era1x1alfabetoEra uma Vez um Alfabeto é a nova obra de Oliver Jeffers, sendo publicada pela Orfeu Negro. Subintitulada Pequenas Histórias com Todas as Letras, foi agraciada com o Prémio Children’s Books Ireland para o Livro do Ano 2015.

alfabeto1Publicado pela primeira vez em 2014 na Grã-Bretanha pela Harper Collins, o livro contou com o design do irmão de Oliver, Rory Jeffers. A edição portuguesa contou ainda com a adaptação do lettering de Madalena Moniz.

Como o subtítulo deixa antever, este novo livro reúne um conjunto de 26 histórias curtas, tantas quanto as letras do alfabeto. A quase totalidade das narrativas são independentes, tendo em comum o exercício de exploração da letra que inspirou o autor à construção da história, bem como o facto de se reduzirem a poucos parágrafos e serem acompanhadas de ilustrações de dimensões generosas.

Apesar da independência quase ubíqua das narrativas, as exceções obrigam a que a ordem de leitura seja a apresentada pelo autor, pois, quando menos se espera,  pode-se revisitar uma personagem ou situação.

Aliás, o inesperado é um recurso frequentemente explorado pelo autor, frequentemente roçando o absurdo, na resolução dos contextos apresentados, normalmente insólitos. Os eventuais sorrisos obtidos durante a leitura serão certamente causados por tal.alfabeto2

Quase sempre que uma obra brinca com as palavras e/ou as letras que as constituem, a tradução da mesma levanta questões que têm forçosamente de ser ultrapassadas. A tradução de Rui Lopes obrigou-o a tomar decisões que se mantivessem fieis, tanto quanto possível, aos objetivos do autor.

O resultado é um livro que é certamente apreciados pelas crianças e que diverte certamente os adultos com as peripécias ele contidas.

Eis a sinopse da editora:

Oliver Jeffers transforma o alfabeto numa aventura de mistério, suspense, e humor, contando-nos 26 breves histórias. Cada letra cria palavras que, por sua vez, criam histórias, oferecendo-nos enigmas, canecas em cacos, pastinacas perplexas e wattirafas. Um livro cheio de imaginação, tão científico quanto absurdo, que nos ensina novos conceitos e palavras. Inteligente e divertido!  

oliver-jeffersOliver Jeffers é um artista multidisciplinar, cujo trabalho se estende por diversos meios, da pintura à instalação, passando pela ilustração e a escrita para crianças. Diplomado em Ilustração e Comunicação Visual pela Universidade de Ulster, tem participado em várias exposições internacionais. Em 2004, estreou-se na escrita e ilustração de livros para crianças com How to Catch a Star. É autor de O INCRÍVEL RAPAZ QUE COMIA LIVROS, de O CORAÇÃO E A GARRAFA, de PERDIDO E ACHADO e de SOBE E DESCE, todos publicados na coleção Orfeu Mini. Ilustrou, em 2013, o texto de Drew Daywalt, O DIA EM QUE OS LÁPIS DESISTIRAM (Orfeu Negro, 2014).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Era uma Vez um Alfabeto
Oliver Jeffers
Páginas: 112
Apresentação: capa dura
Formato: 23,5 x 32 cm
ISBN: 9789898327758
PVP: 22,50€