No dia 6 de agosto de 2016, foi inaugurada a exposição Já Não Sou Eu que Vivo na Galeria Mundo Fantasma, dedicada à nova obra de Francisco Sousa Lobo.

Ao contrário do que estava inicialmente previsto, na inauguração não ocorreu o lançamento da banda desenhada, impressa em risografia, e sendo uma coedição da Mundo Fantasma e a Chili Com Carne, com o título anglófono de It’s No Longer I That Liveth.

A espera terminou e a obra já se encontra disponível. Ao contrário do que vem sendo habitual com as edições da Chili Com Carne (CCC), esta banda desenhada conhecerá somente distribuição alternativa, não estando disponível nas livrarias generalistas. Só está prevista a sua venda na loja Mundo Fantasma, sita no portuense Shopping Center Brasília, e na loja online da CCC.

Eis a sinopse da editora:

It’s no longer I that liveth é um livro sobre ter treze anos em 1986. Relata alguns meses na vida de Francisco Ferreira, entre a região de Lisboa e Évora. Francisco Ferreira tem a pior das idades. Uma idade em que o Deus da infância já não existe e não há ainda outro Deus que o substitua. Uma idade em que já não se brinca e ainda não se tem amigos verdadeiros. Uma idade niilista. Uma idade sem nada. Mesmo assim Ferreira descobre qualquer coisa, agarra-se a qualquer coisa.

Francisco Sousa Lobo nasceu em 1973, em Moçambique, e vive entre Londres e Falmouth, no Reino Unido. Estudou primeiro arquitetura, depois arte. Em Londres acabou recentemente um doutoramento em arte, em Goldsmiths. Em Falmouth University ensina na licenciatura de Ilustração. Publicou vários livros de banda desenhada: Câmara Escura (Bedeteca de Lisboa; 2003), O Desenhador Defunto / The Dying Draughtsman (Chili Com Carne; 2013), O Andar de Cima (Ar.Co + Chili Com Carne; 2014), I Like Your Art Much (ed. de Autor; 2015), The Care of Birds / O Cuidado dos Pássaros (Chili Com Carne; 2015) e O Problema Francisco (Gulbenkian; 2015), também publicado em Espanha pela Ediciones Valientes. Prepara dois novos livros, Os Quarenta Ladrões (inquérito a artistas e críticos sobre a questão da influência) e Nuvem (sobre a Cartuxa de Évora).

It’s no longer I that liveth 
Franciso Sousa Lobo
Coedição: Mundo Fantasma e Associação Chili Com Carne
Edição limitada a 303 exemplares
Páginas: 88
Formato: 15,5×21,5cm
Layout: Sofia Neto
Este livro foi impresso em Risografia em papel Munken Pure de 130g para o miolo e 240g para a capa que foi plastificada com plástico “veludo”. O acabamento foi realizado na Litogaia.

Sobre a Risografia e as edições da Mundo Fantasma: a risografia faz passar a tinta para o papel através de um “master” perfurado muito frágil, produzindo resultados quase com a intensidade da serigrafia. São comuns pequenos erros de impressão, alguma sujidade e variações entre cada exemplar, tornando cada livro editado desta forma, um objecto único. As nossas edições são muito limitadas, habitualmente a duas cores e produzidas dentro de portas. Incluem geralmente estampas ilustradas e outra memorabilia. Alguns exemplares estão assinados pelos autores.

nota: imagem cedida pela editora.