Dia 18 de janeiro é distribuído com o jornal Público, em parceria com a Asa, o décimo primeiro tomo da coleção dedicada à série Os Túnicas Azuis, da autoria de Willy Lambil e Raoul Cauvin. Inédita em Portugal, a banda desenhada Bull Run foi publicada originalmente nos #2558-2562 do hebdomadário belga Spirou em 1987, conhecendo a edição em álbum pela Dupuis no mesmo ano, sendo desta forma o vigésimo sétimo volume da colecção franco-belga.

A BD deste volume baseia-se na Primeira Batalha de Bull Run, travada a 21 de julho de 1861, próximo da cidade de Manassas, no estado da Virgínia. É considerada a primeira grade batalha da Guerra Civil Americana.

prelease_tunicas_azuis

Eis a sinopse da editora:
Há assuntos que devem ser evitados quando se fala com um Nortista e a Batalha de Bull Run é precisamente um deles. Tudo se passou no início da Guerra de Secessão. Os Confederados tinham reunido as tropas às portas de Washington e tencionavam tomar a cidade. Lincoln e os generais nortistas preparavam-se para os repelir e preservar a capital. O Presidente estava tão seguro do seu sucesso, que até aceitou que civis, notáveis e a sua própria família assistissem àquela “memorável batalha”. Lá memorável, ela foi. Resta, é saber porquê…prelease_tunicas_azuis1