A nova edição de Terrarium de João Barreiros e Luís Filipe Silva é anunciada como uma edição redux, revista e aumentada pelos autores. À venda na Comic Con Portugal 2016, onde foi apresentado, este livro de ficção científica surge 20 anos após o seu primeiro lançamento (pela Caminho, em 1996), desta feita numa edição da Saída de Emergência.

No passado dia 27 de janeiro, a obra conheceu distribuição no mercado livreiro a nível nacional. O livro conta com ilustrações de Tiago Pimentel e uma banda desenhada de Diniz Conefrey. Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
BEM-VINDOS AO FUTURO E AO COLAPSO DE TODAS AS UTOPIAS POR NÓS SONHADAS. Estamos a meio do novo milénio e a Fortaleza Europa acabou de vez. Bruxelas não é mais do que uma cratera radioactiva, as zonas costeiras foram alagadas pela subida das águas e a temperatura ambiente aqueceu até o clima ser quase tropical. Quem olhar para o alto, nos raros dias onde ainda se podem ver as estrelas, vai descobrir um anel gigantesco composto pelas carcaças das naves de exóticos migrantes.
Mas isso não é o pior. A verdade é que entre esses exóticos que nos vieram pedir guarida, existem criaturas ainda mais monstruosas que resolveram transformar o planeta num lugar de consumo: num TERRARIUM, a bem dizer…
Preparem-se para viver num mundo prestes a ser assimilado, para o bem ou para o mal, numa nova e efémera Utopia… Agora só nos resta resistir.

Pode ler um excerto da obra aqui.

Terrarium (edição redux)
João Barreiros & Luís Filipe Silva
Editora: Saida de Emergência
Encadernação: Capa Mole
Páginas: 568
Dimensões: 160 x 230 mm
ISBN: 9789896378578

nota: imagem da capa cedida pela editora; fotografias de Paulo Gomes.