matosinhosO Bandas Desenhadas esteve presente na Conferência de Imprensa da Comic Con Portugal, que teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos. Uma das grandes novidades é a presença da música nesta terceira edição da CCPT, existindo um painel inteiramente dedicado à influência da música na cultura pop.

Outras novidades são a vertente editorial com a edição do livro de banda desenhada Hoje Aconteceu-me uma Coisa Brutal, bem como a criação do espaço Spotlight para apresentação de novos talentos.

Trata-se da edição com o maior número de pré-estreias na área das séries televisivas norte-americanas e do gaming, sendo também aquela que conta com o maior número de entidades na área de expositores, com um incremento de 10% relativamente ao ano passado.

A nível de atores convidados, a novidade anuciada é a presença de Sean Teale, o protagonista de Incoporated. Estará presente na sexta-feira, dia 9 de dezembro.

O espaço dedicado à área de alimentação será também maior, sendo explorada pela própria EXPONOR. Será também experimentado um novo método de entrada no evento, tendo por fim diminuir as filas de espera.

Os canais televisivos presentes também proporcionarão diversas atividades aos visitantes. Por exemplo, no stand do canal AXN estará presente a máquina do tempo da série Timeless, na qual os visitantes podem experimentar uma viagem no tempo virtual.

Destaca-se ainda a exibição de curtas-metragens de animação desenvolvidas no âmbito do Mestrado de Ilustração e Animação no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Segundo a organização, o modelo de 4 dias será para manter nas próximas edições. Para os próximos anos, foi feita a promessa de uma maior aposta na cultura japonesa, nomeadamente nas vertentes de anime e manga.

Eis a divulgação da organização:

Área
A Comic Con Portugal 2016 tem uma exposição global com mais de 45 000 m2.

Horários
Realiza-se nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro de 2016, nos seguintes horários:

Dia 08/12      – Abertura – 10h00             Encerramento: 21h00
Dia 09/12      – Abertura – 10h00             Encerramento: 21h00
Dia 10/12      – Abertura – 10h00             Encerramento: 21h00
Dia 11/12      – Abertura – 10h00             Encerramento: 20h00

Portfolio Reviews

Portfolio Review é o espaço da Comic Con Portugal destinado à descoberta de novos talentos.

Nestas sessões, que se desenrolam individualmente, cada participante reúne-se numa mesa com um influente e insigne editor ou autor da indústria e apresenta-lhe o respetivo portefólio com as melhores criações. É uma oportunidade única de impressionar profissionais experientes que podem ajudar qualquer autor e/ou ilustrador a cumprir o sonho de fazer carreira ao mais alto nível no setor da BD.

No Portfolio Reviews contamos com a presença de responsáveis de algumas das maiores editoras de banda desenhada internacional, nomeadamente:
– Javier Zalbidegoitia (Astiberri Ediciones);
– Thomas Ragon (Editions Dargaud);
– Christine Meyer (G.Floy Studio);
– Mário Freitas (Kingpin Books).

Artists’ Alley
Espaço onde vários artistas de Banda Desenhada expõem e vendem os seus trabalhos ao público. Aqui estarão presentes vários talentos, independentes ou convidados, podendo ter uma mesa própria ou partilhada com outros autores.

Expositores
A área de exposição conta com um pavilhão com mais de 7 mil metros direcionado a expositores, onde estarão presentes várias marcas a comercializar produtos ligados a todo o conceito Comic Con. A lista de expositores é extensa e abarca as mais diversas áreas que integram o espírito da Cultura Pop, onde estarão disponíveis artigos colecionáveis, action figures, livros, edições limitadas e produtos exclusivos.

Auditórios
O evento conta com 6 auditórios, cada um direcionado para áreas distintas: Cinema & TV, Banda Desenhada & Literatura, Film & Video, Gaming e Cosplay.

Painéis com Convidados (Cinema &TV, Banda Desenhada & Literatura, Film & Video e Gaming)
Sessões de 30 a 60 minutos em que vários convidados discutem sobre determinado tema, apresentam novidades e esclarecem questões colocadas pelo público. Os painéis vão decorrer nos respetivos auditórios e áreas designadas para os mesmos.

Hall of Fame
Espaço dedicado aos artistas convidados de Cinema & TV para assinatura de autógrafos. O bilhete é adquirido no próprio evento. A cobrança (ou não) dos bilhetes para autógrafos fica ao critério de cada artista.

Meet&Greet
Destinado aos visitantes que queiram conhecer de perto os seus artistas preferidos. O bilhete para Meet&Greet é adquirido no próprio evento sendo o seu valor estipulado pelo próprio convidado.

PhotoBooth
No PhotoBooth, os visitantes podem tirar uma fotografia com os artistas preferidos e registar esse momento para a posteridade. Por norma, o PhotoBooth é pago, mas depende sempre de cada artista.

Área Gaming
Local no recinto com diversas marcas do mundo dos videojogos, que trazem as suas mais recentes novidades de mercado para os visitantes experimentarem. Este ano, destaque para a Final do torneio da Liga Portuguesa de Legue of Legendas (LPLOL), torneio de Counter Strike: Global Offensive da  Alientech CS:GO League Season II.

A Comic Con Portugal contará com o auditório Gaming powered by ASUS.

  • Trading Card Games e Boardgame- Em local próprio no recinto, o Grupo Boardgamers do Porto vai levar a cabo vários torneios e sessões de demonstração relativos aos mais recentes jogos de tabuleiro.

Mapamapa_ccpt16

BANDA DESENHADA

Achdé – É um artista francês, que desde sempre teve um grande entusiasmo por “Lucky Luke”, foi o responsável por retomar a saga “Lucky Luke” após o desaparecimento do seu criador, Morris. Presente no dia: 8, 9, 10 e 11 de dezembro.

Alexander Maleev – É um ilustrador búlgaro, conhecido pelo seu trabalho na série “Daredevil (vol.2)”, da Marvel Comics. Para além disto, Maleev tem no portfólio trabalhos para a Dark Horse Comics como “Hellboy: Weird Tales #3”, para a Image Comics – “Sam and Twitch #15-24” e para a DC Comics (diversos números de “Batman” e ainda “Superman vs Predator”). Presente no dia: 8, 9, 10 e 11 de dezembro.

André Lima Araújo – André é um ilustrador e colabora regularmente com a Marvel Comics, para a qual já desenvolveu diversos e complexos trabalhos. Encontra-se, neste momento, a desenvolver um livro original em colaboração com Ales Kot denominado por G.G, a ser publicado em 2017. Presente no dia 10 de dezembro.

Brian Michael Bendis – Nos primórdios da sua carreira o escritor participou em 100 fascículos de “X-Men, Avengers – Os Vingadores”, “Mighty Avengers, Dark Avengers” e pelos crossovers de sucesso “Vingadores vs. X-Men, House of M”, “Secret Wars”, “Secret Invasion”, A “Era de Ultron” e “Sieg”. Bendis é também o principal criador da coleção de banda desenhada “Ultimate Marvel – Ultimate Spider-Man” .A série “Jessica Jones” e “Powers” são criações do autor.Presente do dia: 8, 9,10 e 11 de dezembro.

Chris Claremont – O argumentista é globalmente reconhecido pelo seu papel preponderante na saga da Marvel Comics, “X-Men”, tendo sido o co-criador de muitos dos principais protagonistas deste universo. Escreveu também para grande parte das obras e spin-offs da saga. Para além disto, participou em grandes edições e graphic novels, incluindo “Star Trek” e “Nightcrawler”. Presente no dia: 8, 9, 10 e 11 de dezembro.

Crónicas da Comic Con – A In Edições, uma chancela da editora Zero a Oito, publicou o seu primeiro livro de banda desenhada portuguesa, de seu título Crónicas da Comic Con. Uma banda desenhada, organizada por Bruno Caetano e com prefácio de Nuno Markl, que retrata o ambiente vivido no evento “Comic Con”. O painel poderá contar com a presença dos autores da obra: Carlos Pedro, Marta Teives, Miguel Montenegro, Nuno Rodrigues, Patrícia Furtado, Pedro Moura. Painel a decorrer dia 11 de dezembro.

Daniel Estorach – É um argumentista espanhol que após ver o seu blogue a se tornar um êxito publicou, em 2012, o seu primeiro livro das “Crónicas de un Héroe Urbano – Hoy me ha pasado algo muy bestia”. No ano seguinte, o seu romance foi nomeado para os Prémios Ictineu 2013. Nesse mesmo ano publicou o segundo livro da trilogia – Identidades Secretas. Atualmente, já publicou dois livros: “Tragamundos” e “Diminutos, una pequeña gran aventura”. Presente do dia: 8, 9,10 e 11 de dezembro.

Esad Ribic – é um artista croata com longa ligação à Marvel Comics, tendo um vasto leque de trabalhos publicados na editora. O mais notável foi “Thor: God of Thunder”, assim como o crossover “Secret Wars”, em 2015. Para além destes, destaque para “Loki”, “Silver Surfer: Requiem”, “Wolverine” e “Sub-Mariner: The Depths”. Presente no dia: 8, 9 10 e 11 de dezembro.

El Torres – Algumas das suas obras mais marcantes foram “The Veil”, a série “Nancy in Hell” e “The Suicide Forest”. A obra “El Fantasma de Gaudí” valeu-lhe os seguintes prémios: Melhor Guiniosta na ExpoCómic e Melhor Obra Nacional no Salón de Barcelona 2016. Presente do dia: 8, 9,10 e 11 de dezembro.

Filipe Melo – Escreveu, produziu e realizou vários projectos de culto: “I’ll See You in My Dreams”, vencedor do FANTASPORTO 2004, e “Um Mundo Catita”, a primeira série de ficção da RTP2. Convidado pela editora Dark Horse Comics, escreveu para a colectânea vencedora do prémio Eisner – “Dark Horse Presents”, junto de Frank Miller, Dave Gibbons e Mike Mignola. É o criador da trilogia “As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy”, com Juan Cavia. Editou este ano a 2ª edição de Os Vampiros. Presente do dia: 8, 9,10 e 11 de dezembro.

Francis Manapul – “The Flash”, um dos mais populares livros de banda desenhada da New 52, é umas das obras que contou com o trabalho de Francis. Para além dos seus trabalhaos em banda desenhada como “Detective Comics”, “Adventure Comics”, “Superman/Batman”, “Legion of Super-Heroe” e “Brightest Day”, também trabalhou em televisão como apresentador de “Beast Legends”. Presente do dia: 8, 9,10 e 11 de dezembro.

Gabriel Walta – O artista espanhol Gabriel Hernández Walta, que tem já no seu portfólio trabalhos como: “The Veil”, “The Suicide Forest”, “Magneto”, “The Vision” e “Astonishing X-Men”. Presente do dia: 8, 9,10 e 11 de dezembro.

Hoje Aconteceu-me Uma Coisa Brutal (painel da banda desenhada) – É uma história de aventura, que tem como protagonista Daniel, um super-herói muito terra-a-terra. Daniel encara uma nova identidade, uma nova vida, um novo destino a seguir. Este herói dos nossos dias, não assume nenhum disfarce nem nenhum traje colorido que o distinga do Daniel vulgar, tal como os comuns super-heróis habituaram o seu público. Os autores pretendem transmitir que o que realmente importa é o sentido de humanidade do herói. Esta banda desenhada, que foi baseada no romance de Daniel Estorach, tem o argumento de El Torres e a arte de Julian Lopez e será apresentada em exclusivo na Comic Con Portugal. O painel com os três autores para falarem do livro será no dia 8 de dezembro.

Jorge Coelho – colabora com inúmeras editoras conceituadas. Essa ligação permitiu-lhe trabalhar em títulos como “John Flood”, “Sleepy Hollow” e “Polarity” (BOOM! Studios), “Zero” (Image Comics), “Haunted Mansion”, “Loki Agent of Asgard” e “Agent Venom” da Marvel Comics. Presente no dia: 8, 9,10 e 11 de dezembro.

Juan Cavia – O artista argentino, foi co-autor de “As Aventuras de Dog Mendonça and Pizzaboy” e colabora frequentemente com o argumentista Filipe Melo em Os Vampiros. Em 2012, ilustrou a história para uma antologia comemorativa do 25º aniversário da Dark Horse Comics, com a participação de Frank Miller e Mike Mignola. Presente do dia: 8, 9,10 e 11 de dezembro.

Julian Lopez – Julian López é um ilustrador de banda desenhada, nascido em Barcelona. Trabalhou para a DC Comics em livros relacionados com o Superman tais como: “Superman”, “Action Comics” e “World’s Finest”. Julián também trabalhou em títulos como “Wonder Woman”, “Batman & The Outsiders”, “Titans”, “Oracle”, “Kobra” e “Mighty Crusaders”. Presente do dia: 8, 9,10 e 11 de dezembro.

Luís Louro – Autor de O Corvo e Jim Del Monaco, Luís Louro estará no evento em sessão de autógrafos no dia 10 de dezembro.

Mário Freitas – Mário Freitas é autor de “Fósseis das Almas Belas” e fundador da Kingpin Books, estará presente na Comic Con Portugal para um painel sobre a sua obra (a decorrer dia 8 de dezembro) e representará a sua editora no Portfolio Reviews.

Miguel Mendonça – Desenvolveu vários trabalhos para a DC Comics, com destaque para diversas edições de “Wonder Woman” e ainda “Teen Titans”. Começou a trabalhar profissionalmente em BD no livro: Grimm Fairy Tales, incluindo “The Little Mermaid” e “Warlord of Oz”. Presente no dia: 8, 9, 10 e 11 de dezembro.

Paper Girls Vol.1 – Esta fascinante história, recebeu em 2016 o Prémio Eisner para Melhor Nova Série e Melhor Desenho/Cores e o Prémio Harvey para Melhor Nova Série e Melhor Escritor. No painel de Paper Girls,a decorrer dia 11 de dezembro, estará presente Ana Lopes, managing editor da Devir e Pedro Cleto o blogger especializado em Banda Desenhada.

Rafa Sandoval – Sandoval é reconhecido por trabalho como: “Avengers: The Initiative” e “X-Men Legacy” em colaboração com a Marvel Comics, “Catwoman” e “Suicid Squad” da DC Comics e “X-O Manowar” da Valiant Comics. Presente do dia: 8, 9,10 e 11 de dezembro.

CINEMA & TV

A Mãe É Que Sabe” (painel do filme): No dia 8 de dezembro, a Comic Con Portugal terá o painel sobre o filme “A Mãe É Que Sabe”. O filme estreará nos cinemas, distribuído pela Cinemundo, no mesmo dia em que o painel decorrerá. O painel contará com a presença do produtor do filme Nuno Rocha e o ator Ricardo Azevedo.

  • Nuno Rocha – É um produtor português que conta com trabalhos na sua carreira na área da escrita, direção e edição como: as curtas “3X3” , “Momentos” e “Vicky and Sam”.

  • Ricardo Azevedo – Ricardo Azevedo é um ator português, que participou em várias curtas, como “3X3”, “Momentos” e “Longe de Éden”.

Dia 8:

19h15 – Painel Q&A
20h15 – Sessão de Autógrafos

Cobie Smulders – É reconhecida pela sua personagem Maria Hill em “The Avengers”, “The Avengers: Age of Ultron”, “Captain America: The Winter Soldier” e pela sua interpretação de Robin em “How I Met Your Mother” (série da FOX Comedy em Portugal). Cobie estará presente no dia 9 e 10 de dezembro. Também proporcionará sessões de autógrafos, sessões de fotografia e Meet&Greet.

Dia 9:

12h00 – Conferência de Imprensa (30 minutos)
12h45 – One-to-one / Round tables (40 minutos)
15H00 – Meet&Greet (60 minutos)
16H15 – Sessão de Autógrafos (60 minutos)
17h30 – PhotoBooth (60 minutos)
19H00 – Painel Q&A (60 minutos)

Dia 10:

12h00 – Conferência de Imprensa (30 minutos)
12h45 – One-to-one / Round Tables (40 minutos)
15H00 – Meet&Greet (60 minutos)
16H30 – Sessão de autógrafos (60 minutos)
18H00 – Painel Q&A (60 minutos)

Elliott Halpern e Elizabeth Trojian, os produtores do documentário Building Star Trek, irão estar presentes no painel de “Building Star Trek” na Comic Con Portugal. O documentário, que esteve presente na Comic Con San Diego, apresenta depoimentos de cientistas, atores e lideres culturais a se questionarem como tudo isto aconteceu e porquê. Os produtores estarão presentes no dia 10 de dezembro.

Dia 10:

12H30 – Painel Q&A ( 60 minutes )
14h45 – Conferência de Imprensa ( 30 minutes )
15h30 – One-to-one / round tables ( 40 minutes )

Ivana Baquero – Vencedora de um prémio Goya para Melhor Atriz Revelação em 2007, Ivana interpreta Eretria na série “The Shannara Chronicles” (que estreia em Portugal em dezembro no canal AMC). Estará presente no dia 9 de dezembro para painel e sessão de autógrafos.

Dia 9:

13H30 – Sessão de Autógrafos (50 minutes)
14H30 – Painel Q&A (60 minutes)
16h00 – Conferência de Imprensa (30 minutes)
16h45 – One-to-one / Round tables (40 minutes)
17h30 – AMC video

Jason Isaacs – Destacou-se no papel de Lucius Malfoy na saga “Harry Potter”, mas ficou também conhecido por personagens como o Coronel Tavington em “O Patriota”, o Capitão Gancho e de Sr. Darling em “Peter Pan”, não ficando por aqui, Jason também conta com participações em séries e dá a voz a personagens de videojogos e filmes de animação. Marcará presença no dia 10 e 11 de dezembro, para o painel Remember Harry Potter (um painel em cada dia) juntamente com Katie Leung.

Dia 10:

14H15 – One-to-one / Round tables (40 minutes)
15H15 – Sessão de Autógrafos (60 minutes )
16H30 – PhotoBooth (60 minutes)
17H30 – Meet&Greet (60 minutes)
19H45 – Painel Q&A (60 minutes )

Dia 11:

12H15 – Conferência de Imprensa ( 30 minutes )
14H45 – PhotoBooth ( 60 minutes ) 30€
16H00 – Meet&greet ( 60 minutes ) 100€
17H15 – Sessão de Autógrafos ( 60 minutes ) 20€
18H30 – Painel Q&A ( 60 minutes )

João Paulo Rodrigues e Pedro Alves – A dupla portuguesa de humoristas é conhecida junto do público como “Quim Roscas” e “Zeca Estacionância” respetivamente. Estarão presente na Comic Con Portugal dia 11 de dezembro para apresentarem o novo projeto preparado para 2017.

Dia 11:

11h30 – Painel Q&A
12h30 – Sessão de Autógrafos

Katie Leung – Iniciou a sua carreira quando foi escolhida para o papel de Cho Chang no filme da Warner Brothers, “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, um papel que voltou a desempenhar em “Harry Potter e a Ordem da Fénix”, “Harry Potter e o Príncipe Misterioso” e “Harry Potter e os Talismãs da Morte (Parte I e II)”. Katie trabalhou também em televisão e teatro. Estará presente no dia 10 e 11 de dezembro para o painel Remember Harry Potter (que acontecerá nos dois dias) juntamente com Jason Isaacs.

Dia 10:

14H15 – One-to-one / Round tables ( 40 minutes )
18H30 – Sessão de Autógrafos ( 60 minutes )
19H45 – Painel Q&A ( 60 minutes )

Dia 11:

11H00 – Sessão de Autógrafos ( 60 minutes )
12h15 – Conferência de Imprensa ( 30 minutes )
18H30 – Painel Q&A ( 60 minutes )

Kevin Sussman – Kevin é conhecido por muitos como “Stuart” na série A Teoria de Big Bang (que está no ar no canal AXN White em Portugal), “Walter” na série Betty Feia ou pelo personagem “Steve” no icónico filme indie de sucesso, O Mais Louco Verão Americano. Presente no dia 10 e 11 de dezembro para painéis sobre a série A Teoria de Big Bang.

Dia 10:

13H00 – Sessão de Autógrafos ( 60 minutes )
14H15 – Painel Q&A ( 60 minutes )
15h30 – Conferência de Imprensa ( 30 minutes )
16h15 – One-to-one / Round tables ( 40 minutes )
17h45 – PhotoBooth ( 60 minutes )
18H45 – Meet&Greet ( 60 minutes )

Dia 11:

13h00 – Conferência de Imprensa ( 30 minutes )
13h45 – One-to-one / round tables ( 40 minutes )
14H45 – Sessão de Autógrafos ( 60 minutes )
16H00 – Painel Q&A ( 60 minutes )
17h15 – PhotoBooth ( 60 minutes )
18H30 – Meet&Greet ( 60 minutes )

Lennie James – Lennie James é reconhecido, principalmente, pelos seus dois trabalhos: em “Jericho” onde interpretou “Robert Hawkins”, uma série pioneira da CBS; em “Hung” da HBO e nas séries “Low Winter Sun” e “The Walking Dead” da AMC, onde interpreta “Morgan Jones”. Estará presente no evento dia 9 e 11 de dezembro para dois painéis sobre as suas séries mais marcantes.

Dia 9:

11h15 – Conferência de Imprensa ( 30 minutes )
11h50 – One-to-one / round tables ( 40 minutes )
14H45 – Sessão de Autógrafos ( 60 minutes )
15h45 – PhotoBooth ( 60 minutes )
17H30 – Painel Q&A ( 60 minutes )
18H45 – Meet&Greet ( 60 minutes )

Dia 11:

11h15 – Conferência de Imprensa ( 30 minutes )
11h50 – One-to-one / round tables ( 40 minutes )
14H30 – Painel Q&A ( 60 minutes )
16h00 – PhotoBooth ( 60 minutes )
17H15 – Meet&Greet ( 60 minutes )
18H30 – Sessão de Autógrafos ( 60 minutes )

Os Jogadores” (painel da série): A série Os Jogadores foi criada por Nuno Bernardo (Diário de Sofia, T2 para 3, Beat Girl) e produzida pela beActive (que irá para o ar em 2017 na RTP1), que retrata o percurso de Bernardo e amigos até à final Europeia de League of Legends (LOL), um popular videojogo e que é objeto de culto de uma nova geração de jovens e adolescentes. Estarão presentes no painel, no dia 8 de dezembro, os seguintes atores:

  • Henrique Gil – Fez vários trabalhos na representação tanto televisiva como teatral. Na televisão trabalhou em projetos como “I Love It”, “Dancing Days” e “Conta-me Como foi”.

  • Luís Simões – Luís Simões, desempenhou muitos papeis na televisão desde muito novo, no entanto ficou conhecido por participar na série “Morangos com Açúcar” da TVI.

  • Lourenço Seruya – O ator é reconhecido por ter integrado o elenco de “I Love It”, “Sol de Inverno”,” Água de Mar” e os “Nossos Dias”.

  • Patrícia Godinho – Ficou reconhecida pelo seu papel como Benedita na série juvenil “I Love it” da TVI.

Dia 8:

16h15 – Painel Q&A
17h30 – Sessão de Autógrafo

Refrigerantes e Canções de Amor” (painel do filme) – A comédia romântico-musical foi realizada por Luís Galvão Teles, produzido pela FADO Filmes, Refrigerantes e Canções de Amor assinala a estreia de Nuno Markl como argumentista em longas metragens. O painel irá se realizar no dia 10 de dezembro. Estarão presentes no painel:

  • Nuno Markl – Nuno Frederico Correia da Silva Lobato Markl é um humorista, escritor, radialista, apresentador de televisão, cartunista, dobrador, argumentista e inventor de hashtags.

  • Luís Galvão Teles – Luís Manuel Monteiro Galvão Teles é um jurista e cineasta português, realizador, produtor, argumentista e actor de cinema-

  • Hélder Faria – É um jovem cineasta Português que sempre possuiu um carinho especial para o mundo do filmaking.

  • Saúl Rafael – Saúl Rafael iniciou funções na área de Produção e transitou depois para a área de Marketing, onde lidera a equipa de Marketing dedicada à promoção do cinema português.

  • João Fonseca e Gonçalo Galvão Teles – produtores do filme;

  • Raquel Jacob – A atriz ganhou visibilidade a nível nacional aos 16 anos ao participar na série juvenil Morangos com Açúcar da TVI, ao lado da sua irmã gémea Catarina Jacob. Desde então tem vindo a participar em vários projetos televisivos incluindo as novelas.

Dia 10:
16H30 – Painel Q&A ( 60 minutes )
17H45 – Sessão de Autógrafos ( 45 minutes )

Rila Fukushima – Rila Fukushima, interpreta a personagem Katana na série “Arrow” (em Portugal está no ar no canal AXN) e integra o elenco de “Ghost in the Shell”, filme da Paramount. A atriz e modelo japonesa participou na quinta temporada da série “Game of Thrones”, como Red Priestess. Para além disso, Rila deu os seus primeiros passos no cinema em 2013, ao desempenhar o papel de Yukio no filme “The Wolverine”. Estará presente no dia 8 e 11 de dezembro para um painel de Ghost in the Shell e Arrow em cada diz. Estará também disponível para autógrafos e fotografias.
Dia 8:
12h00 – Conferência de Imprensa ( 30 minutos )
12h45 – One-to-one / Round tables ( 40 minutos )
16H15 – Sessão de autógrafos ( 60 minutos )
17H45 – Painel Q&A ( 60 minutos )
19h00 – PhotoBooth ( 60 minutos )
Dia 11:
16h00 – Sessão de autógrafos (60 minutos )
17h15 – Painel Painel Q&A ( 60 minutos)
18h30 – PhotoBooth ( 60 minutos )

Sean Teale – O ator inglês, é conhecido pelo seu papel como Nick Leave na série juvenil “Skins” e será a personagem principal na nova série “Incorporated” de ficção científica, onde será Ben Larson. A esperada série estreará em 2017 e terá a antestreia exclusiva na Comic Con Portugal pela TVSéries/Cine. Sean estará presente no evento dia 9 de dezembro para painel sobre a nova série.
Dia 9:
12h00 – premiere incorporated
12h40 – Painel Q&A
14h15 – Conferência de Imprensa
18h00 – one to one / round tables

Valerian and the City of a Thousand Planets (painel do filme) – Valérian (Dane DeHaan) é um agente viajante do tempo e do espaço que luta ao lado da parceira Laureline (Cara Delevingne), por quem é apaixonado, em defesa da Terra e seus planetas aliados, continuamente atacados por bandidos intergaláticos. Quando chegam no planeta Alpha, eles precisarão acabar com uma operação comandada por grandes forças que deseja destruir os sonhos e as vidas dos dezessete milhões de habitantes do planeta. O painel sobre o filme acontecerá dia 11 de dezembro e contará com a presença de Virgine Besson-Silla que nos falará do filme e da produção do mesmo.
– Virginie Besson-Silla – é uma produtora de filmes francesa que produziu uma variedade de filmes diferentes, incluindo filmes de ação, filmes românticos. Produziu já uma adaptação de banda desenha, filmes biográfico e de animação. A produtora colaborou para o filme Valerian e é casada com o escritor, produtor, diretor Luc Besson (que é também o produtor do filme Valerian).

Zach Galligan – Ficou reconhecido por ter interpretado Billy Peltzer de “Gremlins” e “Gremlins 2: The New Batch”, irá fazer um painel sobre estes icónicos filmes de culto no dia 9 de dezembro, que será seguido pela exibação do filme “Gremlins”.

Dia 9:

16H00 – Painel Q&A ( 60 minutes )

Na área de Cinema & TV podemos contar também com a presença de marcas bem conhecidas do público que para além de várias atividades, irão trazer à Comic Con Portugal antestreias de séries e filmes:

AMC – A AMC terá várias atividades dinâmicas no seu stand entre elas um jogo de habilidade, onde os jogadores têm que, de forma estratégica, escapar de zombies. No seu stand a AMC também terá imagens alusivas às seguintes séries:

  • Ash vs Evil Dead: Série baseada no filme clássico de terror “The Evil Dead”. Depois de 30 anos a evitar responsabilidades, maturidade e os terrores de Evil Dead, Ash (Bruce Campbell) terá que enfrentar os seus medos quando uma praga mortal aparece e pode destruir toda a humanidade.
  • Fear the Walking Dead: Fear the Walking Dead é uma série de televisão dramática e pós-apocalíptica norte-americana, que se passa no mesmo universo de The Walking Dead. A série exibe o início do apocalipse de zombies, com outros personagens, na cidade de Los Angeles. A série é protagonizada por Cliff Curtis, que interpreta Travis, um professor que tenta fazer o correto para todos em sua vida.

  • Into the badlands: Into the Badlands é uma série multi-género de artes marciais inspirada em ‘Journey To The West’, a clássica fábula chinesa.

  • Preacher: Baseada na popular saga de banda desenhada de culto com o mesmo nome, “Preacher” é uma serie original do AMC, dramática, sobrenatural, estranha, perversa e cheia de humor negro.

  • The Shannara Chronicles: As crónicas de Shannara seguem um trio de heróis que empreenderam uma procura para parar um exército demoníaco para destruir a Humanidade. Os heróis são Amberle (Poppy Drayton), Elvin Princess; Eretria (Ivana Baquero), Rover humano; e (Austin Butler), um Metade-duende, Metade-humano.

AXN – O stand AXN na Comic Con Portugal 2016 exibirá assim em grande destaque uma espetacular réplica da máquina do tempo que é um dos protagonistas desta série Timeless, com os visitantes a poderem experimentar uma viagem no tempo virtual, levando consigo uma recordação muito especial.
– Série Timeless: Timeless é uma série de ficção científica e aventuras criada por Eric Kripke e Shawn Ryan. Protagonizada por Goran Visnjic, conta-nos as aventuras de Garcia Flynn, dono de uma incrível mente criminal que rouba uma máquina do tempo com a intenção de alterar por completo a história dos E.U.A e, consequentemente, destruir o país.

FOX – A FOX irá presentear todos os visitantes com um Tattoo Studio. De 8 a 11 de dezembro, no espaço da FOX na Comic Con Portugal, os participantes do evento poderão tatuar as personagens preferidas das séries.

Paramount lançamento 2017 (painel) – A Paramount estará na Comic Con Portugal no dia 11 de dezembro, num painel sobre os grandes lançamentos cinematográficos que a Paramount irá apresentar no próximo ano.

PRIS Audiovisuais – A Pris Audiovisuais estará na Comic Con Portugal com atividades muito interativas de dois filmes a estrear no próximo ano: John Wick e Power Rangers.

  • John Wick – A sequela de John Wick é uma continuação da vingança impiedosa do lendário super-assassino John Wick (Keanue Reeves) que é forçado a abandonar o seu sossego e voltar às armas por conta de uma promessa envolvendo um velho amigo. Pronto para tudo, viaja para Roma, a Cidade Eterna, na mira de derrubar uma organização internacional secreta, perigosa e mortal de assassinos procurados por todo o mundo.

  • Power Rangers – Um grupo de cinco adolescentes do ensino secundário desejam transformar-se em algo altamente extraordinário quando descobrem que a sua pequena cidade – e o mundo – está perto de ser extinto por um ataque alienígena. Escolhidos pelo destino, os nossos heróis rapidamente descobrem que são eles os únicos capazes de salvar o planeta. Mas para isso, eles precisam afastar-se do seu quotidiano e atuar em conjunto como os verdadeiros Power Rangers antes que seja tarde demais.

SYFY – Para além de um stand alusivo a Games of Thrones, o canal Syfy apresentará, na Comic Con Portugal, antestreias exclusivas das séries Midnight Texas (no dia 8 de dezembro), Aftermath (no dia 9 de dezembro) e Childhood Ends (no dia 10 de dezembro).

  • Série Aftermath: Quando o mundo começa a chegar ao fim, a família Copeland enfrenta criaturas sobrenaturais terríveis e catástrofes sem precedentes, incluindo tempestades maciças, terremotos, impactos de meteoros, a peste e o rápido declínio da civilização.

  • Série Childhood Ends: Numa invasão alienígena à Terra, e ao contrário da realidade que quase sempre nos foi apresentada, esta história troca-nos as voltas e dá-nos a conhecer seres pacíficos, que trazem consigo uma era dourada de calma e segurança para a Humanidade. Ainda assim, as dúvidas sobre as suas verdadeiras intenções permanecem.

  • Série Midnight, Texas: Midnight é uma cidade remota no meio do Texas que serve de abrigo para diversos tipos de desajustados, de assassinos de aluguer a vampiros, passando por médiuns, lobisomens e vampiros. Os cidadãos encontram uns nos outros a aceitação que o resto do mundo sempre lhes recusou quando as ameaças externas à cidade os levam a se unirem cada vez mais.

TVCine/Séries – A TVCine/Séries irá proporcionar, ao todos os participantes do evento, a WestWorld Experience durante os quatro dais do trabalho e irá ser disponibilizado um episódio exclusivo da série Incorporeted no dia 10 de dezembro.

  • Série Incorporeted: No futuro distópico, onde as empresas têm poder ilimitado, Incorporated centra-se na vida de Ben Larson, um executivo que arrisca tudo para infiltrar-se no controlador mundo corporativo e salvar a mulher que ama, o que pode ter consequências mortais.

  • Série WestWorld: O mau-funcionamento de um robô provoca a destruição e terror para um grupo de pessoas que passa férias no Westworld, um parque de diversões futurístico para adultos. O Dr. Robert Ford (Anthony Hopkins) é o brilhante, taciturno e complicado diretor criativo, chefe de programação e presidente do parque, que tem várias ideias para melhorar o local – e métodos difusos de alcançá-las. Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood) é uma típica jovem que vive na fronteira do parque, e está prestes a descobrir que toda a sua existência não passa da mais bem elaborada e arquitetada mentira.

Warner Bros. – A Warner Bros estará presente na Comic Con Portugal com um stand onde constarã trailers dos principais filmes de 2017 da Warner Bros. Marcarão também presença com uma ativação Fotografia 360º, uma ativação de fotografia “BatmanSelfie” do filme #LEGOBatmanFilme. A Warner Bros também terá para oferta Posters (edição limitada) do filme Wonder Woman.
Os filmes que a Warner Bros irá divulgar na Comic Con são os seguintes:

  • LEGO Batman: O Filme – Spin-off de Uma Aventura Lego. Batman (Will Arnett) descobre que acidentalmente adotou um garoto órfão, que se torna ninguém menos que Robin (Michael Cera). A dupla formada pelo arrogante Homem-Morcego e o empolgado ajudante deve combater o crime e prender o Coringa (Zach Galifianakis).

  • Wonder Woman – Mulher Maravilha é um futuro filme americano super-herói baseado no personagem de mesmo nome da DC Comics, será distribuído pela Warner Bros. Pictures. Sendo o quarto filme do Universo Estendido DC.

  • King Arthur – Arthur (Charlie Hunnam) é um jovem das ruas que controla os becos de Londonium e desconhece sua predestinação até o momento em que entra em contato pela primeira vez com a Excalibur. Desafiado pela espada, ele precisa tomar difíceis decisões, enfrentar seus demônios e aprender a dominar o poder que possui para conseguir, enfim, unir seu povo e partir para a luta contra o tirano Vortigern, que destruiu sua família.

  • Kong: Ilha da Caveira – Kong: Skull Island é um futuro filme norte-americano do gênero de horror e ficção científica dirigido por Jordan Vogt-Roberts. O filme é um reboot da franquia King Kong e serve como segundo filme da franquia da Legendary; Godzila-Kong

  • Justice League – Liga da Justiça é um futuro filme americano de super-herói de 2017 baseado na equipe homônima da DC Comics, que será distribuído pela Warner Bros. Pictures. Será o quinto filme do Universo Estendido DC.

  • ANNABELLE 2 – Anos após a trágica morte de sua filha, um habilidoso artesão de bonecas e sua esposa decidem, por caridade, acolher em sua casa uma freira e dezenas de meninas desalojadas de um orfanato. Atormentado pelas lembranças traumáticas, o casal ainda precisa lidar com um amedrontador demônio do passado: Annabelle, criação do artesão.

LITERATURA

Filipe Faria – O escritor conquistou já o Prémio Branquinho da Fonseca, atribuído conjuntamente pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Expresso, em 2001, bem como o Prémio Matilde Rosa Araújo ̶ Revelação na Literatura Infantil e Juvenil, em 2002. Estreou-se no mundo literário com a série Crónicas de Allaryia. Presente do dia: 10 de dezembro.

João Barreiros – João Barreiros conta com obras na sua carreira como Terrium (juntamente com Luís Filipe Silva), Disney no céu entre dumbos, A Verdadeira Invasão dos Marcianos, Os anos de Ouro da Pulp Portuguesa e A Sombra sobre Lisboa. Presente no dia 10 de dezembro.

Luís Filipe Silva – Luís Filipe Silva é autor de O Futuro à Janela (Prémio Caminho de Ficção Científica), Terrarium – Um Romance em Mosaicos (com João Barreiros), além de vários contos, críticas e artigos em publicações portuguesas, brasileiras e internacionais. Presente no dia 10 de dezembro.

Madalena Santos – Com um especial gosto pela Literatura Fantástica, escreveu quatro livros da saga “Terras de Corza”: “O Décimo Terceiro Poder” (2006), “A Coroa de Sangue” (2007), “As Tribos do Sul” (2009) e “Os Doze Reinos” (2010). Na música, Madalena teve já uma experiência numa banda de garagem, é Soprano no Ensemble Vocal Pro Música, um coro de 80 vozes que se dedica tanto a peças sinfónicas em parceria com Orquestras como a jazz e a rock. Presente do dia: 10 e 11 de dezembro.

Mário Augusto – Mário Augusto Pereira é um dos jornalistas mais conhecidos de Portugal por estar diretamente relacionado com o Cinema. Colaborou regularmente, sempre na área do cinema, no semanário Sete e nas revistas Sábado, Cosmopolitan, Nova, Caras, Invista e Focus. Fundou e dirigiu a revista Cinemania. Trabalhou na Rádio Comercial, na RDP Antena1e Rádio Nova. Mário Augusto estará presente no dia 9 dezembro, num painel onde falará do seu livro “A Sebenta do Tempo”.

Nuno Caravela – Nuno Caravela, nasceu em Lisboa a 1 de agosto de 1968. Frequentou o I.A.D.E e o AR.CO. Centro de Arte e Comunicação e iniciou a carreira de autor e ilustrador em 1992. tem desenvolvido inúmeros projetos na área da literatura infantil, em parceria com algumas das mais conceituadas editoras portuguesas. O Bando das Cavernas é a coleção de maior sucesso de Nuno Caravela, somando 100 mil exemplares vendidos e 15 títulos editados. Presente do dia: 9 de dezembro.

Nuno Galopim – Nuno Galopim, jornalista e escritor, é reconhecido pelo seu livro Os Marcianos Somos Nós e por Os Últimos Dias do Rei. Estará presente no dia 10 de dezembro.

Rui Madureira – O autor é reconhecido por Abaddon e Depuração estará na Comic Con Portugal. Presente no dia: 10 de dezembro.

Tomás Borges de Castro & Catarina Borges de Castro – A dupla Tomás Borges de Castro (escritor) & Catarina Borges de Castro (ilustradora) marcarão presença na Comic Con Portugal, no dia 11 de dezembro, para nos falarem das Aventuras de Flauto.

GAMING

ASUS – O Auditório Gaming é o local central onde vão ocorrer, entre outras iniciativas, as fases finais do torneio de Counter-Strike: Global Offensive Alientech CS:GO League SeasonII By ASUS nos dias 7 e 9 de dezembro e finais da Liga portuguêsa de League of Legends nos dias 8 e 10. O hardware oficial deste ano é constituído pelos desktops de gaming ASUS ROG G20 com monitores ASUS MG248Q, os teclados ASUS ROG Claymore, o rato ASUS ROG Gladius e o headset ASUS Strix 2.0.

No ponto central do palco estarão os mais importantes “casters” portugueses a relatar o jogo, com informações detalhadas de todos os acontecimentos, tanto para a transmissão local como para online.

Counter Strike: Global Offensive – O auditório Gaming será palco do torneio de CS:GO da League Alientech Season II. Nos dias 8 e 10 de dezembro, ao auditório Gaming será palco do torneio de CS:GO da Alientech CS:GO League Season II. O torneio, também ele by ASUS, contará com a segunte calendarização:

Dia 8 – Quinta-feira:
11:00 – 1º Jogo da Winner Bracket (BO3)
13:00 ou 14:00 – 2º Jogo da Winner Bracket (BO3)
17:00 – Final da Winner Bracket (BO3)

Dia 10 – Sábado:
11:00 – 1º Jogo da Losers Bracket (BO1)
13:00 – Final da Losers Bracket (BO3)
16:30 – Final do Evento (BO5 com 1 mapa de vantagem para a Equipa da Winners)
K1ck Esports, K1ck Oldschool, For The Win, Galatics, Team Alientech e Exotic Island são as equipas que fazemparte da Liga Alientech Season II.

Final do torneio de LP League of Legends – A ASUS e em colaboração Liga portuguêsa de League of Legend preparam um jogo de exibição entre os mais carismáticos jogadores nacionais de LOL a decorrer no auditório gaming na sexta-feira dia 9 pelas 10:15 com uma “desforra” agendada para domingo dia 11 à mesma hora. Podes também “Jogar com(o) os Prós” para todos os fãs do LOL competitivo. No dia 9 e 11 de dezembro, pelas 11h30, serão convidados seis elementos do público a formar equipa com alguns dos melhores jogadores que participam no torneio. As duas equipas mistas com três convidados de cada lado vão disputar um jogo, conseguindo assim uma experiência de jogo verdadeiramente única.

Dia 9 – Sexta-feira:
10h15: Liga Portuguese de LOL All-Stars exhibition game
11h30: LOL Joga Com(o)os Pros
13h30: 1º jogo (Alientech Vs. Doxa)
16h30: 2º jogo (FTW Vs. Vencedor)

Dia 11 – Domingo:
10:45 – 1º Jogo eliminação
13:45 – 2º Jogo eliminação
16:00 – Final do Evento

Nintendo – A diversão do mundo dos videojogos chega à Comic Con Portugal 2016 pela mão da Nintendo! Para além da oportunidade única de conhecer Junichi Masuda e Shigeru Ohmori (os criadores dos videojogos Pokémon), os visitantes do evento vão poder participar nos torneios e desafios que decorrem no stand da Nintendo e habilitarem-se a ganhar todos os dias valiosos prémios como consolas Nintendo 2DS e Nintendo Classic Mini, acessórios Pokémon GO Plus, jogos, figuras amiibo e diversos brindes Nintendo. Das corridas alucinantes de Mario Kart 8 às misteriosas aventuras de YO-KAI WATCH, passando pelos frenéticos combates de Splatoon, Pokkén Tournament e Super Smash Bros. e a diversão infindável de Super Mario Maker for Nintendo 3DS, não faltará animação ao que promete ser o espaço mais festivo da Comic Con Portugal.

  • Junishi Masuda – Junichi Masuda tem estado envolvido com a marca Pokémon desde o desenvolvimento do primeiro videojogo Pokémon. Supervisiona a produção de todos os videojogos criados pelo estúdio GAME FREAK inc., sendo responsável por várias áreas como, por exemplo, design de jogos, composição musical, escrita de argumentos e programação. Junichi Masuda produziu os videojogos Pokémon Sun e Pokémon Moon editados no dia 23 de novembro de 2016, em Portugal.

  • Shigeru Ohmori – Shigeru Ohmori começou a trabalhar no estúdio GAME FREAK inc. em 2001, tendo os seus primeiros projetos incidido no design de jogo e mapas da série Pokémon. Desempenhou as funções de Diretor nos videojogos Pokémon Omega Ruby & Pokémon Alpha Sapphire e Pokémon Sun & Pokémon Moon, sendo responsável pelo design de jogo geral.

Criadores do videojogo Pokémon, marcarão presença na Comic Con Portugal 2016 nos dias 9 e 10 de dezembro.

Dia 9:

14h00 – One-to-one / round tables ( 120 minutes )
16h30 – Conferência de Imprensa ( 30 minutes )
17H45 – Sessão de Autógrafos ( 60 minutes )

Dia 10:

11H00 – Painel Q&A ( 60 minutes )
12H00 – Sessão de Autógrafos ( 60 minutes

Overwatch – A ASUS volta a associar-se à Blizzard para trazer a Portugal uma experiência única de jogo 6 contra 6 de Overwatch em que todos os visitantes do evento serão convidados a participar. Para tal existirá uma arena constituída pelos mais recentes portáteis, desktops e diferentes periféricos ROG, onde os visitantes poderão fazer batalhas épicas e ficar a conhecer os novos modos de jogo, mapas e personagens de Overwatch.

XBOX – XBOX estará na Comic Con Portugal 2016, na área Gaming, com um conjunto de atividades a não perder. A Xbox junta-se à Windows, representando o conceito Xbox Play Anywhere: Cross play entre xbox e PC Windows 10, Experiencia Online 5 PCs contra 5 consolas no Gears of War 4, Buy once, play anywhere (a compra de um titulo digital permite jogar na xbox ou no pc, desde que o titulo seja associado a uma conta), Windows 10: o melhor Windows de sempre para jogar, XBOX|Windows são as únicas plataformas que permitem esta interação e essa é a grande novidade e aquilo que nos destingue dos restantes players. Experiencias dos jogos cross play nas duas plataformas (Forza Horizon 3, Gears of War 4 e Halo Wars 2). Apresentação/ experimentação na nova Xbox One S: totalmente redesenhada, 40% mais compacta e muito mais poderosa: Streaming de conteúdos 4K, Leitor de Bluray 4K, Streaming e Gaming HDR

Apresentação das novidades Xbox para este Natal: GOW 4, FH3, Dead Rising 4; Final Fantasy XV, FIFA 17, Battlefield 1, Titanfall 2, Batman Rturn to Arkham. Ativação para os mais novos: Minecraft e Dance Central (jogo com Kinect). Passatempos e torneios durante os quatro dias do evento (muitos prémios para oferecer)

FILM & VIDEO

A.Lusitanicus – De uma ideia original de Duarte Neves e Elisa Generoso, esta série traz-nos rasgos do bárbaro dia a dia lusitano que pouco difere do nosso épico e absurdo quotidiano. No painel estarão presentes no dia 10 de dezembro, com a presença dos atores: Rodrigo Soares e Sofia Baessa.

  • Rodrigo Soares – Rodrigo é um ator e modelo português, que ficou conhecido por desempenhar papeis na televisão portuguesa em projetos como Morango com Açúcar, Jardins Proibidos e Coração d’Ouro.

  • Sofia Baessa – Trabalhou no mundo da moda e agora está no mundo da televisão nacional. Sofia está de momento no ar na novela “Única Mulher” da TVI.

António Raminhos / Banheira das Vaidades – António Raminhos estará presente com um painel sobre o youtube como ferramenta de trabalho onde falará de A Banheira das Vaidades, um Talk Shower semanal para o Youtube sobre a vida das mais variadas figuras públicas portuguesas. O painel decorrerá dia 10 de dezembro, no auditório B das 15h45 às 16h45.

A Avenida Pimpão (e amigos!), não vai faltar ao maior evento de cultura pop do país para estar com o público mais novo. Guilherme Trindade, Solange Santos & João Harrington Sena estarão presentes no dia 9 de dezembro, para o painel de Avenida Pimpão (e amigos!) para nos darem a conhecer o então divertido trabalho de animação.

Cavaleiros do Panteão – Força Lendária – o painel dos Cavaleiros do Panteão: Força Lendária com Guilherme Trindade, Sara Barros Leitão & João Harrington Sena, os visitantes poderão conhecer a história dos três jovens que foram desafiados a salvarem a Terra de um Tirano de Mil mundos. Painel a decorrer no dia 8 de dezembro.

Fimes MIA – IPCA – No dia 8 de dezembro serão apresentadas três curtas metragens de animação desenvolvidas no âmbito do Mestrado de Ilustração e Animação no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. “#Lingo” de Daniel Roque, “Patrioska” de Tiago Araújo e “Pronto, era assim” de Patrícia Rodrigues e Joana Nogueira.

  • Lingo com Daniel Roque – A história de Manuel, um indivíduo que para ultrapassar a solidão e o desprezo dos outros se vai conectando às redes sociais para arranjar alguma companhia. Contudo, rapidamente vai perceber que amigos online, likes e selfies não trazem felicidade.

  • Patrioska com Tiago Araújo – É uma curta-metragem de animação realizada por Tiago Araújo no âmbito do Mestrado de Ilustração e Animação no IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e Ave). Este filme aborda uma diversidade de temáticas relacionadas com a conjuntura política, cultural e social da contemporaneidade: as forças sinárquicas e seu impacto nos mais diversos jogos políticos e a forma como o paradigma da matéria conduziu o Ocidente a uma crise do espírito – sendo estes conteúdos representados através de fortes alegorias e metáforas.

  • Pronto, era assim com Patrícia Rodrigues e Joana Nogueira-
    É um documentário animado, executado em stop motion e complementado com animações 2D, realizado no âmbito da Academia RTP 3.0. A curta-metragem apresenta a história de vida de seis idosos, quatro senhoras e um casal, que sob a forma de entrevistas dão voz aos objetos que protagonizam este documentário, partilhando as suas histórias de vida em momentos fragmentados que oscilam entre o passado, presente e futuro.

Improvio Armandi – Improvio Armandi estarão mais um ano na Comic Con Portugal, desta vez com “O Jogo dos Tronos – uma paródia medieval improvisada”. Presentes no dia 10 de dezembro.

Macabre – A Take It Easy | Easy Lab trará a curta-metragem de animação Macabre, que retrata a história do nervoso K. Painel a decorrer no dia 10 de dezembro.

Miguel Luz (youtuber) – Miguel Luz é um youtuber de 18 anos que está no YouTube, à vontade, desde os 3 meses de gestação. Conseguiu captar a atenção de quase 400K subscritores com o seu humor nonsense. Presente no dia 11 de dezembro.

Motel-X – MOTEL X estará presente na Comic Con Portugal 2016 com oito filmes que contextualizam a cinematografia de terror. São eles: Bats in the Belfry, A Bruxa de Arroios, Conto do Vento, O Coveiro, Miami, Pela Boca Morre o Peixe, Post Mortem e Sangue Frio. Painéis a decorrer nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro.

O Gato Galático (youtuber) – Ronaldo de Azevedo é o criador do Gato Galáctico, um canal de Youtube em animação 2D com mais de 2 milhões de subscritores e mais de 80 filmes de animação, todos feitos especificamente para o canal. Presente no dia 9 de dezembro.

Poet Aderson: The dreamwalker – O painel sobre esta curta-metragem decorrerá dia 10 de dezembro e será feita uma exibição do filme, explicando os vários processos e técnicas utilizadas desde a sua conceção à sua finalização. Estará presente no painel Carina Morais e Sérgio Martins, os produtores da curta.

Vamos fazer amigos entre os animais – A Animais produz filmes de animação em Portugal há 25 anos. Conta com 21 curtas de animação, tendo-se aventurado também na produção de séries de animação, documentários, genéricos e filmes institucionais e filmes publicitário. Reúne uma equipa talentosa de autores e profissionais e mais recentemente, investiu numa aproximação a estúdios europeus, iniciando um período de coproduções. Assinando em 2016 um piloto de uma série de animação infantil, As 7 Caixas, está atualmente a produzir 5 curtas metragens de animação que irão estrear em 2017 e 2018. O painel decorrerá dia 8 de dezembro.

Wuant (youtuber) – Wuant é um youtuber de 20 anos que, para os mais novos, dispensa apresentações. Utiliza os jogos mais estranhos do mundo para contar histórias e entreter perto de um milhão de subscritores a quem ele chama doods. Presente no dia 8 de dezembro.

COSPLAY

Ju Tsukino – Ju Tsukino faz parte da história do cosplay brasileiro e tem uma grande notoriedade pelo mundo. Juliana Tsukino ou Ju Tsukino é um nome famoso no meio Cosplay. É cosplayer desde 2004 e desde então já são mais de 200 cosplays ao longo dos anos variando entre animes, mangas, jogos e sci-fi. Nasceu no Brasil, mas agora vive em Londres. Como todo bom cosplayer, começou como fã de anime e manga e descobriu, logo de seguida, a arte de se caracterizar e escolheu como seu primeiro cosplay sua heroína favorita, Sailor Moon. Ju Tsukino, estará presente no dia 10 de dezembro no concurso “Heróis do Cosplay” (onde é jurada) e estará também presente no dia 11 de dezembro para um painel sobre a sua vida enquanto Cosplayer.

Angelica Elfic – Angelica Elfic, é uma cosplayer portuguesa e foi a vencedora do concurso “Heróis do Cosplay” 2015, para além do seu workshop sobre construção de adereços de Cosplay no dia 9 de dezembro, será também outro elemento integrante do júri do concurso “Heróis do Cosplay” 2016, no dia 10 de dezembro.

ATRAÇÕES

Galardões BD – Pelo segundo ano consecutivo, os Galardões BD estarão na Comic Com Portugal e visam premiar o que de melhor se faz na Banda Desenhada em Portugal. Será constituído um Grande Júri, com diversas figuras de renome do setor, que vão avaliar e selecionar vários trabalhos em categorias distintas, posteriormente especificadas. Os prémios serão entregues numa cerimónia a decorrer no dia 8 de dezembro das 16h45 às 17h45, no auditório B da Comic Con Portugal 2016. A Comic Con Portugal assume-se como agente dinamizador e potenciador do crescimento da BD em Portugal, com destaque para o prémio de 2000€ a atribuir aos autores do livro que venha a receber o Galardão de Álbum do Ano.

Heróis do Cosplay – Os Concursos de Cosplay (Masquerade) caracterizam-se pela representação de personagens inspirados em filmes, videojogos, TV, Banda Desenhada, manga, anime ou simples imaginação dos participantes. A Comic Con Portugal 2016 incluirá também a terceira edição do seu concurso de Cosplay, intitulado “Heróis do Cosplay”, no qual contará com as mais variadas caracterizações elaboradas pelos fãs, bem como criações originais que sejam fruto da imaginação dos participantes. O concurso decorrerá no dia 10 de dezembro.

FANZONE:

  • Marcha Imperial – Como manda a tradição, na terceira edição da Comic Con Portugal, todos os visitantes poderão assistir à Marcha Imperial. Um cortejo realizado pela 501st Legion, durante os quatro dias do evento, onde diversas personagens de Star Wars percorrem o recinto do evento ao som do icónico tema The Imperial March (Darth Vader’s theme).

  • Brian Muir – É um dos escultores mais respeitados na indústria cinematográfica, tendo ficado o seu trabalho marcado pela famosa escultura do Darth Vader . Presente no dia 11 de dezembro.

  • SPOTLIGHT – O Spotlight é um espaço reservado para exposições de obras e trabalhos relacionadas com a temática da Comic Con Portugal.
    A Comic Con Portugal dará a oportunidade a todos de darem a conhecer a sua criação a uma breve audiência (sujeitos a inscrição e seleção). Todos os participantes e os espetadores, terão acesso gratuito, sendo apenas necessário possuir bilhete para o evento. No concurso, os participantes poderão representar com músicas, coreografias e ações dramáticas ou humorísticas. As participações podem ser em grupo ou individuais. No final, serão atribuídos prémios às diferentes categorias.

A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA CULTURA POP

Na terceira edição da Comic Con Portugal, incluirá uma nova categoria: “A influência da Música na Cultura Pop”. Para abrir este novo tema do maior evento de cultura pop do país, teremos um painel dedicado a este tema com Zé Ricardo, o Diretor Artístico do Rock In Rio, que nos falará do universo Rock in Rio e da importância que a música tem para as diversas áreas da Cultura Pop. O painel terá lugar no dia 8 de dezembro no auditório B, das 15h às 16h.

COMIC CON KIDS

Criado inteiramente a pensar nas crianças, este será um espaço com várias atividades para os mais pequenos, nomeadamente a apresentação de episódios inéditos e estreias exclusivas de séries de animação. Este ano, a LEGO® estará presente no local com uma ativação muito especial para todas as crianças. Contudo, os graúdos também podem por lá passar para espreitar e, em conjunto com os mais pequenos, experimentar todas as atividades especialmente preparadas com os brinquedos de construção mais famosos do mundo.

  • Estreia mundial do jogo LEGO Worlds – A estreia do jogo LEGO Worlds, um jogo onde os participantes “navegam” numa galáxia de mundos imaginativos inteiramente feito de tijolos LEGO ®, onde os jogadores digitais podem explorar, descobrir e criar juntos, terá lugar na Comic Con Portugal, no dia 8 de dezembro.

Este ano com um espaço maior, a marca vai expor algumas das novidades deste ano, principalmente das gamas ligadas ao universo Comic Con Portugal, como LEGO® Super Heroes e LEGO® Star Wars™. Também as play-tables, a zona de colorir e os desenhos-animados LEGO estarão presentes, para oferecer uma experiência completa da marca aos visitantes. As grandes surpresas que a marca preparou para este ano, foram criadas a pensar nos cosplayers, em fãs de videojogos e de carros, sejam miúdos ou graúdos:

Para os gamers, existirão consolas onde poderão conhecer os videojogos LEGO® Star Wars™ The Force Awakens e LEGO® Harry Potter Collection, num dos seis postos de jogo disponíveis no local. Para os amantes de cosplay existe uma zona onde se podem fotografar com a minifigura correspondente à sua personagem de super-herói ou vilão Marvel ou DC e postar nas redes sociais com o hashtag #meandmyLEGOself.

A Nickelodeon também estará presente, durante os quatro dias, na área Kids com mascotes dos desenhos animados preferidos dos mais novos, como mascote da Patrulha Pata, Tartarugas Ninja e SpongeBob. Apresentará também a nova série Lound em Casa.

Eis algumas das imagens divulgadas:

conferencia