Em dezembro de 2014, chegou às bancas o primeiro número de Playmobil, uma revista infantojuvenil, tendo como público-alvo as crianças dos 4 aos 10 anos, em especial as do sexo masculino. A edição era da TailorMade Media e a revista apresentava 50% das suas páginas com banda desenhada e tinha como covermount uma figura exclusiva da Playmobil.

Este tipo de publicação agradou não somente ao target inicial, mas também a leitores mais velhos e/ou colecionadores das figuras da Playmobil e/ou Lego. Dois anos volvidos, o panorama nos pontos de venda de periódicos alterou-se bastante, com um conjunto apreciável de revistas com banda desenhada (inferior a 50% de BD nas suas páginas, apesar de um conjunto apreciável das restantes páginas estarem relacionadas com as bandas desenhadas reproduzidas em cada número), cujos covermounts são figuras exclusivas da Lego ou Playmobil, com 2 das revistas com o público feminino como target.

Deste modo, a TailorMade tem vindo a publicar as revistas Playmobil, Playmobil Pink, Lego Ninjago, Lego Friends e Lego Nexo Knights, enquanto que a editora Bauer tem publicado Lego Star Wars e Playmobil Super 4. Para além destas 7 revistas, com diferentes periodicidades, a popularidade deste tipo de figuras materializou-se sob a forma de uma coleção semanal de 10 figuras adquiríveis em conjunto com a revista Sábado, denominada Diverte-te com Lego, entre 20 de outubro e 22 de dezembro de 2016.

Das diferentes revistas, a única que ainda não tínhamos abordado era a revista bimestral Playmobil Super 4, apesar de devidamente assinalada na nossa checklist.

A Super 4 é uma série de animação desenvolvida para comemorar o 40.º aniversário da Playmobil, tendo sido imaginada como um crossover entre os diferentes universos da Playmobil, nomeadamente de fadas, piratas, cavaleiros medievais, cientistas, robôs, dinossauros e extraterretres. Os protagonistas são o agente Gene (de Tecnópolis), a pirata Ruby (de Gunpowder), a fada Twinkle (do Mundo Perdido), o príncipe Alex (de Kingsland) e a criatura cósmica Alien. Exibida originalmente desde 2014, em Portugal esta série é transmitida no Canal Panda.

Quanto à revista Playmobil Super 4 da Bauer, começou a ser distribuída em Portugal em maio de 2016. Ao contrário das restantes revistas do género em banca, o anunciado comic em cada número são fotogramas da série televisiva produzida através de imagens geradas por computador (CGI), dispostas em prancha como na BD.Aos comics O Pacto Pirata, O Ataque dos Dragões, Uma Questão de Tempo e A Fúria dos Dragões, associaram-se como brinde as figuras exclusivas do Capitão Pirata Barba-de-Tubarão com sabre e mapa de tesouro, o Cavaleiro Sir Gareth com machado, escudo e espada, o Pirata com Braço de Canhão com sabre e cofre do tesouro e o Barão Negro com lança, escudo e espada.

No dia 2 de janeiro, foi distribuída a revista Playmobyl Super 4 #5, cujo comic se intitula A febre do ouro. A figura exclusiva é o Pirata Barba Ruiva. Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Playmobil Super 4 #5
Bauer
Páginas: 36
PVP: 3,99€

Outras Leituras