tunicas3_capa

Dia 23 de novembro é distribuído com o jornal Público, em parceria com a Asa, o terceiro tomo da coleção dedicada à série Os Túnicas Azuis, da autoria de Willy Lambil e Raoul Cauvin.

O terceiro volume desta colecção, intitulado Os Azuis da Marinha, já foi editado em Portugal em álbum pela Edinter, bem como no Jornal da BD, na década de 80 do século XX. Trata-se do sétimo volume da colecção franco-belga, sendo o terceiro desenhado por Willy Lambil. A BD foi publicada originalmente nos #1904-1917 do hebdomadário belga Spirou em 1974, conhecendo a edição em álbum pela Dupuis no ano seguinte.

A banda desenhada destevolume baseia-se na Batalha de Hampton Roads, um combate naval da Guerra de Secessão norte-americana que ocorreu entre 8 e 9 de novembro de 1862, no estado da Virgínia.

Para ficar a par de todos os títulos da colecção e datas de lançamento clique aqui.

prelease_tunicas_azuis

Eis a sinopse da editora:
O cabo Blutch e o sargento Chesterfield estão sempre a arranjar sarilhos e já nenhum regimento os quer! Expulsos do 22º de Cavalaria, são incorporados na Infantaria. Da Infantaria, são recambiados para a Artilharia. Depois da Artilharia, tornam-se maqueiros. E por fim são mandados para a Marinha, onde embarcam num navio exposto a todos os perigos! Parece difícil descer mais baixo, mas afinal isso é possível: que o digam os porões do Monitor, um navio couraçado que efectua terríveis missões contra a frota inimiga!prelease_tunicas_azuis1