bandasdesenhadas

«Um livro que consegue ser ao mesmo tempo uma extraordinária análise histórica e uma cativante narrativa de ficção».

A novela gráfica Democracia dos autores Alecos Papadatos, Abraham Kawa e Annie Di Donna, chega às livrarias dia 14 de outubro pela Editora Bertrand. Este livro transporta-nos através de uma aventura visual em forma de banda desenhada ao berço da criação da Democracia.

Os autores desenham a partir da História, usando como referência obras de historiadores contemporâneos e seus antecessores. Mas como fazem questão de afirmar os autores, «Democracia não é apenas um romance histórico», é a «história de pessoas como nós que, ao longo da História, se veem obrigadas a enfrentar as vagas destes acontecimentos cataclísmicos – e fazer sentido do que lhes acontece».

No dia 22 de outubro pelas 17h00 será apresentada esta obra durante o Amadora BD – Festival Internacional de Banda Desenhada com a presença dos autores Alecos Papadatos e Abraham Kawa.

bandasdesenhadas

Eis a sinopse da editora:

Maratona, 490 a.C.: Na véspera da batalha pela independência e pela sua recém-criada e revolucionária forma de  governo (a que chamam «democracia»), os soldados atenienses conversam. Um deles, Leandro, conta aos  camaradas como chegou até ali – como testemunhou os abusos dos velhos regimes tirânicos, a sua corrupção e brutalidade, e também a emergência de um novo sistema político que daria voz igual a todos os cidadãos. Fala dos poderes estrangeiros que se imiscuem no governo da cidade-estado – como Esparta e a Pérsia – e da coragem de uma ideia capaz de mudar o mundo. Conseguiria esta ideia triunfar? A batalha do dia seguinte daria a resposta…
Uma história cativante (com base nas fontes históricas clássicas) sobre as origens da democracia – que tem muito a ensinar-nos sobre o seu futuro.

Os Autores

Alecos Papadatos trabalhou como animador, diretor de animação e storyboarder para algumas das maiores empresas europeias de animação entre 1984 e 1994. Presentemente, escreve e desenha comics para dois dos principais jornais atenienses. É autor de Logicomix, uma das novelas gráficas de maior sucesso crítico e comercial dos últimos anos. Vive em Atenas com a família.

Abraham Kawa leciona Estudos Culturais na Universidade do Egeu, com foco em novelas gráficas e ficção de género. É autor de vários livros de ficção científica e terror, bem como de diversos ensaios académicos na sua área de especialização.

Annie Di Donna trabalhou como animadora em diversas produções internacionais, e é colorista e diretora de arte de renome.

Democracia
Alecos Papadatos, Abraham Kawa e Annie Di Donna
Editora: Bertrand
ISBN: 978-972-25-3200-6
Nº de Páginas: 248
Dimensões: 16x24cm

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora.