Este ano não teve lugar a visita de imprensa ao Amadora BD 2016. No entanto, o site Bandas Desenhadas foi convidado a visitar hoje o Fórum Luís de Camões, tendo-nos feito representar pelo nosso colaborador Pedro Silva. Esta visita de antecipação ao núcleo central de programação do Amadora BD permitiu apreciar uma porção importante das obras e os materiais que fazem parte das exposições, as cenografias, as montagens e os bastidores desta 27.ª edição.

O festival, organizado pela Câmara Municipal da Amadora, acontece entre 21 de outubro e 6 de novembro e tem como tema “O espaço e o tempo na banda desenhada”.

À semelhança de 2015, levantamos um pouco do véu do que o visitante poderá encontrar no festival. Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Fotografias e texto: Pedro Silva

Arranca amanhã o Amadora BD 2016. Utilizando uma disposição semelhante, centraliza no piso de cima as principais exposições e os vários livreiros nacionais, mantendo o local dos autógrafos no centro das atenções. Apresenta uma arquitetura simples, bem definida e intuitiva para se percorrer o pavilhão de forma agrádavel e sem desvio de atenções. No piso inferior e mantendo o plano de definir os pontos altos do festival em locais separados, encontramos novamente o auditório, rodeado das várias exposições dedicadas. Encontra-se ainda um corredor bem definido para exposição dos concursos promovidos pelo evento e vários espaços de entretenimento, como o atelier infantil, o balcão das pipocas e a sempre presente bancada do Amadora BD com o seu merchandise e anuário. Tendo sido convidados vários autores, nacionais e estrangeiros, e existindo uma grande seleção de novidades, este festival, será, como é habitual, um dos principais acontecimentos do ano no que toca à banda desenhada.