O livro ilustrado Uma última carta de Antonis Papatheodoulou e Iris Samartzi, é a mais recente novidade da Kalandraka. Os autores convidam o leitor a acompanhar o último dia de trabalho de um carteiro numa pequena ilha mediterrânica, uma bela homenagem à velha profissão de mensageiro de boas e más noticias e a forma como estas afectam o quotidiano dos seus habitantes.

Uma última carta é uma obra premiada, o júri do IX Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados distinguiu “Uma última carta” não só pela sua harmonia e equilíbrio, pela forma como transmite alegria e ternura; mas também pela valorização de um ofício ancestral que promove a comunicação e a aproximação entre os indivíduos e as comunidades.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Aquele era o último dia de trabalho do senhor Costas.
O último dia como único carteiro de toda a ilha.
Era uma época em que não havia telefone, nem correio eletrónico, e em que todas as notícias viajavam a pé…

“Uma última carta” transporta-nos para uma pequena e formosa Ilha mediterrânica, cujos habitantes têm a sorte de poder contar com um carteiro muito amável. Mais de 50 anos de trabalho aproximam-se do fim e, com eles, um último dia de trabalho, que será para todos inesquecível. Recorrendo a uma linguagem poética e metafórica, rica em jogos de contrastes, Antonis Papatheodoulou presta uma homenagem enternecedora ao velho ofício da entrega de correspondência, ao utilizar, como protagonista, um mensageiro de vocação verdadeiramente comprometido com os valiosos objetos que transporta consigo, todos eles carregados de afetos e memórias, de boas e más noticias.

As ilustrações complementam e enriquecem o texto, através da colagem de imagens relacionadas com esta profissão: envelopes, selos, palavras manuscritas que desenham a forma das personagens… Com uma apurada abordagem cinematográfica, Iris Samartzi combina diferentes planos que direcionam o olhar dos leitores para o interior da bolsa do carteiro. De destacar ainda é a composição cromática, a sua luminosa paleta de cores,
onde sobressaem os brancos, os azuis, os ocres… e o sábio uso da linguagem simbólica de cada cor.

Uma última carta
Autor: Antonis Papatheodoulou
Ilustrações: Iris Samartzi
Dimensões: 20 x 15 cm
Páginas: 48
Editora: Kalandraka
ISBN: 978-989-749-070-5
Contém sobrecapa em formato de envelope
PVP: 13,00€

nota: imagens cedidas pela editora.