito das comemorações do 50.º Aniversário da série televisiva Star Trek, o documentário longa-metragem Building Star Trek foi originalmente exibido nos EUA no passado dia 4 de setembro. Teve como produtores executivos Elliott Halpern e Elizabeth Trojian, sendo realizado por Mick Grogan. Os produtores executivos para o Smithsonian foram David Royle, Charles Poe e Tim Evans.

O documentário apresenta algumas imagens da série original, cujo elenco era composto por William Shatner, Leonard Nimoy, DeForest Kelley, Nichelle Nichols, James Doohan, Eddie Paskey, George Takei, Walter Koenig e Majel Barret.

Quando a série estreou em 8 de setembro de 1966, os espetadores visionaram diversos conceitos que se vieram posteriormente a materializar, como aparelhos de comunicação portáteis, computadores de secretária, vaivéns espaciais e ecrãs tácteis, entre outros. O criador da série foi capaz de conceber um mundo tão diferente do seu, que a série continuaria a ter um profundo legado na história da televisão, cinema e cultura popular em geral.

O documentário mostra a equipa de conservação do Smithsonian’s National Air and Space Museum a tentar restaurar e conservar o modelo original da U.S.S. Enterprise utilizado na série, com cerca de 3,35 metros e 113 quilogramas. Mostra ainda a reconstrução do modelo da ponte de comando da nave espacial da série original, utilizando objetos autênticos, a qual se encontra em exibição no EMP Museum, em Seattle.

É ainda entrevistada uma nova geração de engenheiros e cientistas que estão a tornar a tecnologia de Star Trek real, como warp drives, tricoders médicos, aparelhos de camuflagem e raios de tração.

startrek50