Em sintonia com o tema escolhido pela UNESCO, “Turismo” é o mote para o PortoCartoon – World Festival de 2017, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa.

O convite à participação foi lançado aos cartunistas de todo o mundo e apresenta as figuras emblemáticas de António Guterres e Pablo Picasso para prémio especial de caricatura.

Como se pode ler no Regulamento do PortoCartoon 2017, “um tema tão transversal e de grandes implicações no mundo não pode ser alheio a análise crítica dos humoristas. As suas contradições são um bom chamariz para o aguçar dos lápis… Neste contexto, a reflexão humorística que agora lançamos pretende trazer uma maior consciência sobre a preciosa herança patrimonial de todas as civilizações, dos seus diferentes valores culturais, sociais e ambientais. Por serem muitas vezes contraditórios, eles servem de forte inspiração à arte do humor.”

Além da participação com desenhos sobre o tema central, os cartunistas podem concorrer com trabalhos em TEMA LIVRE, como tem acontecido nas edições anteriores.

Os trabalhos devem dar entrada na sede do MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA até 28 de fevereiro de 2017, acompanhados da ficha de inscrição.

Prémios Especiais de Caricatura
Com início em 2013, o Prémio Especial de Caricatura focou, nesse ano, figuras como José Saramago e Manoel de Oliveira; em 2014 foi a vez de Nelson Mandela e Siza Vieira; em 2015 Ernest Hemingway e Cristiano Ronaldo e, em 2016, Charlie Chaplin e Sara Sampaio Sara Sampaio.

Na sua 19.ª edição, o PortoCartoon lança mais dois prémios especiais de caricatura: António Guterres (1949 – ) e Pablo Picasso (1881 – 1973).

O novo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas tomou posse a 1 de janeiro de 2017. António Guterres foi escolhido, por aclamação, pelo Conselho de Segurança e depois votado na Assembleia Geral, em outubro de 2016, mas o caminho não esteve fácil. No final da corrida, as surpresas animaram a disputa. Depois de vários cargos em Portugal e na ONU (Alto Comissário para os Refugiados), o novo ‘diplomata universal’ tem pela frente muitos monstros a combater. Pela paz, contra a discriminação; pelo desenvolvimento, contra a pobreza; pela proteção ambiental, contra a ganância. Entre ‘diabos’ e ‘anjos’, por um mundo melhor.

Em 2017, passam 80 anos sobre a criação de “Guernica”, a obra emblemática de Picasso que assim imortalizou o bombardeamento da cidade homónima, em 1937, pela força aérea de Hitler, a pedido do ditador Francisco Franco. Através da sua criatividade, rutura e inovação, Picasso tornou-se uma das figuras maiores das artes plásticas do Séc. XX. Num mundo ainda carregado de imensas barbaridades, a evocação de Guernica mostra a importância da arte como instrumento indispensável à vida. Por isso, Picasso, pintor de inúmeras facetas e ‘máscaras’, é um ícone da modernidade que pode valorizar a caricatura de forma sublime.

A edição do PortoCartoon World Festival decorrerá, como vem sendo hábito, em Junho de 2017, integrando as Festas da Cidade do Porto – Capital do Cartoon.