2017 iniciou com a publicação da segunda Hiper Disney: Edição Especial, a qual tem a particularidade de marcar o início de um novo ciclo para a revista Hiper Disney regular: a acompanhar as BD italianas, realiza-se a publicação periódica do Zé Carioca e outras bandas desenhadas originalmente publicadas noutros países. Trata-se de uma solicitação da maioria dos antigos leitores, que agora se concretiza.

Neste mês, a Disney Comix retorna à sua periodicidade quinzenal, enquanto a Goody estuda os resultados da periodicidade semanal em novembro e dezembro do ano passado, para decidir se a partir do número 200 a revista retorna à periodicidade inicial ou se mantém a quinzenalidade. Deste modo, em janeiro são publicados os números 191 e 192, ambos com capas de Giorgio Cavazzano. O número 191 conta com um conjunto de 4 bandas desenhadas de autores como Tito Faraci, Cavazzano e Paolo Mottura, entre outros. O número 192 dedica a capa a uma BD do Tio Patinhas, contém a anunciada sátira à saga A Espada de Gelo e realiza uma homenagem à personagem bonelliana Nathan Never, entre outras histórias. Alguns dos seus autores são Tito Faraci, Giorgio Cavazzano, Casty, Enrico Faccini, Silvia Ziche e Sio.

Como tínhamos dado a entender, a Disney Especial deste mês é inteiramente dedicada ao Indiana Pateta, contendo a banda desenhada da sua criação, da autoria de Bruno Enna e Maria Luisa Uggetti, bem como outras BD de autores como Massimo De Vita, Francesco Artibani e Claudio Sciarrone, entre outros.

Quanto à Hiper Disney 46, vai contar com BD oriunda de 4 países. Do Brasil, chega o Zé Carioca e o Morcego Vermelho, entre outros personagens. De Itália, prosseguem as séries PKNA – As Novas Aventuras do Superpato e X-Mickey, existindo ainda espaço para um clássico da década de 1930 de Federico Pedrocchi e Enrico Pinochi e outro da década de 1950, da autoria de Romano Scarpa. Dos outros países, saber-se-á mais pormenores aquando do lançamento da revista…

No total, em janeiro são publicadas mais de 1300 páginas repartidas por 5 revistas de banda desenhada Disney.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.